9 de mai de 2017


[Resenha] A História do Futuro de Glory O'Brien - A.S. King

Ficha Técnica 

Título: A História do Futuro de Glory O'Brien
Título Original: Glory O'Brien's History of the Future
Autor: A.S. King
ISBN: 978-85-8235-434-6
Páginas: 238
Ano: 2017
Tradutor: Eric Novello
Editora: Gutenberg
A História do Futuro de Glory O’BrienO fim do ensino médio é uma época de possibilidades infinitas – mas não para Glory O’Brien, uma jovem norte-americana que não tem nenhum plano para o futuro. Sua mãe cometeu suicídio quando Glory tinha apenas 4 anos, e ela nunca parou de se perguntar se seguiria o mesmo caminho… Até que numa noite transformadora ela começa a experimentar um novo e surpreendente poder que lhe permite enxergar o passado e o futuro das pessoas. De antepassados a muitas gerações futuras, a jovem é bombardeada com visões – e o que ela vê pela frente é aterrorizante: um novo líder tirânico toma o poder e levanta um exército. Os direitos das mulheres desaparecem. Uma violenta segunda guerra civil explode. Jovens garotas somem diariamente, vendidas ou confinadas em campos de concentração.  Sem saber o que fazer, Glory decide registrar todas as suas visões, na esperança de que a sua História do Futuro sirva de alerta e evite o que vem por aí. Mas será que as pessoas vão acreditar nela? Será que estarão dispostas a fazer o que é necessário para impedir a concretização daquele destino medonho? Nesta obra-prima sobre feminismo, liberdade e escolhas, A. S. King mais uma vez nos brinda com seu realismo fantástico para contar a história de uma garota que tenta lidar com uma perda devastadora.

Resenha

A História do Futuro de Glory O'Brien, de A.S. King, é o terceiro livro da autora publicado pela Editora Gutenberg. E confesso que não foi uma das leituras mais fáceis. A escrita da autora que me encantou tanto em Os dois mundos de Astrid Jones não conseguiu me prender através das páginas de A História do Futuro de Glory O'Brien.

O livro nos apresenta a protagonista e narradora da história: Glory. Uma adolescente de 17 anos, sem muitos amigos, quase se formando no ensino médio e que mora com seu pai. Um acontecimento do passado é muito presente na vida da garota. A mãe de Glory cometeu suicídio e ela se tornou orfã de mãe aos 4 anos. Seu pai nunca conversou com ela sobre o que aconteceu e existem perguntas intermináveis dentro de sua cabeça. E existe o temor de acabar não suportando esse mundo igual a sua mãe.

Glory tem Ellie, sua amiga e vizinha desde sempre, mas que a protagonista não consegue dividir seus problemas e nem conversar sobre assuntos mais "pesados" e difíceis. Glory ao decorrer da história percebe que Ellie tem um comportamento que ela considera estranho e que, no futuro, pudesse interferir na relação delas. Ellie vive em uma comunidade e tem hábitos completamente diferentes de Glory, mas, de alguma maneira, sempre foram conectadas.

Existe um morcego, morto, que é um elo entre as amigas. Em uma noite com algumas cervejas e desabafos, as adolescentes bebem o pó, que são os restos do morcego, misturado a cerveja. Um dia após essa mistura, as garotas começam a ter visões do passado e futuro das pessoas. Por exemplo, elas podem estar em um shopping, observar alguém e automaticamente sabem seu passado (dos ancestrais do observado) e o futuro.

A.S. King é uma autora para um público jovem e, como escrevi na resenha de Todo Mundo vê Formigas, entendo perfeitamente que ela decida escrever sobre o que se passa no cotidiano deles. Inclusive, acredito que é muito importante que livros infanto-juvenis e livros juvenis tragam temáticas importantes, desenvolvam e ao final deixem a sua mensagem. Não encaro como obrigação do autor juvenil tratar sobre temas que fazem parte da vivência dos jovens, mas se o livro é destinado a esse público qual a razão de não se discorrer sobre eles? A.S. King, em minha opinião, não desenvolveu o tema que ela pretendia tratar. No verso do livro é colocado que A História do Futuro de Glory O'Brien é sobre feminismo e não concordo. Citar alguns assuntos que mostram que as personagens não devam seguir padrões e que possam tomar decisões com base em suas vontades não torna o livro feminista porque a autora não desenvolve. Terceiro livro que leio de A.S. King e a história parece não acontecer. O leitor espera que Glory consiga lidar com os problemas e angústias mas não consegue se conectar com a personagem.
O passado nem sempre precisa ser o presente.
O presente nem sempre precisa ser o futuro.
P. 186
Compare e Compre
Comentários
12
Compartilhe

