6 de abr de 2018


[Resenha] As Perguntas - Antônio Xerxenesky

Ficha Técnica 

Título: As Perguntas
Autor: Antônio Xerxenesky
ISBN: 978-85-359-2954-6
Páginas: 177
Ano: 2017
Editora: Companhia das Letras
Alina enxerga sombras e vultos desde criança. Doutoranda em história das religiões, especializada em tradições ocultistas e aferrada à racionalidade que tudo ilumina, ela se acostumou a considerar as aparições como simples vestígios de sonhos interrompidos. Certo dia, um telefonema da delegacia desarruma sua rotina de tédio programado. A polícia suspeita de que uma seita vem causando uma onda de surtos psicóticos em São Paulo. A única pista disponível é um símbolo geométrico desenhado por uma das vítimas. Intrigada e ansiosa para fugir da rotina, Alina decide investigar por conta própria um mistério que a fará questionar os limites entre razão e religião, cultura e crença. Em 'As perguntas', Antonio Xerxenesky costura o tédio da vida cotidiana com o desconforto do horror em um livro repleto de referências ao universo dos filmes, da música e do ocultismo.

Resenha

Há um motivo para que os filmes de terror se passem longe das metrópoles. Porque o sobrenatural não resiste a uma luz branca, ele depende de sombras, de um lugar fora do lugar para existir.
P. 144 
Existe uma categoria literária chamada novella, que são histórias longas demais pra serem consideradas contos e curtas demais pra serem chamadas de romances (novels), e é aqui que As Perguntas se encaixa.

 A história segue Alina, que foi morar em São Paulo há alguns anos e tem um emprego tedioso que não traz nenhuma satisfação e só serve pra pagar as contas. Ela é literalmente assombrada por uns vultos que vê de vez em quando desde que era criança, além de ainda ser atormentada pela morte do irmão. Ela recebe uma ligação de uma delegada com o pedido de ajudar nas investigações a respeito de um símbolo que pode estar conectado com uma série de pessoas tendo surtos psicóticos na cidade e, quando a investigação particular a leva pro centro de uma possível sociedade secreta, as coisas talvez fiquem sinistras demais.

Com uma narrativa que se passa toda em um dia, o livro tem um ritmo interessante que faz com a leitura seja muito fluida e rápida. É fácil terminar rápido porque a história é instigante e dá pra ler o livro todo de uma vez só. A protagonista, por mais que tente agir de forma racional, é confrontada com questões que podem ser sobrenaturais ou não e reage de forma bastante verossímil.

 A relação que ela tem com o cultismo é curiosa: ela é doutoranda em história das religiões apesar de não acreditar em nenhuma e ser bastante cética em relação à espiritualidade. Para uma pessoa descrente, talvez o impacto de fenômenos sobrenaturais seja muito maior e é interessante observar como Alina lida com o medo e o oculto.

O único ponto frustrante do livro é que ele não apresenta tantas respostas quanto eu gostaria, deixando um sentimento de inquietação no final da história. Apesar disso, é uma leitura excelente e muito curiosa, que pode ser melhor aproveitada se o leitor tiver um conhecimento mínimo de ocultismo.

 Recomendado pra quem gosta de mistério e sobrenatural.
Comentários
2
Compartilhe

2 comentários:

  1. Ei! Eu gosto de mistérios e sobrenatural, então esse livro é pra mim hahaha. A única coisa que me deixou um pé atrás foi a falta de respostas que você falou a respeito. Porém, acho que vou dar uma chance em breve

    ResponderExcluir
  2. Eu não tenho muito costume de ler novelas, até porque é bastante incomum encontrar elas no percurso literário que a gente traça. Essa em especial me chamou atenção por toda a aura de mistério e de sobrenatural que existe em torno da trama. Gosto muito desses temas e acho que as contradições existentes dentro da própria protagonista só tornam a leitura ainda mais envolvente e fluida, o que é auxiliado pela curta duração do livro.

    ResponderExcluir

Seu comentário é sempre bem-vindo e lembre-se, todos são respondidos.
Portanto volte ao post para conferir ou clique na opção "Notifique-me" e receba por e-mail.
Obrigada!

 
imagem-logo
De Tudo um Pouquinho - Copyright © 2016 - Todos os direitos reservados.
Layout e Programação HR Criações