Ficha Técnica
Título: As Perfeccionistas
Título Original: The Perfectionists
Autor: Sara Shepard
ISBN: 978-85-7980-357-4
Páginas: 287
Ano: 2017
Tradutor: Joana Faro
Editora: Rocco Jovens Leitores
Autora da série bestseller Pretty Little Liars, que virou seriado de TV, Sara Shepard apresenta uma nova trama envolvendo cinco garotas e um crime em As perfeccionistas, primeiro de uma duologia. Desta vez, o cenário da trama é Beacon Heights, Washington, onde Mackenzie, Ava, Caitlyn, Julie e Parker frequentam o último ano do ensino médio. Enquanto planejam seu futuro e lidam com suas próprias questões pessoais e familiares, algumas nem um pouco louváveis, as cinco descobrem algo em comum: todas elas odeiam o mesmo garoto, o rico e convencido Nolan. E arquitetam um plano de assassinato perfeito. Mas quando Nolan aparece morto exatamente do jeito que elas haviam imaginado, Mackenzie, Ava, Caitlyn, Julie e Parker precisarão provar que não são culpadas, enquanto suas vidas – e seus segredos – desmoronam ao redor.
Resenha
Conhecida e popularizada devido a sua grande – literalmente, são 16 livros – série de sucesso Pretty Little Liars (PLL), a autora norte-americana Sara Shepard acaba de ter seu último lançamento publicado no Brasil pelas mãos da Rocco Jovens Leitores.

Em meu primeiro contato com a escrita de Sara, tenho que ser sincero e confessar que esperava muito mais. Sempre desejei ler Pretty Little Liars, mas devido a extensa quantidade de livros e o valor alto dos mesmos, desisti. Com uma narrativa pobre, desenrolar engessado e personagens nem um pouco carismáticas, “As Perfeccionistas” me parece mais um reaproveitamento de uma antiga fórmula, e até mesmo para mim que nunca li nada antes da autora, senti como se tal fórmula já fosse datada.
Ela se levantou depressa, pegou suas coisas e saiu sorrateiramente da loja antes que Blake pudesse impedi-la. Saiu às pressas pela porta da frente, balançando os sininhos. Assim que chegou lá fora a chuva molhou seu rosto, ela percebeu a enormidade do que tinha feito.
P. 51
A história basicamente gira em torno de cinco garotas, que aparentemente nem amigas íntimas são, que durante uma certa aula fazem uma “brincadeira”, onde o intuito seria matar Nolan, um popular colega de escola que além de muito escroto com todos, obtém podres e segredos de algumas delas.
Porém, certo dia, durante uma festa, Nolan é encontrado morto, e depois de uma investigação é revelado que ele foi assassinado, não curiosamente, da mesma forma que as meninas tinham insinuado durante a tal aula. Daí em diante vamos descobrindo o passado das meninas e a relação de cada um com o falecido, ferramenta que querendo ou não, cria uma possível justificativa – ou pelo menos motivo –, para uma delas – ou todas – de fato cometerem tal crime.
Ava tinha ligado para todo mundo naquela tarde para dizer que alguém a vira conversando com Nolan no andar de cima.
P. 149
Algumas das meninas – seus nomes são Mackenzie, Ava, Caitlyn, Julie e Parker – se mostram bem interessantes de um ponto de vista de desenvolvimento da história, pois possuem muitas nuances, já outras são bem vazias e aparentemente desnecessárias para enriquecer o plot principal. Porém, por dividir o foco da narrativa entre cinco perspectivas diferentes, as personagens que de fato são interessantes, acabam perdendo espaço para outras, o que prejudica demais o livro.
Talvez a melhor coisa de “As Perfeccionistas” seja seu mistério. Afinal, se as meninas afirmam que não mataram Nolan, quem o fez? Tristemente, tal suspense não é tratado como a estrela da obra, e durante muitos capítulos a única menção em relação a isto é de que Nolan foi morto. Questionar e tentar inserir uma investigação mais rica perante as personagens, ao meu ver, daria um fôlego diferente ao livro, de uma maneira bem positiva.
