9 de out de 2017


[Além das Páginas] A Menina dos Olhos Molhados


No Além das Páginas de hoje vamos levar vocês às cidades que são cenário do livro A Menina dos Olhos Molhados, da Marina Carvalho.

Então vamos lá...

Iriri - O balneário de Iriri fica na cidade de Anchieta, no Estado do Espírito Santo e é nessa cidade que Bernardo e Rafaela, que estão de férias, se "conhecem". Tendo como um dos cenários a Praia dos Namorados.



Praia dos Namorados - Crédito
Belo Horizonte - Mas é em Belo Horizonte que o casal realmente passará a interagir e podemos conhecer um pouco da capital mineira através deles. Belo Horizonte é a capital do Estado de Minas Gerais e fica no sudeste do país. Alguns lugares citados, por exemplo são os bairros Sion, Savassi, Gutierrez e Aglomerado da Serra. O Sion é considerado um bairro de classe média-alta na região centro-sul da cidade, enquanto Savassi - que faz divisa com ele - é um bairro nobre, de classe alta, conhecida pela grande quantidade de bares e desenvolvimento do comércio, considerado uma das regiões mais prestigiadas da capital. Gutierrez também é considerado um bairro de classe média-alta, mas fica na região oeste da cidade e recebeu esse nome porque a região do bairro pertencia à tradicional família Gutierrez. O Aglomerado da Serra é a maior favela de Minas Gerais e considerada a segunda maior do país - perdendo apenas para a favela da Rocinha. Fica na região sul da cidade de Belo Horizonte e possui uma população aproximada de 46 mil habitantes.

Bairro Sion, em Belo Horizonte
Redentor Bar, em Savassi
Aglomerado da Serra
Gutierrez
Algumas cidades são citadas rapidamente, por serem caminho em uma viagem, por serem onde Bernardo gosta de fazer turismo ecológico, explorando suas trilhas ou, no caso de São Pedro dos Ferros, a cidade onde Rafaela nasceu.

Nova Lima - Integra a região metropolitana de Minas Gerais e o fato de fazer divida com a região centro-sul de Belo Horizonte - área mais rica da cidade - tem feito com que muitas pessoas de classe alta se mudem para Nova Lima, que instalam-se nos diversos condomínios de luxo da cidade.

Praça Principal - Nova Lima
Brumadinho - A cidade ganhou esse nome por conta da proximidade com a antiga vila de Brumado Velho, que por sua vez, recebeu esse nome por conta das brumas, muito comuns na região montanhosa em que se situa o município. Apesar da pequena população, a cidade é considerada de muita importância para o Estado por conta de seus mananciais de água. Na cidade também podemos encontrar o Instituto Inhotim - que combina museu de arte contemporânea com jardim botânico e o Parque Estadual da Serra do Rola- Moça, com muitas trilhas e mirantes.

Parque Estadual da Serra do Rola-Moça

Caxambu - Município na região sul do Estado e uma das principais cidades do circuíto das águas de Minas Gerais e conhecida como importante estância hidromineral.

Teleférico de Caxambu
Mata do Parque das Águas
Lavras Novas - Cidadezinha típica de Minas Gerais com vilarejos, ruas de pedras e cachoeiras convidativas. Localizada a 117 km de Belo Horizonte e a 17 km de Ouro Preto oferece opções para quem quer descansar - a cidade conta com pouco mais de 1.500 habitantes - e para quem quer passear e praticar esportes radicais.


Pousada Chalé do Trovão
São Pedro dos Ferros - Cidade com pouco mais de 8 mil habitantes e área de 400 km², fundada em 1849 pelos irmãos Silvério, Manoel e José Rodrigues Ferro, que deram a cidade o nome em homenagem à São Pedro, discípulo de Jesus Cristo, unido ao seu sobrenome.

Igreja de São Pedro dos Ferros

E aí, algum de vocês já conhecem essas cidades? Eu nunca fui em Minas Gerais, mas as imagens são absolutamente lindas, não é mesmo? Ficaram com vontade de conhecer?
Comentários
3
Compartilhe

3 comentários:

  1. Lay!
    Conheço apenas Caxambu e Belo Horizonte que são lindas, assim como todos os outros lugares.
    Nunca tinha ouvido falar em Iriri e fiquei com muita vontade de conhecer.
    Desejo uma ótima semana produtiva!
    “Saber quando se deve esperar é o grande segredo do sucesso.” (Xavier Maistre)
    Cheirinhos
    Rudy
    TOP COMENTARISTA DE OUTUBRO 3 livros, 3 ganhadores, participem.

    ResponderExcluir
  2. Não tive oportunidade conhecer esse lindos lugares, mas parecem ser um ótimo lugar para viajar.
    Incrível como o brasil tem lugares tão lindos!

    beijos
    She is a Bookaholic

    ResponderExcluir
  3. Oi Lay
    eu gosto quando cidades reais são citadas em livros, pq dá p gente ver as fotos e imaginar a história desenrolando por lá!
    Adorei as fotos, mas não conhecia o livro!

    Bjooos
    muitospedacinhosdemim.blogspot.com.br

    ResponderExcluir

Seu comentário é sempre bem-vindo e lembre-se, todos são respondidos.
Portanto volte ao post para conferir ou clique na opção "Notifique-me" e receba por e-mail.
Obrigada!

 
imagem-logo
De Tudo um Pouquinho - Copyright © 2016 - Todos os direitos reservados.
Layout e Programação HR Criações