5 de nov de 2017


[Resenha] Trago seu Amor de Volta - Ique Carvalho

Ficha Técnica 

Título: Trago seu Amor de Volta
Autor: Ique Carvalho
ISBN: 978-85-431-0543-7
Páginas: 240
Ano: 2017
Editora: Sextante
Trago seu amor de volta sem pedir nada em trocaA vida de Ique Carvalho era tranquila e parecida com a de muitos jovens de Belo Horizonte, sua cidade natal. Ele morava com os pais e os irmãos, era apaixonado pela namorada e trabalhava na agência de publicidade da qual era sócio. Suas impressões sobre o cotidiano iam para o blog The Love Code, onde podia dar vazão ao seu talento para escrever. Até que, em 2013, dois fatos fizeram tudo virar de ponta-cabeça. Na mesma semana, seu namoro teve um fim traumático e o pai recebeu o diagnóstico de uma doença degenerativa grave, que o mataria aos poucos. Sem chão e em meio a um turbilhão, foi no blog que encontrou refúgio para expressar seus sentimentos. Os textos fortes e genuínos acabaram viralizando, popularizando o site e dando a Ique milhares de fãs e seguidores. Suas palavras possuem o incrível dom de ser, ao mesmo tempo, simples e profundamente verdadeiras, traduzindo o que há de mais puro e desejável no amor. Essa mesma capacidade de causar impacto e despertar as emoções dos leitores permeia as reflexões tocantes de Trago seu amor de volta, seu aguardado segundo livro solo. Ique mais uma vez demonstra sua vocação única como cronista do amor em todas as suas expressões.

Resenha

Sobre todas as formas de amar. Segundo livro solo de Ique Carvalho, Trago seu amor de volta tem o mesmo ritmo e proposta de seu primeiro livro: falar sobre amor sem medo de julgamentos. Ique escreve a partir de sua experiência e seus textos não se limitam a relacionamentos amorosos, pelo contrário, passeia pelos diversos tipos. Seu amor pelo pai, por sua mãe, pelas pequenas atitudes e gestos que o deixam feliz.
Não se preocupe com isso. Todo começo vem de um final.
P. 17
Através de seus textos, Ique expõe o seu sentimento sobre as coisas/pessoas que o cercam. E é interessante o fato de cada texto ser acompanhado por uma música, como as músicas pensadas para cada situação se encaixam e dão mais intensidade ao que foi escrito. Para mim, foi uma experiência completamente diferente ler os textos escutando as músicas. Quando li Faça amor, não faça jogo não escutei as músicas destinadas para cada texto, não interfere na compreensão caso não escute, e pensei em reler escutando para verificar se a experiência seria parecida com a quela senti lendo Trago seu amor de volta.
Eu queria mais sinceridade neste mundo cheio de vaidade.
P. 23
A ideia de criar um blog e falar sobre amor, sobre as suas experiências em relação ao amor, é corajosa em tempos onde a indiferença é latente. Ique escreve textos simples e de uma verdade profunda. Os textos em que ele conta o relacionamento dele com pai são intensos, as pequenas coisas que faziam toda a diferença na vida de ambos. Através dos textos, Ique nos conta como foi a experiência dele com seu pai após o diagnóstico e, a sensação que tive, era de estar lendo sobre um homem que, mesmo sabendo que ia partir em breve, viveu com amor.
A razão por que doi tanto se separar é porque o coração não foi feito para quebrar.
P. 61
Afinal, o amor é isto: cuidar do outro sem ele perceber.
P. 67
Como disse anteriormente, os textos são sobre todas as formas de amor. Inclusive o amor próprio, como antes de você estar preparado para compartilhar a vida com alguém, você deve se amar primeiro para poder amar o outro. Ique escreve sobre coisas que grande parte das pessoas prefere esconder para não parecer fraco ou sensível demais. Ele não tem medo de falar sobre o amor e como ele é importante nas relações. Acredito que isso seja o ponto principal de seu sucesso: não ter medo de falar sobre amor.
Porque, para ser feliz, você não precisa de alguém.
Você só precisa amar, todos os dias,
a sua extraordinária e simples vida.
P. 72
Aproveite cada segundo ao lado da pessoa mais importante da sua vida.
P.77
Sem dúvidas os textos que abordam sobre o pai de Ique são os meus preferidos. Nos faz refletir sobre a vida, de como levamos as coisas e as vezes como não apreciamos os pequenos gestos. Ler os textos sobre o pai de Ique também nos inspira coragem de viver apesar de todas as dificuldades da vida. De todas as coisas que podem nos colocar para baixo e mesmo assim continuar acreditando que tudo vai melhorar e aproveitar cada minuto.
O amor ensina a sorrir.
E o coração, a nunca desistir.
P. 102
Esperança é quando você transforma seu sofrimento em amor.
P.197
Trago seu amor de volta - sem pedir nada em troca - é mais do que recomendado para as pessoas que desejam ler sobre amor sem amarras, sem medo, sem julgamentos, sobre o amor que liberta e, que mesmo na dificuldade, também cura.
Em vida, meu pai amou as pessoas em vez das coisas.
E agora que ele partiu,
em vez de chorar, vou agradecer por todo o tempo que eu tive ao lado dele,
aprendendo, vivendo
e por ele ter deixado a única coisa que realmente tem valor:
o amor.
P. 220
AmazonCultura | Livraria da Folha
Comentários
5
Compartilhe

5 comentários:

  1. Auri!
    Um livro que fala de amor não pode de forma alguma ser ruim, ainda mais quando fala de família também, a entidade principal de nossas vidas.
    E saber que a cada início de capítulo, tudo começa com uma música, torna o livro uma delícia!
    Quero conferir!
    Desejo uma ótima semana de luz e paz!!
    “É prova de inteligência saber ocultar a nossa inteligência.” (François La Rochefoucauld)
    cheirinhos
    Rudy
    TOP COMENTARISTA novembro 3 livros, 3 ganhadores, participem!

    ResponderExcluir
  2. Livros com músicas são D+, cria uma atmosfera totalmente impressionante!
    MOrrendo de vontade de ler estes textos do Ique, é uma ótima dica.

    ResponderExcluir
  3. Oi Auri
    Eu não conhecia o autor e o título do livro me chamou a atenção.
    Pela resenha, fiquei bastante curiosa pra conferir a escrita do Ique Carvalho.


    Bjoooooos
    muitospedacinhosdemim.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  4. Não conhecia o livro, acho que ele pode dar uma boa leitura, mas não me empolguei tanto assim para ler.

    ResponderExcluir
  5. Não conhecia o autor, mas a história me agradou muito. Parece simples e da para ler rapido. Na primeira oportunidade vou arriscar e ler esse livro.

    ResponderExcluir

Seu comentário é sempre bem-vindo e lembre-se, todos são respondidos.
Portanto volte ao post para conferir ou clique na opção "Notifique-me" e receba por e-mail.
Obrigada!

 
imagem-logo
De Tudo um Pouquinho - Copyright © 2016 - Todos os direitos reservados.
Layout e Programação HR Criações