15 de dez. de 2018


[Opinando] Amor aos Livros


Hey guys, are you ok?

Certamente a essa altura vocês já viram que uma crise tomou conta do mercado editorial, não é mesmo? Infelizmente essa crise, que não é apenas nacional, afetou grandes as grades redes de livrarias e com isso, muitas lojas foram fechadas pelo país. Mas, mesmo antes dessas lojas serem fechadas, a situação também atingiu as editoras, afinal, com pouco capital para pagar os livros consignados pelas editoras, as dividas acumularam e aí, as editoras passaram e publicar menos livros por mês.

Como as duas maiores redes de livrarias do país estão em situação financeira desfavorável, vimos muitas editoras abrindo e-commerce em seus próprios sites ou investindo em marketplace para tentar amenizar o problema e reduzir o tempo de retorno financeiro, uma vez que elas não vendem diretamente para as livrarias: os livros são enviados em consignação e, o tempo de repasse é muito longo.


Com o pedido de recuperação judicial por parte da Cultura e da Saraiva o problema atingiu outras esferas. Semana passada a Companhia das Letras publicou uma carta assinada por seu editor, Luiz Schwarcz, uma declaração de amor aos livros e um pedido para que, neste final de ano, a gente escolha livros para presentear nossos amigos como forma de incentivo.

Dias depois, vimos um vídeo do Marcos Pereira, sócio diretor da Editora Sextante lançando o #DesafioDasLivrarias, nos incentivando a comprar um livro, postar nas redes sociais e desafiar um amigo a fazer o mesmo.


O que vemos nesses dois casos, e em tantos outros, é que os amantes dos livros estão em campanha, unidos pela recuperação do livro, das livrarias, das editoras, afinal, o livro é extremamente importante, pois é uma ferramenta de luta (como vimos nas últimas eleições, várias pessoas indo votar com um livro representando sua opinião).

O livro é um companheiro. Independente do gênero, a leitura deve ser incentivada. E então, o que acham de abraçar essa campanha e presentear nesse final de ano com livros? Vamos lá?


Comentários
8
Compartilhe

8 comentários:

  1. Precisou acontecer tudo isso para que as grandes Editoras se unissem e ficassem juntas em prol de uma campanha tão linda!
    O se presentear com livros neste Natal vem chegando com uma alegria nos posts, imagens e espero sinceramente, que produza bons frutos!A gente sabe que é só um passinho em vista do que o mercado literário precisa, mas já é um passo e isso é muito importante!!!
    Apoio e ando compartilhando tudo que posso para ajudar!!!
    Beijo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Verdade, Angela. Se eles eram unidos antes, não demonstravam, agora fazem campanhas juntos e isso tem mexido com o mercado. Cada um fazendo sua parte fará diferença, tenho certeza!

      Excluir
  2. Lay!
    A crise está grande, pois as livrarias não tem repassado o valor arrecadado com a venda dos livros para as editoras e consequentemente essas, estão afetadas também.
    Vi a campanha e achei fantástica, aqui comprei os presentes em livros, temos de ajudar as editoras a não fecharem, que será de nós se isso acontecer?
    Desejo um ótimo final de semana!
    “Que os sinos do Natal sejam os mensageiros de boas festas e que o ano novo seja repleto de realizações. Feliz Natal e um próspero Ano Novo!”
    cheirinhos
    Rudy
    TOP COMENTARISTA DEZEMBRO - 7 GANHADORES – BLOG ALEGRIA DE VIVER E AMAR O QUE É BOM!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Verdade, Rudy, nem quero imaginar um cenário desse. Mas com cada um fazendo sua parte fará diferença, tenho certeza!

      Excluir
  3. É muito triste ver esse cenário com as livrarias e editoras.
    Normalmente eu dou livros de presente para algumas pessoas, mas esse ano caprichei e todo mundo ganhou livro!
    Vamos dar apoio ao que amamos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É isso aí, Nil, com cada um fazendo sua parte fará diferença, tenho certeza!

      Excluir
  4. Oi, Layane
    É um cenário muito triste para nós amantes dos livros.
    Na minha cidade não tem livraria física então compro pela internet ou em alguma papelaria acho alguns livros e compro.
    Nessa semana postei no meu facebook aquela campanha que estaoy fazendo de presentear 5 amigos com livros físicos se eles tiverem a mesma intenção de presentear seus amigos também.
    Espero que vamos conseguir superar tudo isso.
    Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sei como é, Luana. Aqui em Camaçari também não tem, então, ou eu compro em Salvador ou pela internet.
      Mas vamos conseguir mudar esse cenário, tenho certeza!

      Excluir

Seu comentário é sempre bem-vindo e lembre-se, todos são respondidos.
Portanto volte ao post para conferir ou clique na opção "Notifique-me" e receba por e-mail.
Obrigada!

 
imagem-logo
De Tudo um Pouquinho - Copyright © 2016 - Todos os direitos reservados.
Layout e Programação HR Criações