11 de mar de 2017


[Cinema] Logan


Leia a resenha ouvindo esta música

Na fila pra comprar o ingresso, um casal discutia sobre Logan e a moça cismou que o filme não fazia sentido porque o Wolverine estava velho e “ele não envelhece”. Tá, ele realmente envelhece muito mais devagar por causa do fator de cura, mas o Hugh Jackman envelhece e não ia poder interpretar o Wolvie pra sempre. E sua despedida do personagem e do universo dos mutantes não podia ser em maior estilo. 

ele é o melhor no que faz, mas o que ele faz não é nada bonito
O filme é baseado numa minissérie chamada Velho Logan (Old Man Logan), em que o país foi conquistado e dividido entre vilões e uma versão envelhecida do Wolvie ajuda o Gavião Arqueiro a atravessar o país pra entregar um pacote misterioso. Já o filme segue o Wolverine envelhecido tentando impedir que uma empresa de biotecnologia ponha as mãos em uma criança mutante, num cenário em que os X-Men estão todos mortos e não nascem novos mutantes há mais de vinte anos. 

É impressionante notar como o diretor cria um clima de desolação que continua pelo filme inteiro. São cenários desérticos, construções destruídas e pessoas malvestidas que criam a ideia de um cenário distópico, de um futuro destruído. A decadência desse mundo é simbolizada também pela queda do professor Xavier, “uma doença degenerativa no cérebro mais perigoso do mundo”, como diz um dos vilões. 


Sem família, sem amigos, seu mentor acamado e incapaz, Logan trabalha como chofer pra pagar os remédios do professor e elaborar um plano de fuga. Até que uma criança fica sob sua responsabilidade e Wolvie precisa lidar com muito mais encrenca do que gostaria. Assim como o pacote misterioso dos quadrinhos, Laura precisa ser levada até um lugar seguro, mas é muito difícil viajar com um idoso cadeirante resmungão e teimoso e uma criança antissocial que não fala. Talvez o maior mérito do filme seja como os atores fazem você gostar dos personagens e torcer por eles. 

Hugh Jackman apresenta não só traços físicos de exaustão, como cicatrizes e ferimentos que não curam, mas um tom de voz de quem já desistiu e só queria que tudo acabasse logo. Ele anda devagar, fala de forma triste e até seus momentos de raiva parecem ter menos força do que antes. Se tem uma palavra que pode descrever seus últimos momentos como Wolverine é cansado. Logan está cansado depois de muitos anos de luta e de ter seu corpo envenenado pelo adamantium. 

Charles Xavier é um homem doente e arrependido que acredita que ainda há boas ações a serem feitas. Ele acredita na bondade de Logan e no dever de ajudar quando se tem poderes. É ele quem empurra Wolvie na direção certa. E essa também é a despedida de Patrick Stewart com Xavier, o que torna tudo mais triste ainda. 

Quem assistiu X-Men Evolution quando era criança vai lembrar da X-23, um clone feito com o DNA do Wolverine, uma garotinha sem família, criada em laboratório, com duas garras em cada mão e uma em cada pé. Pois bem, Laura é uma criança arisca e silenciosa e, por falta de uma família, não sabe se comportar ou se expressar, mas que tem seus momentos de afeição. Dafne Keen é a máquina de matar mais fofinha que você vai ver. 

olha que fofínea
Entre os coadjuvantes, os destaques ficam entre o resmungão Caliban e o maligno Pierce. Além dos Munson, uma das famílias mais simpáticas e de boas que já passaram pelo universo dos X-Men. 

Lembra a música que eu citei no começo do texto? Ela foi usada no primeiro trailer do filme e foi a última música gravada pelo Johnny Cash antes de morrer. É uma música que fala sobre decadência e dor e sobre perder todos os que você ama e continuar aqui sofrendo. Ela tem essa aura de solidão e remorso que se encaixa perfeitamente no filme.


