23 de jul de 2017


[Resenha] Comportamento Altamente Ilógico - John Corey Whaley

Ficha Técnica

Título: Comportamento Altamente Ilógico
Título Original: Highly Illogical Behavior
Autor: John Corey Whaley
ISBN: 978-85-7980-348-2
Páginas: 249
Ano: 2017
Tradutor: Ana Carolina Mesquita
Editora: Rocco Jovens Leitores

Um garoto de 16 anos tímido e retraído que sofre de agorafobia (transtorno de ansiedade que leva a pessoa a evitar locais que não considera seguros); uma menina ambiciosa e realista que sonha em entrar para a faculdade de psicologia. Determinada a provar que merece ser aceita no segundo melhor curso do país, Lisa se aproxima de Solomon para ajudá-lo a superar suas dificuldades, trazendo também seu encantador namorado, Clark, para próximo de sua “cobaia”. Logo, os três formam laços inesperados de amizade. À medida que se conhecem melhor, porém, os planos de Lisa começam a sair de controle, e cada um deles é obrigado a rever suas certezas e encarar seus medos. Será que Sol, Lisa e Clark conseguirão encontrar novos arranjos em suas vidas, servindo de apoio um ao outro na difícil tarefa de encarar a vida adulta que se aproxima?

Resenha


“Comportamento Altamente Ilógico” é o mais recente trabalho do John Corey Whaley. Para quem não lembra, ou ainda não acompanhava o blog, há alguns anos tivemos aqui uma entrevista exclusiva com ele. Sendo um autor jovem, John continua narrando suas histórias sob a mesma ótica, prezando em dissecar adolescentes diferenciados, mostrando ao seus leitores suas prismas e profundas camadas. 

Neste livro, iremos conhecer Solomon, um garoto de 16 anos que sofre de agorafobia, transtorno que faz com que Sol queira evitar ao máximo locais públicos e que não lhe passem a ideia de segurança. Enquanto isso, seremos também apresentados a Lisa, que louca para deixar a pequena cidade que mora, está decidida em fazer o que for necessário para entrar em uma faculdade renomada.

[...] E é o que torna a coisa toda mais confusa. Ele é um pouco ansioso, claro, mas fora isso é como nós. Papo fácil. Engraçado. Engraçado mesmo, se quer saber. Não sei por que ele não consegue mais lidar com as coisas do mundo aqui fora. Eu acho que ele tem tanta capacidade quanto qualquer outra pessoa para isso.
Pág. 85

Lisa, então decide escrever um trabalho sobre Solomon, para poder enviar à faculdade uma redação junto a sua inscrição. O sonho de Lisa é estudar psicologia, e ela acredita fielmente que curar a situação de Sol, é sua melhor chance de alcançar sua meta. Desta forma, a menina arranja um jeito de se infiltrar na casa de Solomon, local da onde ele não sai há mais de três anos, para colocar seu plano em prática… sem que ele saiba de suas reais intenções. 

Com personagens carismáticos e ricos, “Comportamento Altamente Ilógico” é uma mistura de young adult com sick-lit bastante interessante. A narrativa é dividida, e acompanha certos momentos a perspectiva de Solomon, e em outros a de Lisa. Para completar o time, ainda temos Clark, o namorado de Lisa, que acaba se tornando super amigo de Sol, criando um triângulo com diversas possibilidades, possibilidades essas que são questionadas bastante no decorrer da obra.

– Meu Deus, você fala como se eu fosse uma trapaceira. Quero ajudar o Solomon. Faz tempo. Você se lembra! Agora estou conseguindo fazer isso, e ainda por cima, como resultado, irei ajudar muito mais gente. Qual o problema disso, Janis?
Pág. 133

Como já disse, acho a escrita de Whaley muito boa e gostosa de se ler. O fato dos capítulos serem curtinhos e as personagens carismáticas, faz com que a leitura seja bem rápida. Outro fator super importante da obra é o trabalho com temas delicados e sérios, feitos de uma forma despretensiosa e bem acessíveis. 

O livro não chega a ser maravilhoso, mas cumpre o que promete: é divertido, com suas parcelas de romance e de debates, sem cair na mesmice. “Comportamento Altamente Ilógico” também conta com uma edição bem bonita, e por sinal, Auri fez o Capas pelo Mundo desse mês mostrando as diferentes capas do livro ao redor do mundo, vale a pena conferir. Acho que quem ler, irá se deliciar com Solomon e seus amigos, e estou curioso para continuar acompanhando a carreira do talentoso John Corey Whaley

– Não tem como fugir disso.
– Do quê?
– Da vida.
Pág. 201

Saraiva | Fnac | Livraria Cultura
Comentários
5
Compartilhe

5 comentários:

  1. Tácio!
    Gosto muito dos livros que trazem problemas psicológicos bem abordados, ainda mais relacionados aos adolescentes, que muita vezes nem escutamos e nem acreditamos no que andam sentindo, por acharmos que é normal da idade.
    E se a escrita ainda vem com certo humor, maravilha.
    Discordarei apenas em relação a capa, porque não gostei.
    Bom domingo!
    “Educar é semear com sabedoria e colher com paciência.” (Augusto Cury)
    Cheirinhos
    Rudy
    TOP COMENTARISTA DE JULHO 3 livros, 3 ganhadores, participem.
    http://rudynalva-alegriadevivereamaroquebom.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Eu não conhecia este autor, mas achei bem diferente esta história, por o personagem sofrer um transtorno de querer evitar lugares públicos e que não passem segurança a ele,
    adicionei este livro em minha lista de leituras e pretendo ler ele em breve.

    ResponderExcluir
  3. Hey,

    Não conhecia o autor, achei a premissa bem interessante, não tinha ouvido falar dessa fobia mas me interessou bastante e pretendo ler esse livro.

    ResponderExcluir
  4. Olá!
    Não tinha conhecimento do autor, mas a premissa dele e realmente e interessante, o livro é como se fosse algo de autoajuda ou algo assim, gostei bastante dele. E sobre essa fobia não tinha um conhecimento dele, mas e sempre bom conhecer.

    ResponderExcluir
  5. Fiquei curiosa para ler o livro, pois faço psicologia e amo quando algum livro faz menção ao meu curso.

    Entendo que o livro não é maravilhoso, mas mesmo assim fiquei curiosa para ler e se divertir.

    ResponderExcluir

Seu comentário é sempre bem-vindo e lembre-se, todos são respondidos.
Portanto volte ao post para conferir ou clique na opção "Notifique-me" e receba por e-mail.
Obrigada!

 
imagem-logo
De Tudo um Pouquinho - Copyright © 2016 - Todos os direitos reservados.
Layout e Programação HR Criações