15 de dez de 2017


[Resenha] As Perfeccionistas - Sara Shepard

Ficha Técnica

Título: As Perfeccionistas
Título Original: The Perfectionists
Autor: Sara Shepard
ISBN: 978-85-7980-357-4
Páginas: 287
Ano: 2017
Tradutor: Joana Faro
Editora: Rocco Jovens Leitores

Autora da série bestseller Pretty Little Liars, que virou seriado de TV, Sara Shepard apresenta uma nova trama envolvendo cinco garotas e um crime em As perfeccionistas, primeiro de uma duologia. Desta vez, o cenário da trama é Beacon Heights, Washington, onde Mackenzie, Ava, Caitlyn, Julie e Parker frequentam o último ano do ensino médio. Enquanto planejam seu futuro e lidam com suas próprias questões pessoais e familiares, algumas nem um pouco louváveis, as cinco descobrem algo em comum: todas elas odeiam o mesmo garoto, o rico e convencido Nolan. E arquitetam um plano de assassinato perfeito. Mas quando Nolan aparece morto exatamente do jeito que elas haviam imaginado, Mackenzie, Ava, Caitlyn, Julie e Parker precisarão provar que não são culpadas, enquanto suas vidas – e seus segredos – desmoronam ao redor.

Resenha


Conhecida e popularizada devido a sua grande – literalmente, são 16 livros – série de sucesso Pretty Little Liars (PLL), a autora norte-americana Sara Shepard acaba de ter seu último lançamento publicado no Brasil pelas mãos da Rocco Jovens Leitores.

“As Perfeccionistas” não foge muito do universo criado por Shepard em suas demais obras, e para saber disso nem precisei lê-las – assistir a finada série de TV ajudou nesse quesito. Resumidamente, aqui, existe um grupo de jovens meninas, muita fofoca, traição e ocasionalmente mortes, fatores recorrentes também em PLL.

Em meu primeiro contato com a escrita de Sara, tenho que ser sincero e confessar que esperava muito mais. Sempre desejei ler Pretty Little Liars, mas devido a extensa quantidade de livros e o valor alto dos mesmos, desisti. Com uma narrativa pobre, desenrolar engessado e personagens nem um pouco carismáticas, “As Perfeccionistas” me parece mais um reaproveitamento de uma antiga fórmula, e até mesmo para mim que nunca li nada antes da autora, senti como se tal fórmula já fosse datada.
Ela se levantou depressa, pegou suas coisas e saiu sorrateiramente da loja antes que Blake pudesse impedi-la. Saiu às pressas pela porta da frente, balançando os sininhos. Assim que chegou lá fora a chuva molhou seu rosto, ela percebeu a enormidade do que tinha feito.
P. 51
A história basicamente gira em torno de cinco garotas, que aparentemente nem amigas íntimas são, que durante uma certa aula fazem uma “brincadeira”, onde o intuito seria matar Nolan, um popular colega de escola que além de muito escroto com todos, obtém podres e segredos de algumas delas.

Porém, certo dia, durante uma festa, Nolan é encontrado morto, e depois de uma investigação é revelado que ele foi assassinado, não curiosamente, da mesma forma que as meninas tinham insinuado durante a tal aula. Daí em diante vamos descobrindo o passado das meninas e a relação de cada um com o falecido, ferramenta que querendo ou não, cria uma possível justificativa – ou pelo menos motivo –, para uma delas – ou todas – de fato cometerem tal crime.
Ava tinha ligado para todo mundo naquela tarde para dizer que alguém a vira conversando com Nolan no andar de cima.
P. 149
Algumas das meninas – seus nomes são Mackenzie, Ava, Caitlyn, Julie e Parker – se mostram bem interessantes de um ponto de vista de desenvolvimento da história, pois possuem muitas nuances, já outras são bem vazias e aparentemente desnecessárias para enriquecer o plot principal. Porém, por dividir o foco da narrativa entre cinco perspectivas diferentes, as personagens que de fato são interessantes, acabam perdendo espaço para outras, o que prejudica demais o livro.

