28 de mai de 2018


[Resenha] A Escola do Bem e do Mal 2: Um Mundo Sem Príncipes - Soman Chainani

Ficha Técnica 

Título: A Escola do Bem e do Mal 2: Um Mundo Sem Príncipes
Título Original: The School for Good and Evil 2: A World Without Princes
Autor: Soman Chainani
ISBN: 978-85-8235-295-3
Páginas: 320
Ano: 2017
Tradutor: Alice Klesck
Editora: Gutenberg
Nesta esperada continuação de A Escola do Bem e do Mal, as melhores amigas Sophie e Agatha estão de volta ao seu lar, em Gavaldon, para viver seu desejado final feliz, certas de que seus problemas terminaram. Mas a vida não é mais o conto de fadas que elas esperavam. Quando Agatha escolhe um fim diferente para sua história, ela acidentalmente reabre os portões da Escola do Bem e do Mal, e as meninas são levadas de volta para um mundo totalmente modificado. Agora, bruxas e princesas moram juntas na Escola para Meninas, na qual são inspiradas a viver uma vida sem príncipes. Tedros e os meninos estão acampados nas antigas Torres do Mal, onde os príncipes se aliaram aos vilões, e uma verdadeira guerra está se armando entre as duas escolas. O único jeito de Agatha e Sophie se salvarem é procurando restaurar a paz. Será que as amigas farão as coisas voltarem ao que eram antes? Sophie conseguirá ficar bem com Tedros nessa caçada? E o coração de Agatha, pertencerá a quem? O felizes para sempre nunca pareceu tão distante.

Resenha


Quando conclui a leitura de A Escola do Bem e do Mal fiquei feliz por já ter o segundo livro em mãos, mas não tinha noção do caminho que Soman me levaria com sua história. Foi algo que me surpreendeu completamente.

Agatha e Sophie voltaram para Gavaldon como celebridades, mas aos poucos o entusiasmo foi passando e as coisas foram caindo na normalidade. Amigas, Sophie decidiu fazer um espetáculo para lembrar ao povo da sorte de tê-las de volta, mesmo que Agatha não concordasse com isso. A verdade é que a amizade voltou a ser o que era, esse era o final feliz das amigas, sem um príncipe.

O problema é que o final feliz não está tão feliz assim: Sophie não quer que seu pai se case novamente, mas não tem como impedi-lo, sendo assim, terá uma madrasta e dois novos irmãos em um único pacote, o que fará com que não seja a única família do pai. Agatha, por outro lado, sente que falta algo nesse final e quando faz um pedido por isso, ela permite que os portões que separam Gavaldon das terras da Escola do Bem e do Mal se abram, o que inicia uma caçada contra Sophie.

Inesperadamente as amigas se veem de volta à floresta e quando menos esperam dão de cara com os portões da escola, mas a escola que era dividida entre o Bem e o Mal se tornou uma divisão entre Meninas e Meninos, tudo porque quando Agatha escolheu a amiga ao invés do seu príncipe abriu um precedente para que todas as princesas tivessem autonomia, para que não precisassem de príncipes em suas histórias. Mas não é apenas isso, as coisas só pioram quando Agatha descobre que foi seu pedido que causou o início da confusão e Sophie percebe que sua amizade não era o suficiente para ela.
"A amizade de vocês precisa ser reatada antes que possam ir para casa. E aqui, vocês vão consertar o que foi rompido", disse a Reitora Sader, com uma última borboleta entrando em seu vestido.
P. 72
Enquanto estão na Escola de Meninas, Agatha e Sophie precisam recuperar a confiança uma na outra e recuperar o Storian, que foi roubado por Tedros e levado para a Escola dos Meninos (uma verdadeira confusão, esse lugar) para que possam escrever o final de sua história novamente e voltar para casa. Elas contarão com o apoio das bruxas Hester, Dot e Anadil, que agora estão na mesma escola. Além de todas as mudanças, uma nova personagem, a Reitora Sader, irmã do professor Sader, é um verdadeiro enigma e nos deixa com a pulga atrás da orelha por conta da maneira que conduz suas alunas e professoras.

Continuo não tolerando muitos personagens, mas a trama do Soman é absolutamente envolvente e a gente fica querendo saber como as situações serão resolvidas com essa nova divisão, afinal quem era Bem e Mal, agora estão separados por Meninas e Meninos. O que nos leva mais uma vez ao questionamento: qual a razão da separação?
"(...) Se houvesse uma maneira de os humanos terem essa experiência, mesmo que por um momento, vocês também seriam tão pacíficos e amorosos quanto os gnomos. Todas as guerras seriam evitadas, todos os conceitos de Bem e Mal dissolvidos... a humanidade aperfeiçoada."
P. 191
Quando o livro chegou ao final eu já estava angustiada com o rumo que as coisas estavam tomando e agora estou ansiosa para saber o verdadeiro final dessa história. Será que teremos um final feliz? Feliz para quem?

Amazon
Comentários
4
Compartilhe

4 comentários:

  1. Só de ler a resenha do primeiro livro, já fiquei com vontade de ler a série! Agora, com a continuação, deu para perceber como os livros são realmente bons! Já estou curiosa para saber tudo o que vai acontecer(e sei que vai ter muita reviravolta por aí).

    ResponderExcluir
  2. Lay!
    Desde que vi o lançamento do primeiro livro dessa série, fiquei interessada em fazer a leitura, porém até agora não consegui.
    Acho uma fantasia bem elaborada, embora você não suporte determinados personagens.
    Maravilhosa semana!
    “O meu objetivo é colocar no papel aquilo que vejo e aquilo que sinto da mais simples e melhor maneira.. “(Ernest Hemingway)
    cheirinhos
    Rudy

    ResponderExcluir
  3. Parece ser realmente uma ótima fantasia, afora virando essa divisão entre meninos e meninas haha
    Mas realmente acho que a leitura não faz meu estilo, então irei passar a dica.

    beijinhos
    She is a Bookaholic

    ResponderExcluir
  4. Olá!
    Li a resenha do primeiro livro e adorei bastante, esse com certeza será uma aventura em tanto. Gostei muito da premissa, espero ler em breve né!

    Meu blog:
    Tempos Literários

    ResponderExcluir

Seu comentário é sempre bem-vindo e lembre-se, todos são respondidos.
Portanto volte ao post para conferir ou clique na opção "Notifique-me" e receba por e-mail.
Obrigada!

 
imagem-logo
De Tudo um Pouquinho - Copyright © 2016 - Todos os direitos reservados.
Layout e Programação HR Criações