7 de mar de 2017


[Resenha] Aconteceu Naquele Verão - Vários Autores

Ficha Técnica 

Título: Aconteceu Naquele Verão: Doze Histórias de Amor
Título Original: Summer Days and Summer Nights: Twelve Love Stories
Autor: Vários Autores
ISBN: 978-85-510-0-1158
Páginas: 384
Ano: 2017
Tradutor: Ana Rodrigues, Flora Pinheiro e Larissa Helena
Editora: Intrínseca
Bem-vindos à estação mais ensolarada e apaixonante de todas! No verão, somos todos iguais, diz um dos personagens do conto “Mil maneiras de tudo isso dar errado”. No Brasil, nos Estados Unidos ou em qualquer lugar do globo, uma coisa é certa: no verão, nossos corações ficam mais leves, mais corajosos, impetuosos e confiantes — talvez por isso esta seja a estação perfeita para se apaixonar... e Aconteceu naquele verão é o livro ideal para quem adora histórias de amor. Mas essa coletânea tem algo ainda mais especial. Algumas histórias têm uma pitada de estranheza, de mistério, um toque sobrenatural. Em “Cabeça, escamas, língua, calda”, a lagoa de uma cidadezinha é morada de um monstro marinho que só uma menina vê. No intrigante “Inércia”, dois grandes amigos há muito afastados vão se encontrar num quarto de hospital para uma última visita. No belo “O mapa das pequenas coisas perfeitas” é sempre dia 4 de agosto. Presos num loop temporal, dois jovens vão comprovar do que a força do amor é capaz. A lição é simples: o amor não escolhe lugar nem hora para surgir. Coloque seus óculos escuros e abra sua cadeira de praia, porque neste verão você terá doze motivos para suspirar e se apaixonar.

Resenha


Utilizando os mesmos moldes de “O Presente do Meu Grande Amor”, a autora Stephanie Perkins decidiu criar mais outra coletânea de contos românticos, desta vez com a temática verão. Convidando novos autores para participarem do projeto, o livro que consta com textos de 12 autores, têm entre os selecionados grandes nomes como Cassandra Clare, Veronica Roth e Jennifer E. Smith, além de mais um conto da própria Perkins.

Diferentemente do primeiro livro de contos, que narrava histórias ambientadas na época de Natal, em “Aconteceu Naquele Verão: Doze Histórias de Amor”, o leitor irá deparar com narrativas que se passam na estação mais quente do ano. Mas, assim como o anterior, este segundo compêndio preza por contar histórias de amor, sejam estas felizes ou não, utilizando também de artifícios de diferentes segmentos literários como drama, horror e fantasia.
Marigold sempre gostara do cabelo de North. Tinha o mesmo marrom cálido de seus olhos. Sorriu de novo, e ele retribuiu o sorriso. E então os dois sorrisos foram sumindo juntos.
Em Noventa Minutos, Vá em Direção a North - Stephanie Perkins
P. 143 
Tirando as quatro autoras que citei no primeiro parágrafo, nenhum dos outros eu conhecia o trabalho, o que acaba se tornando uma grande oportunidade para conhecê-los. O interessante é que em “O Presente do Meu Grande Amor”, se me lembro bem, eu conhecia uns 7 ou 8 autores do total de 12, e agora é exatamente o oposto. Acredito que essa escolha até seja uma forma da Stephanie apresentar bons amigos escritores que possui para seu público, de uma maneira rápida e satisfatória.

Mas, preciso ser sincero e dizer que eu esperava mais de “Aconteceu Naquele Verão”. A maioria dos contos não me prenderam, principalmente aqueles que optaram por artifícios fantasiosos como monstros e zumbis, por exemplo. Para quem acompanha o blog, sabe que adoro fantasia e horror, mas não acho que funcionaram muito bem para esse universo de veraneio romântico do livro.
Coisa número três: Kieth nunca usa a palavra “amor”.
Mas eu uso. Meus avós eram todos hippies. Amor é moeda corrente da minha família. Gastamos amor como se fosse dinheiro, como se fôssemos as pessoas mais ricas do mundo.
Lembranças - Tim Federle
P. 165 
O pior disso tudo, é que a dúvida ficou em mim se o problema foram os rumos que os contos tomaram, ou se são os autores mesmo que não me agradaram. Como muito deles nunca nem foram publicados no país, fica difícil de ter essa certeza. Mas ficou evidente para mim, que os textos com um romance mais clássico contemporâneo foram os que mais gostei de ler.

