28 de jul de 2018


[Seriando um Pouquinho] The Alienist

Sinopse: Thriller psicológico dinâmico e atmosférico sobre um trio de especialistas formado pelo psiquiatra Laszlo Kreizler, o repórter jornalístico John Moore e o comissário de polícia Theodore Roosevelt, responsável por desenvolver as primeiras técnicas de psicologia e investigação para encontrar um assombroso serial killer na Era de Ouro de Nova Iorque.

Então, a sinopse oficial (ou a que eu acabei encontrado na internet) da série está um pouco equivocada e um tanto quanto machista. Já que, para quem assistiu a série exibida originalmente pela TNT americana, é possível identificar que os protagonistas da série são: Daniel Brühl, que interpreta o alienista Laszlo Kreizler; Luke Evans, o repórter jornalístico John Moore, meio ingênuo e de bom coração; E Dakota Fanning, que dá vida a Sara Howard, primeira mulher a trabalhar no Departamento de polícia de Nova Iorque. 


Claro que usar o nome de Theodore Roosevelt chama atenção e é extremamente importante. Para os desavisados, o personagem da série realmente existiu sendo nomeado presidente do conselho do comissariado da polícia da cidade de Nova Iorque em 1895. A história nos conta que enquanto exerceu o cargo, Roosevelt reformou radicalmente o departamento da polícia que tinha a reputação de ser uma das mais corruptas da América. Mais tarde, em 1901, ocupou o cargo mais importante dos Estados Unidos, sendo o 26º Presidente do país. Sim, o sobrenome Roosevelt nos leva a achar que seria algum parente do presidente, mas é o próprio.


Mas voltemos à série. Ambientada em 1896, a série que foi baseada no aclamado best-seller de Caleb Carr, trata de thriller que se passa na cidade de Nova Iorque em meio à inovação tecnológica, diferenças sociais gritantes, além da luta das mulheres para ocupar seu lugar na sociedade, seja trabalhando, votando ou exercendo o que quer que elas desejem.


A história perpassa a investigação de um serial killer que cometeu uma série de assassinatos a garotos que se prostituem. Com a autorização do Comissário de Polícia Roosevelt, Dr. Laszlo Kreizler e John Moore conduzem uma investigação em segredo paralelo à investigação policial, já que a corrupção está  entranhada em todos os cargos da polícia da cidade. Kriezler é conhecido como Alienista, pois dedica sua vida a estudar patologias mentais para desvendar os comportamentos de quem sofreu algum tipo de trauma e como, porque e o que leva o ser humano a cometer crimes como o assassinato. Kriezler, recorre ao auxílio de um antigo amigo para ter acesso às informações sobre os crimes. Esse amigo é o jornalista Moore, ilustrador do The New York Times. Por não fazer parte do corpo policial, a dupla precisava de alguém de dentro da polícia, pois isso contam com a ajuda de Sara Howard, a jovem secretária da equipe de Roosevelt que não se contenta em apenas ser secretária, seus planos são bem maiores, ela deseja se tornar a primeira detetive de polícia da cidade de Nova Iorque. 


O trio passa a estudar os corpos, as mutilações, o ambiente quem que os corpos são encontrados, para que possam começar a  traçar um perfil do assassino e do rastro deixado por ele. pois em 1896, não existia uma ideia do que seria um serial killer ou como se comporta a mente de um assassinos. Diferente de investigações que se passam no nosso tempo, em O Alienista, temos uma trama um pouco mais arrastada, visto que não existiam celulares, computador e coisas que estamos acostumados no nosso cotidiano. Reconstruir uma Nova Iorque do século XIX não é uma tarefa fácil, porém foi realizada com maestria pela equipe de produção. A fotografia da série é extremamente preocupada com detalhes e o figurino não deixa nada à desejar. Compondo fatores importantes desenvolvimento da trama, a lealdade aos detalhes e atenção à história, remetem um cuidado com o próprio desenvolvimento dos personagens.


Os dez episódios foram muito bem avaliados pela crítica e pelo público, o que levou a Netflix comprar os direitos de distribuição da série, que já faz parte do seu catálogo ao redor do mundo. Não temos, ainda, notícias sobre uma segunda temporada, entretanto Caleb Carr, autor do livro que deu origem à série, escreveu  uma continuação, chamada O Anjo das Trevas.


Elenco
Daniel Brühl como o Dr. Laszlo Kreizler
Luke Evans como John Moore
Brian Geraghty como Theodore Roosevelt
Robert Ray Sabedoria como Cyrus Montrose
Douglas Smith como Marcus Isaacson
Matthew Shear como Lucius Isaacson
Q'orianka Kilcher como Mary Palmer
Matt Lintz como Stevie Taggert
Dakota Fanning como Sara Howard
Comentários
4
Compartilhe

4 comentários:

  1. Eu comecei a série porém ainda não terminei, estou na metade e gostando bastante.
    Achei o elenco escolhido incrível, e Dakota Fanning sempre arrasando.
    Fiquei bem curiosa para ler o livro, e já estou vendo até para comprar.

    beijinhos
    She is a Bookaholic

    ResponderExcluir
  2. Tenho bastante curiosidade de assistir a série e ler o livro do qual ela se originou. Ouvi críticas positivas sobre os detalhes, elenco e a produção em si. Realmente espero assistir antes da ainda não confirmada segunda temporada :)

    ResponderExcluir
  3. Miau!
    Gostei muito da indicação.
    Gosto de séries investigativas e ver que essa se passa em outro século com poucos recursos, deve ser interessante aprender como eles achavam os responsáveis ou o responsável.
    Bom Domingo!
    “O prazer dos grandes homens consiste em poder tornar os outros felizes..” (Blaise Pascal)
    cheirinhos
    Rudy
    TOP COMENTARISTA JULHO - 5 GANHADORES - BLOG ALEGRIA DE VIVER E AMAR O QUE É BOM!

    ResponderExcluir
  4. Olá!
    Gostei bastante da indicação, já que sou apaixonada por serie. Esse tem uma ótima historia e fiquei bem curiosa pelo ambiente que está sendo feito..

    Meu blog:
    Tempos Literários

    ResponderExcluir

Seu comentário é sempre bem-vindo e lembre-se, todos são respondidos.
Portanto volte ao post para conferir ou clique na opção "Notifique-me" e receba por e-mail.
Obrigada!

 
imagem-logo
De Tudo um Pouquinho - Copyright © 2016 - Todos os direitos reservados.
Layout e Programação HR Criações