24 de mai de 2017


[Seriando um Pouquinho] Banished




Sinopse: No início da colonização australiana, condenados britânicos foram enviados para a ilha como punição por seus crimes. Ao tentar viver suas novas vidas, eles têm que viver com as novas regras. Os soldados também têm de se ajustar. Banished é uma série britânica de televisão de drama criada por Jimmy McGovern e exibida pelo canal BBC2 em 2015.


Ambientada em Nova Gales dos Sul (que hoje conhecemos como Sydney), a trama trata da primeira colônia penal fundada pelos britânicos, no ano de 1788. Na Ilha, os condenados britânicos vivem ao lado de seus guardas. com uma quantitativo de aproximadamente mil prisioneiros para cem soldados. Outra forma de quantificar é a quantidade de homens e mulheres vivendo na colônia, cerca de cinco homens para cada mulher. Neste cenário as relações pessoais ficam ainda mais complicadas com o “compartilhamento” de mulheres entre os homens, as relações de poder e de subjugo.

A história é contada pelo ponto de vista de três condenados, James Freeman, Tommy Barrett e Elizabeth Quinn. Eles foram banidos para a costa da Austrália, juntamente com ladrões, prostitutas, salteadores e órfãos. Isso lembra a nossa própria colonização. Pq a ilha que hoje conhecemos como a Austrália é um lugar quente, deserto, hostil e pouco explorado, assim o Brasil no momento de sua descoberta e colonização. Por se tratar de um lugar desconhecido, em ambas as situações, a escória da sociedade colonizadora foi enviada para ocupação do território, visto que se não desse certo, as perdas seriam de indivíduos que não fariam falta na sociedade ou que assim eram considerados.

No ponto de vista estético, a produção é muito feliz com suas escolhas de elenco, figurino, locação e trilha sonora. Esta é uma série que dá prazer em assistir. A gente sofre com os personagens, fica feliz com eles também. Toda a produção nos envolve e nos faz pensar sobre a situação apresentada. 


Em Banished, os soldados, oficiais, um vigário e um médico, os banidos precisam sobreviver superando a fome, a seca, as tentativas de fuga e flagelações, e, em meio a tudo isso transformar o local em uma colônia próspera. O que se torna uma tarefa muito difícil por conta das relações sociais, amorosas, de poder e os próprios conflitos internos vividos pelos personagens.Ainda mais quando os suprimentos começam a se esgotar e o grupo de britânicos com pouco equipamento tem que se virar neste novo local.


Na série, David Wenham interpreta o governador Arthur Phillip, um idealista que espera transformar este assentamento em terra de oportunidade para todos. De outro lado, temos  o Major Ross, interpretado por Joseph Millson que pensa que a única chance de sobrevivência é governar com um punho de ferro. A trama desperta curiosidade, em primeiro lugar por se tratar de uma série de época (que particularmente, me agrada muito), mas também, é uma crítica social e se aproxima bastante da nossa própria formação como nação. Os personagens são bem desenvolvidos e trazem a dubiedade do ser humano, que não é extremamente mal ou somente bom. Todos têm momentos de egoísmo, fragilidade, alegrias amizade etc. 



O canal BBC2 decidiu não encomendar a segunda temporada de Banished, entretanto, Jimmy McGovern já tinha começado a escrever uma segunda temporada do show que teria como plot a introdução de personagens indígenas. Mais uma característica que aproxima esta história à nossa própria. Uma pena, pois a série tinha uma boa receptividade crítica e tinha alcançado uma boa audiência  dentre o público o canal.


Elenco:
Orla Brady como Anne Meredith
Ewen Bremner como Reverendo Johnson
MyAnna Buring como Elizabeth Quinn
Ryan Corr como o cabo MacDonald
Brooke Harman como Deborah, governanta do governador Phillip
David Dawson como Capitão David Collins
Ned Dennehy como Letras Molloy
Cal MacAninch como Sargento Timmins
Rory McCann como Marston
Joseph Millson como Major Robert Ross
Nick Moss como Spragg
Adam Nagaitis como Private Buckley
Genevieve O'Reilly como esposa do Reverendo Johnson
Jordânia Patrick Smith como particular Mulroney
Russell Tovey como James Freeman
Julian Rhind-Tutt como Tommy Barrett
Joanna Vanderham como Katherine 'Kitty' McVitie
David Walmsley como William Stubbins
Comentários
7
Compartilhe

7 comentários:

  1. Eu não conhecia esta série, parece ser bem interessante, uma pena que não foi renovada a 2° temporada, quem sabe eu assista esta série.

    ResponderExcluir
  2. Adoro os seriados desse canal, tem muita coisa legal. Mas essa série não conhecia. Confesso que de sinopse não me chamou muita atenção, achei bacana mas não sei se assistiria no momento. Gosto dessas coisas mais antigas e tudo mais e por isso me deu uma leve curiosidade, mas não sei se veria mesmo.

    ResponderExcluir
  3. Hey,

    Sou apaixonada por séries, nunca tinha visto essa, amo séries historias e com crteza essa vai para a minha interminável lista <3

    ResponderExcluir
  4. Amo livros e séries de época. Curti muito a història e com certeza vou procurar para assisti.

    ResponderExcluir
  5. Olá,
    Não tinha visto essa serie, não sou muito fã de serie desse genero, porém a trama da serie e bem interessante se passando em locais de épocas.

    ResponderExcluir
  6. Miau!
    Gosto muito dessas séries históricas, que traduzem o comportamento social da época e traz todo o drama que envolve os protagonistas.
    Gostaria de poder assistir.
    “A solidão é a mãe da sabedoria.” (Laurence Sterne)
    Cheirinhos
    Rudy
    TOP COMENTARISTA DE MAIO 3 livros, 3 ganhadores, participem.

    ResponderExcluir
  7. Oi, não assisto muitas series desse genero, mas como voce descreveu algumas partes que me interessaram vou dar um chance e assistir a um episodio se eu gostar assisto toda a temporada, obrigado pela dica, adoro conhecer novas series

    ResponderExcluir

Seu comentário é sempre bem-vindo e lembre-se, todos são respondidos.
Portanto volte ao post para conferir ou clique na opção "Notifique-me" e receba por e-mail.
Obrigada!

 
imagem-logo
De Tudo um Pouquinho - Copyright © 2016 - Todos os direitos reservados.
Layout e Programação HR Criações