5 de dez de 2017


[Resenha] Querido John - Nicholas Sparks

Ficha Técnica 

Título: Querido John
Título Original: Dear John
Autor: Nicholas Sparks
ISBN: 978-85-8041-771-5
Páginas: 241
Ano: 2017
Tradutor: Paulo Geiger
Editora: Arqueiro
Querido JohnApós uma juventude de rebeldia e bebedeira, John Tyree decidiu dar início a um novo capítulo em sua vida e se alistou no Exército. Um ano depois, agora um novo homem, ele retorna a Carolina do Norte para passar um tempo com o pai. Uma tarde, ele conhece a garota de seus sonhos. Além de ser linda, Savannah é amigável, de sorriso fácil, um exemplo de boa conduta e altruísmo. Um sentimento arrebatador nasce entre os dois. No entanto, John precisa voltar para a Alemanha a fim de concluir o serviço militar. Savannah decide esperar por ele, enquanto o jovem soldado promete que, após esse período, vai ficar para sempre ao lado da mulher que conquistou seu coração. O que nenhum dos dois poderia esperar eram os eventos do 11 de Setembro. Enquanto John entra em combate no Iraque, Savannah precisa reunir forças para superar a dor da distância. Nesse cenário de saudade e incertezas, uma simples carta pode mudar a vida dos dois para sempre.

Resenha

Um dos livros mais vendidos de Nicholas Sparks, Querido John, ganhou edição em setembro pela Editora Arqueiro. O livro foi publicado aqui no Brasil pela primeira vez pela Editora Novo Conceito. Essa nova edição conta com uma capa belíssima e que faz referência a história, felizmente fugindo ao costume de  casais na capa de alguns livros do autor.

Dividido em três partes, Querido John nos conta a história de John e Savannah que tiveram seus destinos cruzados de maneira incomum. Um casal improvável, com temperamentos distintos, vivências completamente diferentes. John com um passado rebelde e agora um soldado e Savannah sempre envolvida com atividades sociais e disponível para ajudar a quem precisar.
O tempo é uma coisa relativa.
P. 81
Querido John é um livro sobre inseguranças e relacionamentos distantes, até quando as pessoas estão próximas. John sempre teve um relacionamento difícil com seu pai e quando começou a andar com pessoas erradas - em sua juventude -  isso piorou. Mas John sempre amou seu pai, mesmo rebelde sem nenhuma razão. Quando entrou para o exército criou responsabilidade e um dos assuntos que mais o aproximava de seu pai era a coleção rara de moedas que seu pai possuía. Era o assunto que o pai mais se sentia a vontade para debater e isso tudo tem uma razão que nos é dita durante a leitura. Já com Savannah era uma relacionamento que sobrevivia através das cartas que eles trocavam quando John não estava em casa.
- Eu amo você, pai.
- Também amo você, John.
- Vê se acha algumas moedas boas, está bem? - acrescentei, recuando - Quero saber tudo sobre elas.
P. 127 
Decisões importantes foram tomadas e que mudaram os rumos do futuro de John e Savannah. Confesso que Querido John não é meu livro preferido de Sparks, mas acompanhar uma personagem que cresce e se desenvolve assumindo seus erros e realizando decisões corajosas é muito bom. Tenho reservas quanto ao desenvolvimento do casal e o desfecho deste. Querido John é um livro destinado aos fãs de Sparks, para aqueles que já acompanham e que pretendem ler todos os livros do autor.
E então, quando ela ergue o rosto para a lua, parece que estou contemplando um milagre. Eu a vejo se embeber dessa visão e sinto o fluir das lembranças que Savannah desencadeou, desejando mais do que tudo fazê-la saber que estou aqui.
P. 247
Comentários
7
Compartilhe

7 comentários:

  1. Gosto muito da premissa deste livro a forma como o casal e desenvolvido, de forma que nos toca, e nos envolve. Bom, confesso que nunca li nenhum livro do autor, mas assistir a adaptação do filme, e de todos foi o que mais me emocionou. Confesso que não sei se irei ou não dar uma chance a leitura desta obra agora que a editora republicou a obra com uma nova edição, ainda pretendo pensar melhor a respeito.

    ResponderExcluir
  2. Auri!
    O livro realmente é um pouco diferente dos outros e a guerra é sempre um aditivo ao romance, aprendemos muito com os relatos. E o que dizer da dedicação de John ao pai? Comovente.
    O livro é realmente indicado.
    Que dezembro seja repleto de realizações e a semana cheia de luz e paz!
    “A melhor mensagem de Natal é aquela que sai em silêncio de nossos corações e aquece com ternura os corações daqueles que nos acompanham em nossa caminhada pela vida.” (Desconhecido)
    cheirinhos
    Rudy
    TOP COMENTARISTA dezembro 3 livros + 2 Kits papelaria, 4 ganhadores, participem!

    ResponderExcluir
  3. Oi Auri
    eu amooooooo Nicholas Sparks
    Mas como eu assisti o filme anos atrás, acabei perdendo a vontade de ler o livro...
    isso acontece quando inverto a ordem hehehehehe

    Bjooos
    muitospedacinhosdemim.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  4. Olá, gosto muito da adaptação dessa obra e sempre tive curiosidade de lê-la, algo que só aumentou depois da resenha. Aqui temos a marca registrada do autor que é colocar vários obstáculos que dificultam o relacionamento dos protagonista, algo que chega a ser frustrante em outras obras de Sparks, mas aqui corrobora para o amadurecimento do casal. Beijos.

    ResponderExcluir
  5. Nunca li o livro, só assisti o filme, e gostei muito, é emocionante!
    Parabéns pelo blog, é lindo!
    Beijos flor

    Aline Star

    ResponderExcluir
  6. Olá! Se adaptação for fiel ao livro eu com certeza irei gostar pois o filme me emocionou muito. Gosto de tramas em que o personagem cresce e amadurece, e o romance desse livro se assemelha muito com os relacionamentos a distância vivenciados hoje em dia. Eu achei a capa muito bonita, gosto da ideia de fugir da imagem de casais na capa que já ficou muito clichê no mundo literário. Beijos

    ResponderExcluir
  7. Nunca li nenhum livro do Nicholas, com receio dos finais deles. Mas, "Querido John" tá na minha lista de leituras!

    ResponderExcluir

Seu comentário é sempre bem-vindo e lembre-se, todos são respondidos.
Portanto volte ao post para conferir ou clique na opção "Notifique-me" e receba por e-mail.
Obrigada!

 
imagem-logo
De Tudo um Pouquinho - Copyright © 2016 - Todos os direitos reservados.
Layout e Programação HR Criações