23 de set de 2017


[Seriando um Pouquinho] The Paradise



Sinopse: The Paradise acompanha a vida da jovem Denise (Joanna Vanderham) que, após a morte do pai, vai para Londres, onde arranja um emprego na loja de departamentos conhecida como The Paradise, passando a trabalhar com a Srta. Audrey (Sarah Lancashire), responsável pelo departamento feminino. A loja é de propriedade de John Moray (Emun Elliott), homem que influencia Denise, abrindo-lhe a mente para as transformações que o mundo está sofrendo.

Mais uma vez a Netflix vem acabar com o meu planejamento de colocar minhas séries em dia, ao me sugerir uma nova série para assistir. Esta não é tão nova, mas não foi exibida no Brasil. The Paradise é uma produção da BBC one, adaptada para o Norte da Inglaterra. A história é baseada na obra  "Au Bonheur des Dames" (O Paraíso das Damas) do escritor francês Émile Zola.

A série conta a história de Denise Lovett, uma jovem que sai do interior para morar com seu tio alfaiate, na cidade grande. Seu tio não é capaz de sustentá-la por conta da crise e a indica para trabalhar como vendedora na “The Paradise”, uma loja de departamentos gerida pelo Sr. John Moray, um viúvo que está em um novo relacionamento com Katherine Glendenning. Katherine, por sua vez é filha de um banqueiro e principal investidor da loja de Moray.


Se passando na Era Vitoriana, a trama traz muitos dramas que achamos inconcebíveis e ao mesmo tempo são tão presentes na nossa vida. Primeiramente a questão da posição da mulher na sociedade. Denise é uma empreendedora nata, visionária, criativa e querida pelos funcionários, tem várias idéias que conquistam e chamam atenção dos clientes, entretanto, se vê impossibilitada de se destacar ainda mais por ser mulher. A impotência feminina também pode ser vista na personagem Katherine, que é filha única de um importante cavalheiro da sociedade e precisa se casar para mostrar seu valor. Isso não a incomoda, ela deseja ter um marido para servir, ser seu alento. O tema é tratado de maneira sutil. Katherine, como jovem da nobreza, sonha com casamento e a possibilidade de colocar sua vida à dispor do marido. Para as jovens que trabalham acabam abdicando do casamento por não poder conciliar o trabalho com a dedicação à família.


O romance entre Denise e Moray é evidente, mas é bem construído. Eles não se apaixonam à primeira vista. Temos diálogos em alguns episódios, onde Denise afirma que não deseja casar com Moray, e sim, ser como ele, ela o admira como homem de negócios, empreendedor, aventureiro. Já Moray vê em Denise uma campeã de vendas, uma moça criativa que pode o ajudar a expandir seu negócio. Com o tempo o sentimento vai crescendo entre ele e a põe na situação de estar apaixonada pelo chefe, um homem noivo de uma mulher rica.



A produção é primorosa com os detalhes. O cenário,  o figurino e a maneira de se portar de todos os personagens remetem à era vitoriana. São um deleite para o olhar do espectador. Os dramas também são muito bem escritos, dramas simples que são resolvidos nos próprios episódios, enquanto o grande drama que é o amor entre Denise e Moray se desenvolve por toda a temporada. Uma coisa boa é que a temporada é curta. são apenas 8 episódios em cada uma das duas temporadas.


Os personagens são bem construídos e todos podem mostrar uma face de vilão ou de mocinho dependendo de suas atitudes. E o quanto eles ajudam ou atrapalham Denise e Moray. um exemplo é Clara, que apaixonada por Moray não gosta de Denise na primeira temporada, entretanto na segunda, se revela uma boa amiga. Katherine também tem mudanças, por ser o empecilho para o amor dos protagonistas, ela é uma vilã, que sofre e desperta o sentimento de empatia dos espectadores em alguns momentos.


A série acabou sendo cancelada após a segunda temporada, não por falta de qualidade ou de aceitação da crítica e do público. Mas acabou disputando atenção com uma gigante na Inglaterra que foi Downton abbey. Atualmente, podemos assistir as duas temporadas na Netflix.


Elenco:
Emun Elliott como John Moray.
Joanna Vanderham como Denise Lovett.
Elaine Cassidy como Katherine Glendenning.
Sarah Lancashire como Menina Audrey.
Matthew McNulty como Dudley.
Peter Wight como Edmund Lovett, tio de Denise.
David Hayman como Jonas.
Stephen Wight como Sam.
Sonya Cassidy como Clara.
Ruby Bentall como Pauline.
Finn Burridge como Arthur.
Patrick Malahide como Senhor Glendenning.

Comentários
6
Compartilhe

6 comentários:

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  2. Que ótima dica Miau, assisti e amei essa série e é uma pena que ela só tenha 2 temporadas, fiquei com gostinho de quero mais depois que acabei de assistir. Os atores são muito bons e a construção da história é primorosa, nos vemos envolvidos e torcendo rapidamente, achei a questão da falta de oportunidade apesar do evidente talento de Denise algo muito interessante de acompanhar e é impossível não fazermos um paralelo com tudo o que as mulheres conquistaram ao longo dos anos apesar de ainda não ser o ideal. Post maravilhoso e essa série vale muito a pena ;)

    ResponderExcluir
  3. Miau!
    Não tinha ouvido falar da série, mas gostei da grandiosidade dos figurinos e cenários, sem contar que tem drama e romance.
    Uma pena ter sido cancelada.
    Concorrer dom Downton Abbey é covardia...
    Desejo um final de semana maravilhoso!!
    “O primeiro passo para a cura é saber qual é a doença.” (Provérbio Latino)
    Cheirinhos
    Rudy
    TOP COMENTARISTA DE SETEMBRO 3 livros, 3 ganhadores, participem.

    ResponderExcluir
  4. Oi Miau, tudo bem?
    Aaaaah como assim, você nos indica uma série que parece ser tão boa, mas que foi cancelada hahaha
    Adorei todos esses figurinos e cenários, fiquei super curiosa para conhecer melhor a série, mas apreensiva de me apaixonar e acabar ficando órfã.
    Beijos

    ResponderExcluir
  5. Olá! Tudo bem?
    Bom, eu não conhecia essa série, mas me interessei por ela e olha que não gosto muito sobre o tema época, mas os figurinos e os cenários estão lindos! Vou começar a ver essa semana e espero que eu goste.
    Ah, que pena que a série tenha sido cancelada. Odeio quando isso acontece:/
    Beijos, obrigada pela dica!

    ResponderExcluir
  6. Olá!
    Não tinha conhecimento dessa serie, mas gostei dela. Tem um estilo romance de época, uma historia super interessante, a trama tem para tudo dar certo. Pena que não tenho netflix. Espero encontra para ver e também super triste que foi cancelada né.

    ResponderExcluir

Seu comentário é sempre bem-vindo e lembre-se, todos são respondidos.
Portanto volte ao post para conferir ou clique na opção "Notifique-me" e receba por e-mail.
Obrigada!

 
imagem-logo
De Tudo um Pouquinho - Copyright © 2016 - Todos os direitos reservados.
Layout e Programação HR Criações