5 de jul de 2017


[Resenha] Mitologia Nórdica - Neil Gaiman

Ficha Técnica 

Título: Mitologia Nórdica
Título Original: Norse Mythology
Autor: Neil Gaiman
ISBN: 978-85-510-0128-8
Páginas: 288
Ano: 2017
Tradutor: Edmundo Barreiros
Editora: Intrínseca
Neil Gaiman tem sido inspirado pela mitologia antiga na criação dos reinos fantásticos de sua ficção. Agora ele volta sua atenção para a fonte, apresentando uma versão bravura das grandes histórias do norte. Na mitologia nórdica, Gaiman permanece fiel aos mitos ao prever o maior panteão dos deuses nórdicos: Odin, o mais alto dos altos, sábios, ousados ​​e astutos; Thor, filho de Odin, incrivelmente forte, mas não o mais sábio dos deuses; E Loki-filho de um irmão de sangue gigante para Odin e um malandro e insuperável manipulador. Gaiman modela essas histórias primitivas em um arco romântico que começa com a gênese dos nove mundos lendários e mergulha nas façanhas de deidades, anões e gigantes. Uma vez, quando o martelo de Thor é roubado, Thor deve disfarçar-se como uma mulher - difícil com sua barba e enorme apetite - para roubá-lo de volta. Mais pungente é o conto em que o sangue de Kvasir - o mais sagaz dos deuses - se transforma em um hidromel que infunde bebedores com poesia. O trabalho culmina em Ragnarok, o crepúsculo dos deuses e o renascimento de um novo tempo e de pessoas. Através da prosa hábil e espirituosa de Gaiman surgem esses deuses com suas naturezas ferozmente competitivas, sua susceptibilidade a ser enganados e enganar os outros e sua tendência a deixar a paixão inflamar suas ações, fazendo com que esses mitos há muito tempo respirem uma vida pungente novamente.

Resenha


Assim como fez com “João e Maria”, Neil Gaiman revisita famosos contos, agora os nórdicos, e com sua escrita e visão os dá uma nova roupagem, tentando ao máximo se manter fiel aos mais de 900 anos destas histórias.

Focando nas aventuras dos principais deuses Odin, Thor e Loki, Gaiman enriquece esses contos ao visitar amplamente as lendas nórdicas, abordando os nove mundos que o compõe, incluindo assim os diversos tipos de habitantes dessas regiões, como os gigantes, os anões e as criaturas mágicas.
E agora você sabe: foi assim que os deuses ganharam seus maiores tesouros. Foi por causa de Loki. Até o martelo de Thor foi culpa de Loki. Com ele, era assim: havia ressentimento até mesmo junto à maior gratidão, e havia gratidão mesmo no momento em que ele era mais odiado.
P. 65 
“Mitologia Nórdica” é muito bem escrito e seus contos são amplamente viciantes, para alguém que não conhecia muito sobre essas histórias, digo que essa leitura foi apaixonante. Gaiman, ainda por cima, consegue dar uma boa sequência às histórias, que apesar de serem contos curtos, no geral acabam tendo interação entre si.

Além da atratividade literária, o livro ainda conta com uma excelente edição em capa dura e um glossário ao final com os termos nórdicos, entre eles alguns já conhecidos como Asgard, Midgard, Mjölnir e Ragnarök, nomenclaturas bastantes utilizadas nas histórias em quadrinhos de Thor da Marvel.
– Vamos para casa – disse Loki. E completou: – Foi tudo muito bem-feito. Ilusões brilhantemente aplicadas. Acho que todos nós aprendemos uma lição hoje.
P. 173 
“Mitologia Nórdica” é uma excelente leitura, que agradará bastante os fãs de fantasia, e também aqueles que se interessam pelo folclore de outras culturas. O envolvimento de Neil Gaiman com essas histórias, só é mais um ótimo fator para conferir estes excelentes 15 contos. Eu gostei bastante, e acredito que muitos de vocês vão curtir também.
– Espero que você saiba o que está fazendo.
– Claro que sei – retrucou Thor.
Mas não sabia. Estava só fazendo o que lhe dava vontade. Isso era o que Thor fazia melhor.
P. 214
Comentários
8
Compartilhe

8 comentários:

  1. Tácio!
    Entendi que a resenha é de Mitologia Nórdica, mas a sinopse foi de outro livro...:(
    Ainda sim, gosto muito dos livros de contos e de mitologia Nordica que nem é tão conhecida e divulgada como as outras mitologias.
    E o melhor que até leigos no assuno podem ler e entender, né?
    Adorei!
    “Não há saber mais ou saber menos: Há saberes diferentes.” (Paulo Freire)
    Cheirinhos
    Rudy
    TOP COMENTARISTA DE JULHO 3 livros, 3 ganhadores, participem.
    http://rudynalva-alegriadevivereamaroquebom.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Rudy, deu um bugzinho, mas já consertamos haha =p
      O livro é muito bom, eu gostei bastante. Gostei de todos os contos, o que normalmente é raro nesses casos.
      Beijos

      Excluir
  2. Ainda não li nem um livro do Neil Gaiman, mas tenho alguns livros dele em minha lista de leituras, inclusive Mitologia Nórdica, gosto muito de histórias com deuses e mitologia, então não tenho dúvidas que irei gostar da história deste livro, gosto muito de histórias de fantasia e contos, então isto contribuiu para minha curiosidade em ler este livro.

    ResponderExcluir
  3. Olá,
    Gostei do livro, tem uma premissa bem gostosa de se ler!
    Não muita leitura com contos mas sei que são maravilhosos de se ler. Eu acho que já tinha visto livro desse autor e me pareceu haver uma historia legal, amo muito mitilogia mas esse não sei o que realmente fala.!

    ResponderExcluir
  4. Poxa, detesto mitologia nórdica (na verdade qualquer mitologia), muito provavelmente nem olharia para esse livro se passasse por uma prateleira..
    Ganhei um livro desse autor no meu aniversário, espero que não seja com esse mesmo tema! kkk

    ResponderExcluir
  5. Hey,

    Conheci mais sobre mitologia nórdica graças aos livros do Rick Riordan, e desde então passei a adorar, então, com certeza vou ler esse livro.

    ResponderExcluir
  6. eu sou apaixonada pela escrita do gaiman, e fiquei feliz em saber que nesses contos ele consegue dá uma sequência.
    ele está na minha lista a muito tempo, espero poder ler em breve

    ResponderExcluir
  7. Quero tanto ler esse livro, adoro mitologia nórdica e quero muito conhecer algum livro do Neil Gaiman, já que ainda não li nenhum livro do autor.

    ResponderExcluir

Seu comentário é sempre bem-vindo e lembre-se, todos são respondidos.
Portanto volte ao post para conferir ou clique na opção "Notifique-me" e receba por e-mail.
Obrigada!

 
imagem-logo
De Tudo um Pouquinho - Copyright © 2016 - Todos os direitos reservados.
Layout e Programação HR Criações