4 de jul de 2017


[Resenha] O Ceifador - Neal Shusterman

Ficha Técnica 

Título: O Ceifador
Título Original: Scythe
Autor: Neal Shusterman
ISBN: 978-85-5534-035-2
Páginas: 448
Ano: 2017
Tradutor: F
Editora: Seguinte
Primeiro mandamento: matarás. A humanidade venceu todas as barreiras: fome, doenças, guerras, miséria... Até mesmo a morte. Agora os ceifadores são os únicos que podem pôr fim a uma vida, impedindo que o crescimento populacional vá além do limite e a Terra deixe de comportar a população por toda a eternidade. Citra e Rowan são adolescentes escolhidos como aprendizes de ceifador - papel que nenhum dos dois quer desempenhar. Para receberem o anel e o manto da Ceifa, os adolescentes precisam dominar a arte da coleta, ou seja, precisam aprender a matar. Porém, se falharem em sua missão ou se a cumplicidade no treinamento se tornar algo mais, podem colocar a própria vida em risco.

Resenha


“Mas lembre-se de que as boas intenções pavimentam muitas estradas. E nem todas levam ao inferno.”

Imagine que uma inteligência artificial evoluiu a partir da Nuvem e tomou controle do mundo, substituindo governos. E isso não é ruim. Ela resolveu todos os problemas que a humanidade tinha (como pobreza, preconceito e criminalidade) e evoluiu tanto a ciência a ponto de humanos não morrerem mais de velhice ou acidentes. Uma pessoa velha pode ser rejuvenescida enquanto a que cai de um prédio, por exemplo, é revivida. Com todos esses avanços, o crescimento da população tem que ser controlado de alguma forma. É aí que entra a Ceifa, a única organização que não responde à autoridade da Nimbo-Cúmulo. Seus membros, os Ceifadores, são os únicos que podem tirar uma vida de forma definitiva, apesar de não poderem constituir família nem terem propriedades. Cada Ceifador tem um manto de cor diferente e o nome de um patrono da era pré-Nimbo-Cúmulo, além de um método próprio de “coleta”. Além disso, quase todos eles concordam que não se deve gostar do trabalho. Quase todos.

É neste cenário que conhecemos os protagonistas, Citra e Rowan, dois adolescentes que se vêem envolvidos numa trama sinistra de política e morte quando são convidados para serem aprendizes de um ceifador. Como ceifadores geralmente só aceitam um aprendiz, eles são obrigados a competir pelo título e, pior, o perdedor será coletado pelo vencedor. E como as coisas sempre podem piorar, a morte misteriosa de um ceifador complica ainda mais a vida dos dois.

Como uma adaptação para o cinema já foi anunciada antes mesmo de o livro ser lançado, eu vou usar no post fotos dos atores que eu imaginei para cada personagem.


 preciso de Zendaya ou Amandla Stenberg como Citra 

Citra Terranova (amei o nome) é a primeira personagem que a gente conhece no livro. Ela vem de uma família legal e carinhosa e é inteligente e esforçada. Apesar de prática, ela nunca deixa de se importar como aspecto humano do “trabalho”, jurando que nunca vai gostar de tirar vidas. Ela é esperta, tem raciocínio rápido e muita disposição para aprender. Sua curiosidade e sua teimosia são fundamentais no desenrolar da investigação da morte de um dos personagens. Citra também é gentil e determinada e não vai desistir da disputa.
o Dylan Minnette sempre foi o Rowan na minha cabeça
O Rowan, coitado, é o filho negligenciado de uma família grande demais, aquele em que ninguém nunca presta atenção. Para lidar com tanta rejeição (vai por mim, a família dele é horrível), ele cria uma fachada de “durão” e resiliente mas a gente percebe que ele quer a atenção que nunca teve. Ele começa como um jovem inteligente e perspicaz e vai se tornando mais dissimulado por conta das dificuldades que enfrenta ao longo da história; e consegue se conectar até com as pessoas que deveria evitar. Eu gosto do fato dele ser um rejeitado que só quer ser notado ̶p̶e̶l̶o̶ ̶s̶e̶n̶p̶a̶i̶ pelas razões certas.
a rabugice em pessoa, Harrison Ford
O Honorável Ceifador Faraday é quem começa a treta toda, adotando dois pupilos e treinando os jovens na arte da “coleta”. Rabugento 87% do tempo, ele usa estatísticas para procurar pessoas que teriam morrido em acidentes na era da mortalidade. Ele é muito ético e rígido no seu treinamento, fazendo de tudo para treinar aprendizes dignos e eficientes. Faraday também é um ceifador que prefere pedir desculpas a pedir permissão, o que pode parecer irresponsável mas ele tem suas razões. Esse comportamento faz ele se envolver em algumas encrencas com a Ceifa, como a gente descobre mais para frente.
Helen Mirren como a Ceifadora Curie (Rainha, né, mores?)
Eu simpatizei com a Honorável Ceifadora Curie desde o começo, afinal de contas, ela escolheu como patrona minha cientista favorita. Além disso, ela é uma senhorinha elegante e rígida, com um ar meio Minerva McGonagall, sabe? Ela é da velha guarda da Ceifa, digamos assim, e uma ceifadora que tenta ser o mais justa possível em suas coletas. Além de apoiar seu/sua pupilo(a) (não posso revelar porque seria spoiler), apesar das decisões temerárias dessa pessoa. A Curie é uma mentora sensacional e uma pessoa boa de verdade.
Vincent D'Onofrio bem maligno como o Ceifador Goddard
O Honorável Ceifador Goddard é um daqueles caras que dá um frio na espinha só de olhar. Ele é o líder de um grupo de ceifadores que se divertem com seu trabalho e são adeptos da coleta em massa. Eles basicamente cometem massacres e um deles usa um lança-chamas com arma. Egocêntrico e abusivo, mas extremamente carismático, ele manipula todos ao redor para conseguir o que quer. E o que ele quer envolve fama e poder. Goddard é um vilãozão das antigas, bem perigoso e desprezível. 
Michael Clarke Duncan teria sido ótimo Alto Punhal
Eu fico até com pena do Alto Punhal Xenócrates. Ele acha que sabe de muitas coisas e que manda na Ceifa, que controla todos ao seu redor, mas é tão manipulável quanto qualquer um deles. Ele poderia ser uma boa pessoa se não fosse fraco de vontade e tivesse uma tendência a quebrar regras.
Keiynan Lonsdale ficaria ótimo como Volta
O Honorável Ceifador Volta, outro coitado, é bom e sensível demais pra andar com a galera doida que segue o Goddard. Como jovem ceifador, ele orbita o grupo tentando encontrar sua própria identidade. No fundo, lá no fundo, ele é um cara até decente que tem os amigos errados.