Para aqueles que gostaram da primeira coletânea organizada pela Stephanie Perkins, acredito que vocês gostarão também de “Aconteceu Naquele Verão”. Por sinal, o conto da Perkins é uma continuação de “É um Milagre de Yule, Charlie Brown”, sua história contada em “O Presente do Meu Grande Amor”, e apesar de não ter sido na época um dos meus favoritos, foi muito bom revisitar o romance entre Marigold e North. Aproveitem então que ainda temos umas duas semanas de verão, e confiram o livro antes que o tempo esfrie.
Havia algo magnético nele. Sempre que o via, eu sentia uma vontade absurda de pegá-lo pelos ombros, sentá-lo em uma cadeira e fazê-lo se abrir comigo. Griffin era um enigma que, por razões que eu não conseguia entender direito, queria desesperadamente resolver.
Mil Maneiras de Tudo Isso dar Errado - Jennifer E. Smith
P. 316/317
Compare e Compre
Comentários
10
Compartilhe

10 comentários:

  1. Tácio!
    Um livro de contos com vários autores descrevendo suas opiniões sobre um mesmo tema, geralmente não nos agrada por completo, é fato.
    De qualquer forma, a autora que o organizou é bem conhecida e queridinha de muitos no mundo literário, o que por si só já causa curiosidade e vontade de ler o livro.
    “Saber de cor não é saber: é conservar aquilo que se deu a guardar à memória.” (Michel de Montaigne)
    cheirinhos
    Rudy
    http://rudynalva-alegriadevivereamaroquebom.blogspot.com.br/
    TOP Comentarista de MARÇO, livros + KIT DE PAPELARIA e 3 ganhadores, participem!

    ResponderExcluir
  2. Oi Tácio, tudo bem?

    Em um livro de contos é impossível gostarmos de todos, sempre vai ter aquele que se torna seu queridinho e o outro que vc pensa "Pq você sequer está no livro?!"

    Ainda não li nada da Perkins, e não sou tãaao chegada em contos, mas depois de ouvir várias coisas positivas sobre o livro, tenho muita vontade de ler.

    BJS

    ResponderExcluir
  3. Olá, Tácio!!
    Gostei muito do livro escolhido. Gosto muito de romances, e esse livro é um, bem fofo...
    Louca para ler!!!
    Abraço!

    ResponderExcluir
  4. Já tinha lido algumas resenhas desse livro, acho a capa bem fofa.
    Esse é um livro que estava indecisa se comprava ou não, pois não gosto muito de contos, e saber que eles não prenderam a sua atenção me fez ter certeza de que não irei comprar.
    http://livrosseriesfilmesemais.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  5. Estou super animada com esse livros desde que vir na lista de lançamento
    Confesso que nome foi a primeira coisa que chamou atenção, parece aquela historias simples que faz encantar logo de cara. Já até li outras resenhas e foi super positiva por isso estou curiosa em conhecer melhor a obra

    ResponderExcluir
  6. Acho maravilhosa a ideia de realizar uma coletânea de contos ambientada em uma estação do ano tão colorida e cheia de vida quanto é o verão. E o tema do amor caiu muito bem dentro deste cenário. Acho interessante os autores se utilizarem de vários artifícios para contarem suas histórias, mas confesso que também não sei se gostaria de criaturas sobrenaturais ou o gênero terror dentro desta temática. A ideia de mostrar novos autores talentosos através dos contos também é incrível e funciona muito bem, na minha opinião!

    ResponderExcluir
  7. Li Lola e o garota da casa ao lado e me encantei. Não sou muito fã de contos mas estou curiosa com os mais sombrios e principalmente os da Veronica Roth e Cassandra Clare, duas autoras que amo. É realmente complicado falar de autores que não conhecemos

    ResponderExcluir
  8. Adoro livros de contos, comecei a ler esse por causa da Cassandra Clare e para minha decepção, foi um dos contos que menos gostei, já em contrapartida, não esperava muito do conto da Veronica Roth, pois acho a escrita dela um pouco confusa demais, mas no fim acabou se tornando o meu conto favorito.
    Beijos!

    ResponderExcluir
  9. questão de gosto é uma coisa engraçada, eu li a resenha em outro blog que a pessoa estava comentando que os contos que ela mais gostou foram justamente um dos mais fantasioso... enfim, livro de contos tem dessa, vc gosta de um mais do que os de outros
    eu fiquei curiosa mais pq tem vários nomes conhecidos lá fora que eu nunca li nada e achei que era uma excelente oportunidade de conhecer a escrita

    ResponderExcluir
  10. Adoro ler livros de contos, ainda mais esse com várias autoras que eu amo, com certeza esse livro vai pra minha listinha <3

    ResponderExcluir

Seu comentário é sempre bem-vindo e lembre-se, todos são respondidos.
Portanto volte ao post para conferir ou clique na opção "Notifique-me" e receba por e-mail.
Obrigada!

 
imagem-logo
De Tudo um Pouquinho - Copyright © 2016 - Todos os direitos reservados.
Layout e Programação HR Criações