18 de dez de 2017


[Resenha] Do Outro Lado - Carrie Hope Fletcher

Ficha Técnica

Título: Do Outro Lado
Título Original: On the other side
Autor: Carrie Hope Fletcher
ISBN: 978-85-9517-022-3
Páginas: 266
Ano: 2017
Tradutor: Cláudia Mello Belhassof
Editora: Fábrica231

Primeiro livro de ficção da jovem atriz, cantora e escritora britânica Carrie Hope Fletcher, que mantém um canal no Youtube muito popular na Inglaterra www.youtube.comItsWayPastMyBedTime. Do outro lado conta a emocionante jornada de Evie Snow, que morre aos 82 anos, serenamente e cercada pela família, mas descobre que ainda precisa acertar algumas contas com o passado para que sua alma consiga chegar ao Paraíso. Nesta espécie de segunda chance, Evie se vê aos 27 anos e sabe que precisa se livrar de culpas e segredos antes que seja tarde demais. Mas assim que começa a refazer a própria jornada, ela percebe que sabia pouco sobre a própria vida e que precisa recuperar o verdadeiro amor para encontrar a paz.

Resenha


Evie Snow parte dessa vida como muitos gostariam: uma morte tranquila, durante o sono e com sua família ao redor. A sua idade ao falecer era 82 anos, mas quando a protagonista chega a sala de espera, um lugar antes do seu céu particular, Evie tem 27 anos e a missão de se tornar mais leve para entrar no céu.

Essa sala de espera é o local onde as pessoas que morrem recentemente, e que estão "pesadas", ficam até cumprir com todas as exigências para entrar no céu. Esse "peso" do vida após a morte são todas as coisas que Evie trouxe de sua vida terrena. As angústias, medos, mágoas, segredos. A personagem precisa se desfazer de tudo aquilo que a mantêm na sala de espera e conta com ajuda de Dr. Lieffe, o senhor que trabalhava no prédio em que ela morava em sua passagem terrena.
- Quando uma pessoa olha para você, só vê o que está na superfície e costuma deixar passar grande parte dos detalhes. Quando uma você, ela vê quem você é, do que realmente é feita. Ela vê mais do que está diante dos olhos.
P. 49 
Dr. Lieffe é o guia e amigo de Evie para ela passar por todo esse processo. Ele explica o passo a passo para a que a protagonista consiga o seu objetivo final. Evie tem que voltar ao seu passado, andar entre os vivos, mesmo que eles não saibam que ela está lá, para trilhar o caminho para o seu céu particular. Em alguns momentos tive uma certa dificuldade em entender se o que estava sendo narrado era uma memória ou algo que estava acontecendo no pós morte.

A sensação que o livro nos dá é que a protagonista, e as outras pessoas que se encontram na sala de espera, tem uma segunda chance para resolver tudo aquilo que não foi resolvido em vida. Evie tem a plena consciência do que a mantêm na sala de espera, ela não passa pelo momento de negação das possíveis causas de estar nesse lugar. Ela sabe e está disposta a mudar essa situação.

Do outro lado tem uma ideia ótima em mostrar uma possibilidade de como seria o céu, como o céu se mostraria um lugar em que fomos felizes e, portanto, decidiríamos voltar na vida após a morte, mas tem alguns problemas em sua execução. Achei confusa a narrativa em diversos momentos, as vezes não fica claro se tudo aquilo ta acontecendo no pós morte ou se a personagem está relembrando histórias. A leitura é rápida, flui, mas em algumas passagens isso não é um ponto positivo, é como se tudo se resolvesse depressa e sem lógica. Já conhecia Carrie, a autora é irmã de um dos integrantes do McFLY e ela também canta, atua e assisti alguns vídeos de seu canal no YouTube. Faltava a experiência em ler algo dela e confesso que esperava mais. O livro não é ruim, pelo contrário, a ideia é ousada, inteligente e diferente, mas o desenvolvimento dessa ideia poderia ter sido outro.

Amazon
Comentários
5
Compartilhe

5 comentários:

  1. Olá Auri! Eu não conheço a Carrie e acho que as inconstâncias da trama se devem por este ser seu primeiro livro. A ideia é boa, leve e até mesmo serve para fazermos uma reflexão. Achei a capa muito bonita. Essa mistura de passado com presente na narrativa confunde o leitor mesmo, acho que me incomodaria bastante também, mas eu daria uma chance ao livro. Beijos

    ResponderExcluir
  2. Oi, Auri. Essa mistura de realidade com espiritualidade deve ser bem trabalhada, nos mínimos detalhes, né? Mas, é bom acompanharmos um personagem nessa jornada em busca dessa nova chance, de poder rever suas atitudes e tal.

    ResponderExcluir
  3. Olá, a obra se vende apenas pela autora que a escreve, afinal é perceptível que a trama não apresenta uma profundidade muito grande. Contudo, esse paradoxo envolvendo o pós-vida chama atenção, mantendo acesa a curiosidade de alguns. Beijos.

    ResponderExcluir
  4. Auri!
    Gosto quando os livros trazem uma volta ao passado e uma reflexão de como foi a vida e em que poderia ser melhorada.
    Ver que assuntos importantes são tratados aqui, como a relação abusiva dos pais, uma abnegação de amor, e outros tantos pontos, me deixou intrigada e curiosa por poder fazer a leitura.
    Que a semana seja abençoada!
    “Desejo a você e à sua família um Natal de Luz! Abençoado e repleto de alegrias. Boas Festas!” (Priscilla Rodighiero)
    cheirinhos
    Rudy
    TOP COMENTARISTA dezembro 3 livros + 2 Kits papelaria, 4 ganhadores, participem!

    ResponderExcluir
  5. Olá!
    Que livro interessante, tem uma premissa muito boa e uma historia bem envolvente. Gostei muito e espero ler algum dia essa obra.

    Meu Blog:
    Tempos Literários

    ResponderExcluir

Seu comentário é sempre bem-vindo e lembre-se, todos são respondidos.
Portanto volte ao post para conferir ou clique na opção "Notifique-me" e receba por e-mail.
Obrigada!

 
imagem-logo
De Tudo um Pouquinho - Copyright © 2016 - Todos os direitos reservados.
Layout e Programação HR Criações