25 de ago de 2018


[Seriando um Pouquinho] A Young Doctor's Notebook

Sinopse: Lendo seu antigo caderno de anotações o médico Mikhail Bulgákov  (Jon Hamm - Mad Man) relembra sua juventude quando, com 25 anos, chega na cidade rural de Muryovo para exercer sua profissão. Assim, ele retorna a 1917, nas vésperas da revolução russa, onde encontra a si mesmo (Daniel Radcliffe - Harry Potter), um jovem recém formado, um dos primeiros de sua classe (diga-se de passagem).

Fazendo uma faxina no notebook acabei encontrando alguns episódios de uma série bem legal. A Young Doctor Notebook ou Diário de um Jovem Médico. Trata-se de uma produção britânica exibida na Rússia nos anos de 2012 e 2013. Com uma mistura de Drama e comédia Daniel Radcliffe e Jon Hamm vivem o protagonista, o médico Mikhail Bulgákov .

Na trama, Jon ,o já experiente e amargo Bomgard, revisita suas memórias de quando ainda era Radcliffe, um médico recém formado que é enviado a uma cidadezinha na Rússia, em 1917, para exercer sua profissão.

Recheada de humor negro se situações bizarras, a série diverte e consegue fazer rir ao intercalar o presente e o passado do protagonista que está sendo investigado por receitar Morfina para ele mesmo. Na trama vamos entender como nasceu esse vício na vida do médico e como foram seus primeiros atendimentos a pacientes de verdade. Levando-se em consideração que estamos falando sobre a medicina praticada em um lugar longínquo, em outro século e meio sem higiene, podemos ver diversas cenas  onde há médicos fumando na sala de cirurgia, serras  que não estão afiadas para amputações, e outras coisas que podem fazer os mais sensíveis desviarem o olhar.


Daniel Radcliffe está de parabéns no papel do médico inexperiente, que mesmo sendo o melhor aluno na turma, quando se depara com a realidade percebe que ela é bem mais complexa, frustrante e satisfatória que a teoria. O ator consegue dar ao protagonista uma humanidade que nos permite entender e aceitar seus erros no decorrer da história. Aliás, Jon Hamm que indicou Radcliffe para o papel e os dois funcionam muito bem juntos.

A equipe que acompanha o jovem médico conta com  um dentista chamado Feldsher, vivido por Adam Godley. Ele dá um alívio cômico à série juntamente com parteira Pelageya (Rosie Caveliero), única que sabe sobre o vício do médico e a enfermeira Anna  (Vicki Pepperdine), que tem cara de poucos amigos que é extremamente fiel à memória  de Leopold Leopoldovich, antecessor do médico o médico  Mikhail Bulgákov (Jon/Daniel).


Seguindo o primor de produções inglesas, o Diário de um Jovem médico, não deixa nada a desejar. Existe uma preocupação com detalhes da cenografia, figurino, ambientação, sotaques e até mesmo na interação entre o médico recém formado e o investigado, é divertido e natural. Por se tratar de uma trama prática, objetiva e envolvente, a série acaba agradando muito o público tido como cult, já que não se tornou fenômeno de público e não virou modinha. 


Adaptada da obra A Country Doctor’s Notebook do autor russo Mikhail Bulgakov, a série é composta por duas temporadas, de 4 episódios apenas (boa para maratonar). Foi exibida na Rússia pelo canal SkyArts1, no Brasil pelo canal HBO e hoje faz parte do catálogo de títulos da Netflix.



Elenco
Daniel Radcliffe como jovem Mikhail
Jon Hamm como velho Mikhail
Adam Godley como Feldsher
Rosie Cavaliero como Pelageya
Vicki Pepperdine como Anna
Christopher Godwin como Leopold Leopoldovich

Comentários
8
Compartilhe

8 comentários:

  1. Oi, Miau,

    Não é uma série que estou apta a assistir, mas a eficácia com que a trama é desenvolvida - e como tudo que é mostrado -, são bastantes convidativos.

    ResponderExcluir
  2. Não consegui me recordar desta série. Vou ter que baixar para poder lembrar(se é que assisti ela), pois pelo trailer, eu acredito que não tenha visto!
    Mas parece bem doida e do estilo que mais curto, sarcasmo e humor negro.rs
    Obrigada pela dica!
    Beijo

    ResponderExcluir
  3. Olá!
    Nunca tinha ouvido fala dessa serie, mas vejo que tem uma ótima historia e bem interessante, ainda mais uma serie que se passa em épocas passados.. Gostei da serie e da trama!

    Meu blog:
    Tempos Literários

    ResponderExcluir
  4. Oiee!
    Não é um tipo de série que assisto, mas o fato de ser médica e ter esse humor negro que eu particularmente adoro, me fisgaram ao menos para conferir. Se vou levar adiante, já é outra história.
    Bjokas!

    ResponderExcluir
  5. Miau!
    Sempre gosto das suas dicas de séries e filmes e esa não foi diferente.
    Rápida mesmo, dá para maratonar numa tarde ou noite, vou ver se assistio.
    cheirinhos
    Rudy

    ResponderExcluir
  6. Oi Miau!
    Não conhecia essa série ainda, gostei viu, vou procurar ver esse fds.
    Bjs!

    ResponderExcluir
  7. Eu não gosto muito do trabalho do Daniel Radcliffe ele pode ter tido forma por causa da série Harry Potter Mas sendo sincera não é um ator que me impressiona e essa série realmente Achei bem louca

    ResponderExcluir
  8. Os artistas são òtimos, sem sombra de dúvidas, porém tem certos tipos de humor que me afasto um pouco. Vi algumas partes da série, mesmo sendo curto, ainda não sei se vou acompanhar.

    ResponderExcluir

Seu comentário é sempre bem-vindo e lembre-se, todos são respondidos.
Portanto volte ao post para conferir ou clique na opção "Notifique-me" e receba por e-mail.
Obrigada!

 
imagem-logo
De Tudo um Pouquinho - Copyright © 2016 - Todos os direitos reservados.
Layout e Programação HR Criações