Sua pulsação começou a se acelerar outra vez quando ela percebeu que não tinha sido totalmente sincera com Alex. O que contara era quase a verdade… mas deixava muito de fora. Tudo sobre Nolan.
Tomara que ele nunca precisasse saber.
P. 207
Minha decepção foi coroada ao chegar no último capítulo e descobrir que o assassinato não foi desvendado, e que sim, haverá uma continuação. “As Perfeccionistas” faz parte de dois volumes – nada comparado aos 16 de PLL –, mas ainda assim, devido a vários fatores, não vi motivo para a obra ser dividida. Minha vontade de fato não é de conferir a continuação, mas talvez minha curiosidade seja maior, afinal, nunca digo não a um mistério… seja ele bom ou ruim.
Olá Tácio. Mesmo sendo praticamente uma xerox de PLL essa série me ganhou pela sinopse, mas com sua resenha meu entusiasmo se dissipou. Não conheço a escrita da autora mas também já tive vontade de ler PLL. Como você disse a trama tem tudo para ser um sucesso mas a autora explorou os pontos errados. Já vi que teremos muitas personagens fúteis e mesquinhas, algo que não me agrada muito. MAS a curiosidade sobre que assassinou Nolan fala mais alto e é claro que se tiver a oportunidade vou ler o livro. Desnecessária essa continuação, vamos torcer pra dois não virarem dezesseis. Beijos
ResponderExcluirOi Aline, nem brinca com isso hahaha Dois não podem virar dezesseis =ooo
ExcluirCaso essa oportunidade surja, depois me diz aqui o que achou.
Beijos
Tácio!
ResponderExcluirAndo em fase de não ler muitos livros onde o ambiente é estudantil, entretanto, o fato de haver um assassinato como as garotas planejaram e a partir daí elas se tornarem amigas, me deixou bem intrigada e com vontade de ler.
Pena que o assassinato não foi desvendado nesse livro e que haverá continuação...espero que leia e traga as novidades do próximo...kkkk
Um final de semana abençoado!
“Desejo a você e à sua família um Natal de Luz! Abençoado e repleto de alegrias. Boas Festas!” (Priscilla Rodighiero)
cheirinhos
Rudy
TOP COMENTARISTA dezembro 3 livros + 2 Kits papelaria, 4 ganhadores, participem!
Oi Rudy,
ExcluirEu estou contanto com esse mistério, se eu de fato ler a continuação, espero encontrar algo bem interessante.
=D
Oi, Tácio. Não gosto quando os livros são semelhantes uns aos outros, me incomoda. Parece ser o caso desse livro com a outra série da autora, né? Não gosto quando os personagens são mimados e fúteis, ainda mais quando o autor não sabe desenrolar bem a história.
ResponderExcluirOi Daiane, tem personagem que não dá pra gostar, ainda mais quando eles têm essas "qualidades" que você citou =p
ExcluirOlá, amo a escrita de Shepard e já devorei os 16 livros de Pretty Little Liars há algum tempo, logo quando vi esse lançamento fiquei muito curioso para ler a nova obra da autora. Ainda que beba dos mesmos clichês de PLL, As Perfeccionistas consegue prender a atenção do leitor, afinal o mesmo fica ávido para descobrir se as meninas são, de fato, culpadas. Realmente é desnecessário uma continuação, visto que a conclusão caberia muito bem com algumas adições de páginas nesse volume. Mas sabemos que é preciso lucrar e essa jogada de marketing não surpreende ninguém, né? Beijos.
ResponderExcluirOi Alison, grande guerreiro você! haha Queria mesmo ter lido a série toda de Pretty Little Liars. Gostei de ver que você que os leu, e que conhece bem a escrita da Shepard, concorda comigo da falta de necessidade de uma continuação.
ExcluirEsperar pra ver o que será desse mistério...
Beijos
Olá!
ResponderExcluirEu já li resenha sobre esse livro, a trama é bem envolvente. Tem uma premissa muito boa e uma historia bem interessante. Eu espero ler em breve!
Meu Blog:
Tempos Literários