Sem spoilers, o roteiro é bem estruturado, com uma cena de batalha sensacional mais pro fim. O filme tem um clima meio faroeste moderno, com referências a "Os brutos também amam" e até aos quadrinhos de X-Men. Pra quem chora por qualquer coisa, como eu, leva um lencinho na bolsa, viu? 

O filme não tem cenas pós-créditos, infelizmente, mas os cinemas americanos passaram um teaser de Deadpool depois do filme. Não faço ideia de porque não passaram nos cinemas daqui.



De uma a cinco garras de adamantium, o quanto eu gostei do filme:

 


Comentários
8
Compartilhe

8 comentários:

  1. Tamy!
    Segui seu conselho e li a resenha escutando o belo country triste e melodioso.
    Como boa fã do Wolverine, quero ir acompanhar o último filme (e no fundo tenho esperança que não seja o último).
    Fiquei imaginando todo cenário western e a decadência do proprio personagem... nossa, deve ser difícil.
    Bom final de semana!
    “A mulher é uma substância tal, que, por mais que a estudes, sempre encontrarás nela alguma coisa totalmente nova.” (Leon Tolstoi)
    cheirinhos
    Rudy
    http://rudynalva-alegriadevivereamaroquebom.blogspot.com.br/
    TOP Comentarista de MARÇO, livros + KIT DE PAPELARIA e 3 ganhadores, participem!

    ResponderExcluir
  2. Estou animada com esse filme, adoro Logan, adoro o jeitão dele e a força que possui
    Uma pena que é ultimo filme, vai deixar saudade com maior certeza.
    Boa semana, e boa tarde, beijos

    ResponderExcluir
  3. É uma pena que seja o ultimo, assisti a todos os outros, mas ainda não assisti a esse,principalmente por que na minha cidade não tem cinema, e terei que assistir pela internet, mas não encontrei nenhum com imagem boa.
    Esse com certeza deve ser ótimo, e tenho certeza de que assim como os outros tambem vou gostar desse.

    ResponderExcluir
  4. Olá, Tamy!!
    Gostei muito desse filme, para mim é o melhor dos que já tiveram antes.
    Estou muito triste por ser o último filme, mas não tem outra escolha, né?
    Abraço!

    ResponderExcluir
  5. Ainda não assisti o filme, mas confesso que esperava a despedida do Hugh muito a frente ainda, não queria que terminasse essa saga, na verdade! Tua resenha conseguiu me deixar ainda mais curiosa com o filme, e as fotos dos atores que tu selecionou foram incrivelmente auxiliadoras desse sentimento. A X-23 é mesmo muito fofa, e eu tenho várias expectativas com relação a ela agora que a trajetória do Logan terminou.

    ResponderExcluir
  6. Trailer de Deadpoll *_* só amei
    Estou louca para assistir Logan e vai ser muito difícil ver outra pessoa como Logan. O Hugh nasceu para ser esse mutante. Amei o post e agora tenho certeza que não vou me arrepender de assistir

    ResponderExcluir
  7. eu adorei o filme!!!
    realmente foi uma despedida e tanto para o hugh (e um problema e tanto para quem for assumir o papel)e confesso que eu tb tava: mas ele não envelhece!!! e isso é explicado no filme ;)
    a Laura é mesmo uma fofa,né? mesmo quando ela tá arrancando a cabeça dos outros

    ResponderExcluir
  8. Confesso que sempre me perdi na cronologia dos filmes, mas tenho muita vontade de maratonar todos só pra poder assistir esse <3

    ResponderExcluir

Seu comentário é sempre bem-vindo e lembre-se, todos são respondidos.
Portanto volte ao post para conferir ou clique na opção "Notifique-me" e receba por e-mail.
Obrigada!

 
imagem-logo
De Tudo um Pouquinho - Copyright © 2016 - Todos os direitos reservados.
Layout e Programação HR Criações