Ficha Técnica
Título: História é tudo que me deixouTítulo Original: History is all you left me
Autor: Adam Silvera
ISBN: 978-85-93911-07-1
Páginas: 304
Ano: 2017
Tradutor: Cristina Lasaitis
Editora: Hoo Editora
Vem aí, do autor best-seller do New York Times, uma história cheia de tristeza e transtornos mentais sobre as consequências devastadoras que a recusa por abandonar o luto pode desencadear. Quando o primeiro amor e ex-namorado de Griffin, Theo, morre afogado em um acidente, seu universo implode. Embora Theo tivesse se mudado para a Califórnia para cursar a faculdade e começado a namorar Jackson, Griffin nunca duvidou de que Theo voltaria para ele quando chegasse a hora certa. Porém, o futuro que ele tanto desejava está despedaçado. Para piorar as coisas, a única pessoa que realmente entende sua tristeza é o Jackson. Mas, não importa o quanto eles conversem e se entendam, a espiral depressiva de Griffin continua. Ele está se perdendo em suas compulsões obsessivas e escolhas destrutivas, e os segredos que ele tem guardado o estão consumindo. Se Griffin pretende reconstruir sua vida, ele precisará visitar e confrontar o que viveu com Theo, história por história.
Resenha
Se você me ama, nunca mais coloque matemática neste relacionamento.Li em algum lugar que o primeiro amor é sempre fadado ao fracasso. É o amor que vai te fazer chorar, que talvez te traga boas lembranças, mas raramente dura pra sempre. Com certa frequência, é o amor que deixa marcas e termina de forma abrupta. Esse certamente é o caso para Griffin e Theo. Os dois eram amigos na adolescência e se tornaram namorados, ficando juntos por mais ou menos um ano, até terminarem porque Theo iria para a faculdade e Griffin não queria que o relacionamento dos dois fosse um fardo ou uma distração para o rapaz. Tempos depois de começar a namorar Jackson, Theo morreu afogado, deixando de coração partido dois garotos apaixonados por ele.
Griffin
P. 56

![]() |
Timothée Chalamet seria uma escolha óbvia pra interpretar Griff num filme |
O livro é muito cativante, apesar de às vezes ser difícil criar empatia com o narrador, por ele ser muito ressentido (quase um Dom Casmurro adolescente e com TOC). Além de idealizar o amor perdido a ponto de ignorar que seu primeiro namorado não era uma pessoa perfeita e certamente cometeu inúmeros erros. Apesar disso, a história dos dois é muito bonita e romântica e é difícil não torcer por um final feliz, mesmo sabendo como a história termina. Mesmo sabendo que o primeiro amor quase nunca acaba bem.
![]() |
eu li imaginando o Randy Harrison como Theo |
O único deslize imperdoável do autor foi mencionar que Wade se fantasiou de “Doctor Who” no halloween, sendo que este é o nome da série e não do personagem (já houveram 14 versões diferentes do personagem, interpretado por 14 atores diferentes e é impossível que o Wade estivesse vestido da série inteira).
![]() |
Keiynan Lonsdale seria um ótimo Wade |
Hey Tamy :)
ResponderExcluirBem, eu não sei bem o que interpretar dessa resenha. O livro parece uma confusão, necessária, em que você sente que precisa se jogar nele. Não sei se o leria, talvez em alguma oportunidade.
Não foi pelo tema nem pela forma em que se aborda o tema, mas a premissa não me cativou o tanto quanto eu esperava.
O que gostei muito nesse post, foi você expor alguns atores que na sua percepção se encaixariam bem no papel dos personagens do livro. Espero ver essa exposição mais vezes ;)
Primeiro eu preciso dizer que a sinopse, o título e a capa casam muito bem. Já li dois livros onde as personagens tinham TOC, portanto acho que não acharia estranho ler sobre nesse. A questão é que aqui é retratado junto com o luto. Imagino que exista alguns desentendimentos e confusões entre o Griffin e o Jackson porque querendo ou não os dois tiveram relacionamentos com o Theo e nenhum amor é igual. Fiquei um tanto curiosa para saber como é essa aproximação dos dois, mas devo dizer que fiquei meio chateada por ele ter deixado o amigo dele de lado. Agora sobre Doctor Who, acredito que nem seja um erro do autor, pode ser um erro de tradução.
ResponderExcluir