12 comentários:

  1. olha, a sinopse me deixou curiosa, mas o decorrer da sua resenha me fez andar um pe p tras..
    isso de que eh dificil a autora te manter na leitura p mim eh o contrario do essencial, alem do fato desse ser o terceiro livro q vc leu dela e n gostou tanto...

    ResponderExcluir
  2. Olha, pelo jeito da história até achei interessante e leria facilmente. Mas acho uma pena quando um livro não consegue desenvolver muito bem os temas propostos ou fica com a sensação de que falta alguma coisa, a história fica rasa ou não dá pra se conectar com o personagem. Assim fica um tanto decepcionante. Mas ainda queria ler pra ver como é. Mesmo que não alcance expectativas altas ainda me parece uma trama interessante.

    ResponderExcluir
  3. Auri!
    Uma pena que o livro não detalhou mais sobre a temática adolescente a que se porpôs.
    Confesso que essa foi a primeira vez que ouvi falar do livro e não li ainda nenhuma outra resenha dele e gostei muito de sua sinceridade.
    “A sabedoria dos homens é proporcional não à sua experiência mas à sua capacidade de adquirir experiência.” (George Bernard Shaw)
    Cheirinhos
    Rudy
    TOP COMENTARISTA DE MAIO 3 livros, 3 ganhadores, participem.
    http://rudynalva-alegriadevivereamaroquebom.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Rudy!
      Realmente foi uma pena o não desenvolvimento da história. Desde que li Os dois mundos de Astrid Jones tenho muita expectativa para outros livros de A.S. King. Esperava mais :/
      Abraços!

      Excluir
  4. Pelo visto é mais um sick lit né? Sinceramente não é um gênero que curto muito, ainda não tinha ouvido falar da história mas já tinha visto a capa e achei linda. Sinceramente não é um livro que leria mas tudo bem!

    ResponderExcluir
  5. Oi, Auri!
    Nossa, achei a premissa tãaaaao interessante, amo livros desse tipo. Uma pena não ter lhe agradado tanto, realmente precisamos nos conectar ao máximo com os personagens pra história prosseguir bacana, em qualquer livro. Tô em dúvida se leio e tiro minhas próprias conclusões ou não.
    Abraços!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Dan!
      Então, acho que você - se quiser, claro - deve ler. Quem sabe não te agrada? ;)
      Abraços!

      Excluir
  6. Ainda não li nenhum dos livros da autora, e esse não chamou a minha atenção, mas pretendo dar uma pesquisada sobre os outros dois livros que a editora lançou deles. Gostei da capa.

    ResponderExcluir
  7. Olá,
    Não tinha conhecido nada da autora, a historia e super interessante e bem legal com poderes. Acho que para elas seria problema sabe do passado e ao mesmo tempo o futuro das pessoas, será que conseguiram lida com isso?! só lendo né.. gostei da historia, a trama e bem envolvente!

    ResponderExcluir
  8. Oi Auri!
    É brochante quando isso acontece né. Estamos naquele embalo na leitura e quando nos damos conta, o autor deixou de trabalhar em cima de coisas que precisavam ser trabalhadas. Apensar de gostar desse tipo de história, esse não chamou minha atenção.
    Beijokas
    Quanto Mais Livros Melhor

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Priscila!
      É um pouco triste porque a história poderia ser diferente :/
      Abraços!

      Excluir
  9. Amei a premissa do livro toda a historia que pode ser desenvolvida, que pena que não lhe agradou e que não conseguiu lhe envolver, vou dar uma chance quem sabe eu não acabe gostando do livro <3

    ResponderExcluir

Seu comentário é sempre bem-vindo e lembre-se, todos são respondidos.
Portanto volte ao post para conferir ou clique na opção "Notifique-me" e receba por e-mail.
Obrigada!

 
imagem-logo
De Tudo um Pouquinho - Copyright © 2016 - Todos os direitos reservados.
Layout e Programação HR Criações