20 de jun de 2017


[Resenha] 8 Segundos - Camila Moreira

Ficha Técnica 

Título: 8 Segundos
Autor: Camila Moreira
ISBN: 978-85-8105-273-1
Páginas: 272
Ano: 2015
Editora: Suma de Letras
O que fazer, quando dois mundos totalmente diferentes se chocam em uma realidade não esperada? Pietra sempre teve tudo o que desejava, mas após ser obrigada a passar trinta dias isolada em uma das fazendas da família, ela vai descobrir que nem tudo está ao alcance de suas mãos. Um peão de olhos azuis está tirando o sono da princesa da cidade. Lucas Ranger é um homem ligado às coisas mais simples da vida. Suas maiores paixões são o rodeio, o campo e os animais. Lucas não se deixa levar pelos lindos olhos verdes de Pietra, ele sabe que ela significa problema. Mas será que o cowboy indomável, irá se deixar laçar por uma menina de crista? Oito segundos... uma história de amor e paixão superando as diferenças.

Resenha


Hoje a resenha é de mais um livro que eu comprei na Bienal do Rio de 2015 e que ainda não tinha lido. Depois de ter lido a dualogia O Amor Não Tem Leis e O Amor Não Tem Leis: O Julgamento Final da Camila Moreira - que se passam no universo da advocacia - fiquei muito curiosa para ler o novo livro dela, afinal 8 Segundos tem como pano de fundo o mundo country.

Pietra é uma jovem muito mimada que, aos vinte e três anos, não conhece e aceita nada além de sua vida fútil. Órfã de mãe desde muito nova, seu pai, o grande fazendeiro Roberto Araújo a enviou para um colégio interno, onde ela ficou até completar o ensino médio. Mas desde que concluiu os estudos, sua vida se resumia a comprar (o que quer que fosse), ostentar uma vida de luxo e seu mais recente projeto era conseguir arrancar do pai um apartamento para se mudar para Paris. Entretanto, a condição para conseguir esse prêmio era passar um mês na fazenda da família, no interior. O problema era: será que Pietra conseguiria viver 30 dias na Girassol?

Lucas Ranger sempre sonhou em ser peão de rodeio e desde a morte dos pais, quando passou a ser criado pelo seu tio Santiago, junto com sua prima Mariana, além desse sonho ele também queria estar sempre perto daqueles que agora eram sua única família. Lucas cresceu no interior, mas fez seus estudos na cidade e depois partiu para fazer faculdade de medicina veterinária, quando concluiu o curso, com a ajuda de um amigo do tio, foi fazer uma especialização de quatro anos no Texas, mas depois ele voltou para casa, para onde era o seu lugar. Sendo um dos poucos veterinários da região, Lucas trabalhava em várias fazendas, inclusive a Girassol e foi assim que ele acabou encontrando Pietra pela primeira vez, ela chegando andando cheia de mala e salto alto na estrada de barro.

Para Pietra, na região certamente só há caipiras ignorantes, pessoas com quem ela não conseguirá manter sequer uma conversa civilizada, quem dirá viver por um mês. Quando descobre então que seu pai contratou Mariana para lhe fazer companhia vinte e quatro horas por dia, ficou ainda mais chateada, mas descobrir que a garota era prima - quase irmã - do peão veterinário que ela havia acabado de conhecer e que já queria, seria de grande valia. Para Pietra tudo se resumia a ter o que quer, e nesse momento que não tem mais nada com que se distrair naquele fim de mundo, ela queria pegar Lucas.
- Temos um ditado aqui no campo. - Ele se afastou e pude ver o desejo em seus olhos. - Nunca provoque um peão: ele só precisa de oito segundos para te enlouquecer.
P. 48
Lucas também não era de se envolver, nada de relacionamentos sérios, afinal ele acredita que isso não combina com seu futuro como peão, viajando com os rodeios, já bastava deixar seu tio e sua prima para trás. Certamente uma namorada não entraria nessa equação. Mas Pietra irá alterar todos os seus planos assim como ele irá mudar os dela.

A atração entre eles é inegável, mas também fica claro que, além disso, nada mais aproxima os dois, eles são completamente diferentes: estilo de vida e prioridades são apenas alguns deles. Porém, quanto mais tempo Pietra passa na Girassol convivendo com Mariana, Lucas e os seus amigos Pedro e Rodrigo a gente vai percebendo que ela já não é a mesma que chegou lá, de nariz altivo e absolutamente mimada e arrogante. Na verdade, as personagens secundárias são tão importantes na narrativa quanto Lucas e Pietra, não estão ali apenas para compor o cenário, tem uma razão de estar ali, um propósito. Pedro, Rodrigo, Raquel e até mesmo Henrique são incríveis. Claro que tem aqueles que poderiam nem existir, mas sabemos que um livro precisa do outro lado, não é mesmo?!
A garotinha mimada cresceu e, quando percebeu que perderia algo que realmente valia a pena, aprendeu a dar valor às pessoas. Aqui eu me descobri, descobri o meu passado, descobri você, a amizade e o amor. Muitos sentimentos que eu nem sabia que existiam. Olho para o meu passado e percebo que Lucas tinha razão: eu era oca.
P. 232
Não foi só a Pietra que cresceu e amadureceu, Lucas também tinha suas questões para resolver e precisou lidar com isso também e aí mais uma vez as outras personagens mostram sua importância na construção do enredo. Mais uma vez digo como acho importante o livro dividir a narrativa, o que nos dá uma visão mais ampla do que está acontecendo e foi o que a Camila fez aqui.
- Nós dois fomos salvos por esse amor que nasceu inesperadamente. Contrariando a tudo e a todos, juntamos o melhor dos dois mundos e fizemos dele o nosso mundo. Meu e seu.
P. 258
Seu eu gostei? Sim ou com certeza?

Compare e Compre
Comentários
6
Compartilhe

6 comentários:

  1. Hey,

    Infelizmente não é o tipo de leitura que chame a minha atenção, mas deve ser ótimo para quem gosta do tipo.

    ResponderExcluir
  2. Lay!
    Gosto quando as personagens conseguem amadurecer durante o decorrer de suas experiências relatadas no livro, ainda mais quando parecem ser totalmente opostos e acabam se atraindo.
    Gostou ou não?kkkkkk
    Boas festas juninas!!!!
    “O que importa afinal, viver ou saber que se está vivendo?” (Clarice Lispector)
    Cheirinhos
    Rudy
    TOP COMENTARISTA DE JUNHO 3 livros, 3 ganhadores, participem.
    http://rudynalva-alegriadevivereamaroquebom.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. oi
    achei a capa muito bonita me chamou muita a atencao mais nao gostei muito da historia rsrs talvez um dia posso ler
    beijos

    ResponderExcluir
  4. Olá,
    A capa realemente e muito linda, tem aquele tom de fazenda!
    Gostei da trama do livro apesar da personagem ser patricinha mas tenho certeza que ela mudará esse estilo de vida e perceberá que nem tudo se envolve a dinheiro, gostei muito da premissa do livro e do romance que há nele.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A capa realmente é linda e a história é ótima ;)

      Excluir

Seu comentário é sempre bem-vindo e lembre-se, todos são respondidos.
Portanto volte ao post para conferir ou clique na opção "Notifique-me" e receba por e-mail.
Obrigada!

 
imagem-logo
De Tudo um Pouquinho - Copyright © 2016 - Todos os direitos reservados.
Layout e Programação HR Criações