28 de abr de 2017


[Resenha] A Viúva - Fiona Barton

Ficha Técnica 

Título: A Viúva
Título Original: The Widow
Autor: Fiona Barton
ISBN: 978-85-510-0102-8
Páginas: 304
Ano: 2017
Tradutor: Alexandre Martins
Editora: Intrínseca
Ao longo dos anos, Jean Taylor deixou de contar muitas coisas sobre o terrível crime que o marido era suspeito de ter cometido. Ela estava muito ocupada sendo a esposa perfeita, permanecendo ao lado do homem com quem casara enquanto convivia com os olhares acusadores e as ameaças anônimas. No entanto, após um acidente cheio de enigmas, o marido está morto, e Jean não precisa mais representar esse papel. Não há mais motivo para ficar calada. As pessoas querem ouvir o que ela tem a dizer, querem saber como era viver com aquele homem. E ela pode contar para eles que havia alguns segredos. Afinal, segredos são a matéria que contamina (ou preserva) todo casamento. Narrado das perspectivas de Jean Taylor, a viúva, do detetive Bob Sparkes, chefe da investigação, cuja carreira é posta em xeque pelo caso, e da repórter Kate Waters, a mais habilidosa dos jornalistas que estão atrás da verdade, o romance de Fiona Barton é um tributo aos profissionais que nunca deixam uma história, ou um caso, escapar, mesmo que ela já esteja encerrada.

Resenha


Uma criança foi sequestrada no jardim de sua casa, e quatro anos após o evento, ninguém foi condenado. O principal suspeito de sequestrar a jovem Bella é Glen Taylor, porém nenhuma prova concreta foi encontrada a seu respeito, e então ele foi liberado e o caso arquivado. Até o dia em que Glen morre e todos os holofotes se voltam novamente para o caso, acreditando que após sua morte, sua mulher e agora viúva, Jean Taylor, finalmente revelará se Glen tinha ou não relação de fato com o rapto de Bella.

Iniciará assim uma caçada jornalística, para ver quem conseguirá a entrevista exclusiva com Jean. A felizarda é Kate Waters, repórter sagaz que conquistará a confiança de Jean e irá arrancar dela os relatos de sua relação com Glen e toda conexão - ou não - do casal com o desaparecimento da criança. Afinal, Glen era culpado ou não? Se sim, sua então esposa sabia de sua relação com o caso? Por quais motivos Jean Taylor decidiu falar após quatro anos de silêncio?
E então ela chorou; soluços secos abalaram sua estrutura, enquanto Kate apertava com força a sua mão e o resto do mundo ganhava foco novamente ao redor do sofá.
P. 47
“A Viúva” é um thriller policial da estreante romancista Fiona Barton. Com muitos anos de carreira como jornalista, Barton faz um ode à seu passado, transpondo no livro como a mídia conduz a rotina das pessoas e como ela é determinante para solucionar – e também atrapalhar – certos acontecimentos.

A narrativa do livro é interessante e inteligente, pois conduz o leitor através do passado e sob a ótica de diversos personagens. Os principais são a própria Jean Taylor, a repórter Kate e o detetive Bob Sparkes, que é o responsável por conduzir a investigação contra Glen e os demais suspeitos do caso. 

Sendo possível permear por inúmeros cotianos de muitos personagens chaves, o leitor fica a toda hora se questionando qual a relação entre o sumiço de Bella com Glen, se de fato ele foi o responsável pelo sequestro da menina e principalmente qual é o mistério por detrás da viúva, que ao mesmo tempo que parece saber de algo, demonstra um ar de medo e dúvida.
Coloco a chaleira para esquentar e preparo uma xícara de chá enquanto espero. O que ela poderia querer de mim agora? Conversamos durante dois dias, e tiraram centenas de fotos minhas. Ela conseguiu sua matéria. A viúva falou.
P. 248
Gostei da leitura e achei que tanto a narrativa quanto a história prende, apesar de no geral não ter nenhuma reviravolta para nos surpreender. Senti falta de pequenas surpresas nos finais dos capítulos, para poder instigar a leitura, porém a autora deixou os capítulos curtinhos, o que acaba facilitando e dando quase o mesmo efeito desejado. Ficar alternando o tempo e as personagens, também foi um artifício que contou positivamente à obra.

Com uma capa muito bonita e uma edição caprichada que conta com a lateral das folhas em preto, “A Viúva” é um bom romance policial de estreia. Fiona Barton escreve muito bem, e seu domínio sobre as personagens e a conduta de sua história é excelente. Mesmo com a falta de grandes surpresas ou reviravoltas mirabolantes, a leitura foi rápida e muito agradável.

Compare e Compre
Comentários
5
Compartilhe

5 comentários:

  1. Olá, Tácio!!
    Amei esse livro!
    Gostei muito da história, por ser uma investigação, gosto disso, a gente fica imaginando o final de um jeito, mas sempre acontece ao contrário. Mas quero descobrir os segredos que ela tem à dizer sobre o falecido marido.
    Abraço!

    ResponderExcluir
  2. Tácio!
    Faz tempo que não leio um bom livro policial, desses que prendem e é bem escrito como esse aqui.
    Gosto quando podemos acompanhar todos os fatos e ir descobrindo aos poucos como tudo aconteceu.
    Bom final de semana!
    “A sabedoria é a única riqueza que os tiranos não podem expropriar.” (Khalil Gibran)
    cheirinhos
    Rudy
    http://rudynalva-alegriadevivereamaroquebom.blogspot.com.br/
    TOP COMENTARISTA ABRIL especial de aniversário, serão 6 ganhadores, não fique de fora!

    ResponderExcluir
  3. Olá.
    Desde o lançamento estou bastante curiosa com este livro. Amo thillers policiais e contar com a investigação de um repórter também me deixa animada.
    É bom saber que a narrativa é empolgante, pois tenho certas expectativas quanto a obra. Só espero que ela não atrapalhe quando eu for realizar a leitura.

    ResponderExcluir
  4. Hey,

    Amo thillers policias, sempre são emocionantes e cheios de surpresa do começo ao fim, e esse me deixou super curiosa, já foi pra minha listinha.

    ResponderExcluir
  5. Oi Tácio, tudo bem?
    Desde que li a primeira resenha desse livro fiquei curiosa. Gosto muito de ser levada por narrativas inteligentes que sabem ligar as pontas e dar espaço para o leitor juntar as peças. Sem contar que esse gênero literário é mega empolgante.
    Beijos
    Quanto Mais Livros Melhor

    ResponderExcluir

Seu comentário é sempre bem-vindo e lembre-se, todos são respondidos.
Portanto volte ao post para conferir ou clique na opção "Notifique-me" e receba por e-mail.
Obrigada!

 
imagem-logo
De Tudo um Pouquinho - Copyright © 2016 - Todos os direitos reservados.
Layout e Programação HR Criações