O roteiro do livro tem umas reviravoltas muito interessantes tanto no meio quanto no fim (a do final é a minha favorita), ao mesmo tempo que explica o cenário de forma muito eficiente. Eu adoro reviravoltas e personagens morrendo e vilões fáceis de odiar, então o livro foi um prato cheio pra mim.
eu lendo as últimas páginas
Muito bom como reimaginação da figura do ceifador como criatura mitológica e pessoa. O Ceifador tem roteiro e desenvolvimento de personagens excelentes. Já foi anunciado que a série será uma trilogia então, apesar de eu achar que o final funciona pra um livro solo, mal posso esperar para ver como vão ser os próximos volumes.
Comentários
8
Compartilhe

8 comentários:

  1. Já tinha lido alguns comentários sobre este livro, mas não sabia que já seria adaptado para o cinema.
    Gosto muito de histórias com reviravoltas, então acredito que isso irei gostar no livro, achei bem interessantes os personagens e já estou muito ansiosa para ler este livro.

    ResponderExcluir
  2. Oi Tamy!
    Sabe aquele livro que tira seu fôlego desde a primeira vez que você lê a sinopse?
    Esse livro fez isso comigo, e depois de ler sua resenha, só fiquei mais ansiosa para ler. Adorei as fotos que você selecionou.
    Beijokas
    Quanto Mais Livros Melhor

    ResponderExcluir
  3. Tammy!
    Já tinha lido sobre o livro e muito interessada fiquei para fazer a leitura, primeiro porque é uma ficção fantasia bem diferente das que estamos acostumadas a ler por aí e também, porque questiona a sociedade. Se tivéssemos tudo às mãos, como moradia, saúde, vida 'eterna', realmente a sociedade se estagnaria e não iríamos mais em busca de nossos objetivos, seria perfeito por uma parte e por outra, totalmente inadequada.
    O que me deixou mais intrigada foi por saber como é feita a triagem dos ceifadores, já mantém tanto poder...
    Desejo uma semana de luz e paz!
    “Não há saber mais ou saber menos: Há saberes diferentes.” (Paulo Freire)
    Cheirinhos
    Rudy
    TOP COMENTARISTA DE JULHO 3 livros, 3 ganhadores, participem.
    http://rudynalva-alegriadevivereamaroquebom.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  4. Olá,
    Já tinha visto esse livro porém nunca me chamou atenção sobre ele mas ao ler a resenha e ver do que se trata a historia, realmente ela é muito boa, tem aquele ar de aventura, assassinato (sendo que o cara trabalhar para tirar vida, então acho que seria assasinato) mas tem uma historia maravilhosa e bem envolvente, com certeza seria uma otima leitura.

    ResponderExcluir
  5. Apesar dos dois personagens principais serem adolescentes, fiquei com vontade de ler. Achei interessante isso de viver em uma sociedade em que as pessoas cada vez mais conseguem viver e é preciso reinventar formas de controlar o crescimento da população, nesse caso com os tais ceifadores..
    Não sabia que ia ter o filme, tomara que eles façam direitinho e captem a mensagem de forma correta, detesto filmes baseados em livros que deturpam a história ¬¬

    ResponderExcluir
  6. Hey,

    Sou apaixonada por distopias e essa com certeza chamou a minha atenção, já tinha visto o livro em outros blogs mas nunca parei pra ler a resenha e adorei, fico feliz por já ter um filme a caminho, pretendo ler logo para aguarda ansiosamente o filme.

    ResponderExcluir
  7. eu li um livro do shusterman e simplesmente me apaixonei
    a cada resenha que eu leio do ceifador, mas eu quero ler. achei legal saber que a história tem várias reviravoltas e sem falar que trata de questões políticas.
    ah adorei sua escalação para a adaptação

    ResponderExcluir
  8. Quero tanto ler este livro, desde a primeira vez que li uma resenha sobre ele eu adorei e fiquei curiosa para conhecer a obra.

    Mas, não sabia que teria adaptação, isso me deixou mais ansiosa ainda para ler.

    ResponderExcluir

Seu comentário é sempre bem-vindo e lembre-se, todos são respondidos.
Portanto volte ao post para conferir ou clique na opção "Notifique-me" e receba por e-mail.
Obrigada!

 
imagem-logo
De Tudo um Pouquinho - Copyright © 2016 - Todos os direitos reservados.
Layout e Programação HR Criações