Talvez a melhor coisa de “As Perfeccionistas” seja seu mistério. Afinal, se as meninas afirmam que não mataram Nolan, quem o fez? Tristemente, tal suspense não é tratado como a estrela da obra, e durante muitos capítulos a única menção em relação a isto é de que Nolan foi morto. Questionar e tentar inserir uma investigação mais rica perante as personagens, ao meu ver, daria um fôlego diferente ao livro, de uma maneira bem positiva.
Sua pulsação começou a se acelerar outra vez quando ela percebeu que não tinha sido totalmente sincera com Alex. O que contara era quase a verdade… mas deixava muito de fora. Tudo sobre Nolan.
Tomara que ele nunca precisasse saber.
P. 207
Minha decepção foi coroada ao chegar no último capítulo e descobrir que o assassinato não foi desvendado, e que sim, haverá uma continuação. “As Perfeccionistas” faz parte de dois volumes – nada comparado aos 16 de PLL –, mas ainda assim, devido a vários fatores, não vi motivo para a obra ser dividida. Minha vontade de fato não é de conferir a continuação, mas talvez minha curiosidade seja maior, afinal, nunca digo não a um mistério… seja ele bom ou ruim.

Amazon | Cultura | Livraria da Folha | Fnac
Comentários
9
Compartilhe

9 comentários:

  1. Olá Tácio. Mesmo sendo praticamente uma xerox de PLL essa série me ganhou pela sinopse, mas com sua resenha meu entusiasmo se dissipou. Não conheço a escrita da autora mas também já tive vontade de ler PLL. Como você disse a trama tem tudo para ser um sucesso mas a autora explorou os pontos errados. Já vi que teremos muitas personagens fúteis e mesquinhas, algo que não me agrada muito. MAS a curiosidade sobre que assassinou Nolan fala mais alto e é claro que se tiver a oportunidade vou ler o livro. Desnecessária essa continuação, vamos torcer pra dois não virarem dezesseis. Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Aline, nem brinca com isso hahaha Dois não podem virar dezesseis =ooo
      Caso essa oportunidade surja, depois me diz aqui o que achou.
      Beijos

      Excluir
  2. Tácio!
    Ando em fase de não ler muitos livros onde o ambiente é estudantil, entretanto, o fato de haver um assassinato como as garotas planejaram e a partir daí elas se tornarem amigas, me deixou bem intrigada e com vontade de ler.
    Pena que o assassinato não foi desvendado nesse livro e que haverá continuação...espero que leia e traga as novidades do próximo...kkkk
    Um final de semana abençoado!
    “Desejo a você e à sua família um Natal de Luz! Abençoado e repleto de alegrias. Boas Festas!” (Priscilla Rodighiero)
    cheirinhos
    Rudy
    TOP COMENTARISTA dezembro 3 livros + 2 Kits papelaria, 4 ganhadores, participem!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Rudy,
      Eu estou contanto com esse mistério, se eu de fato ler a continuação, espero encontrar algo bem interessante.
      =D

      Excluir
  3. Oi, Tácio. Não gosto quando os livros são semelhantes uns aos outros, me incomoda. Parece ser o caso desse livro com a outra série da autora, né? Não gosto quando os personagens são mimados e fúteis, ainda mais quando o autor não sabe desenrolar bem a história.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Daiane, tem personagem que não dá pra gostar, ainda mais quando eles têm essas "qualidades" que você citou =p

      Excluir
  4. Olá, amo a escrita de Shepard e já devorei os 16 livros de Pretty Little Liars há algum tempo, logo quando vi esse lançamento fiquei muito curioso para ler a nova obra da autora. Ainda que beba dos mesmos clichês de PLL, As Perfeccionistas consegue prender a atenção do leitor, afinal o mesmo fica ávido para descobrir se as meninas são, de fato, culpadas. Realmente é desnecessário uma continuação, visto que a conclusão caberia muito bem com algumas adições de páginas nesse volume. Mas sabemos que é preciso lucrar e essa jogada de marketing não surpreende ninguém, né? Beijos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Alison, grande guerreiro você! haha Queria mesmo ter lido a série toda de Pretty Little Liars. Gostei de ver que você que os leu, e que conhece bem a escrita da Shepard, concorda comigo da falta de necessidade de uma continuação.
      Esperar pra ver o que será desse mistério...
      Beijos

      Excluir
  5. Olá!
    Eu já li resenha sobre esse livro, a trama é bem envolvente. Tem uma premissa muito boa e uma historia bem interessante. Eu espero ler em breve!

    Meu Blog:
    Tempos Literários

    ResponderExcluir

Seu comentário é sempre bem-vindo e lembre-se, todos são respondidos.
Portanto volte ao post para conferir ou clique na opção "Notifique-me" e receba por e-mail.
Obrigada!

 
imagem-logo
De Tudo um Pouquinho - Copyright © 2016 - Todos os direitos reservados.
Layout e Programação HR Criações