9 de jan de 2019


[Resenha] Ao Gosto do Chef - Marina Carvalho

Ficha Técnica 

Título: Ao Gosto do Chef
Autor: Marina Carvalho
ISBN: B01N0UNDTZ
Páginas: 112
Ano: 2017
Editora: Independente
Ela precisa comer. Ele sabe muito bem como alimentá-la! Para Fernanda o melhor dia de sua vida foi quando tomou posse da diretoria das empresas de sua família e o pior, quando descobriu que não estava se alimentando direito. Astrid, sua secretária, e seu médico a tratam como uma criança voluntariosa que precisasse ser lembrada da hora do lanchinho da tarde. Arrasada, mas disposta a mudar seus hábitos, ela decide ouvir Astrid e contrata um personal cuisine para facilitar sua vida, mal sabendo que tudo iria se embolar mais do que espaguete à bolonhesa. João Marcelo é o rapaz mais tranquilo e prático do mundo e com seu jeito sensual e brincalhão vai conquistando todos ao redor. Não bastasse isso, é um chef de cozinha dos mais peculiares, que ainda por cima se esmera no preparo de pratos italianos. Sua pegada? Massas... E outras coisinhas mais.

Resenha


Já fazia muito tempo que queria ler esse conto da Marina Carvalho e com tantos livros eu sempre acabava deixando para depois, mas como minha meta para 2019 é ler parte da imensidão de livros que tenho em casa e no tablet, vamos começar o ano parecendo pelo menos que quero cumprir a meta, não é mesmo?

Nesse conto conheceremos Fernanda Genco, presidente do Grupo Estrela, uma rede de lojas de departamento. A empresa foi fundada por Eylem Genco, avó de Fernanda, e desde sua fundação, só cresceu. Fernanda sempre se dedicou muito para estar a altura de assumir a empresa e agora, aos 32 anos, é a CEO. Claro que sempre há pessoas que acham que só está no cargo pelo parentesco com a fundadora, mas a verdade é que ela sempre trabalhou e continua se dedicando de corpo e alma a empresa. Tanto que, descobre através de um exame na Sipat da empresa, que está com problemas de saúde devido a sua vida agitada. É por isso que sua melhor e única amiga e assistente, Astrid, tem a solução perfeita para os problemas alimentares dela: contratar um personal cuisine.
— (...) Mas procure não encher o homem de esperanças. Vou conversar com ele, Astrid. Entendeu? Conversar...
— Eu sei, eu sei! Só duvido que, depois de conversar com ele, não queira dar o emprego na hora. O João Marcelo é a solução dos seus problemas... de saúde.
Não sei por que, mas fiquei com a impressão de que Astrid estava sendo ambígua.
Posição 17%
João Marcelo é um chef muito habilidoso. Aprendeu muito na cozinha do pai quando criança e depois de mais velho estudou na França e na Itália. Ao retornar ao Brasil assumiu o restaurante do pai, o adaptou para ficar mais parecido com seu estilo, mas recentemente teve que fechá-lo por conta de uma sabotagem. Decidido a voltar para Itália, onde tinha muitos amigos que o ajudariam a se reerguer, ele não pensava em continuar no Brasil até que Astrid lhe propôs o cargo de personal cuisine. Óbvio que no primeiro instante João Marcelo não acredita que essa ideia funcionará, afinal, essa ideia de cozinhar para uma rica mimada não daria certo, muito menos mudar-se para a casa dela a fim de preparar todas as suas refeições.

Fernanda também é bastante cética em relação a essa ideia, mas ao conhecer João não consegue negar a oportunidade de pelo menos experimentar ter alguém cozinhando exclusivamente para ela, quem sabe assim conseguirá se alimentar adequadamente. Além de que ele é bem interessante fisicamente: alto, forte, moreno, com um ar hipster 😏.
É frustrante tentar agradar alguém que se distrai em seu universo particular. Já deu para perceber, só neste primeiro dia, que Fernanda não se alimente; ela engole a comida, como se fossem porções de algodão, leves e sem gosto.
Para um chef, essa reação é a pior possível.
Posição 38%
Fernanda é uma workaholic assumida e muito sozinha, Astrid é a única pessoa próxima que tem, sua única amiga. Ela tem muita dificuldade em se relacionar com outras pessoas, em abrir espaço para amizades e relacionamentos amorosos, pois seu foco é a empresa, o medo de decepcionar e fracassar, afinal muitas pessoas dependem do trabalho dela.

João é um cara mais despojado. Com 28 anos e tendo uma vida muito mais aventureira e tendo vivido em outros países depois da infância complicada que teve, não é de esperar muito que as coisas aconteçam. Se não deu certo aqui, parte para outra. Ou seja, eles são diferentes de muitas maneiras, mas certamente Fernanda precisa de um pouco da liberdade que João exala.
Meu desejo é mostrar a Fernanda que se alimentar bem não é só uma obrigação; pode, e deve, ser uma atividade prazerosa. Aprendi que a sedução da comida começa no preparo da mesa, no uso dos utensílios, nos acompanhamentos. É nisso que estou confiando.
Posição 39%
A atração entre eles é evidente, mas João sabe que desejar a chefe não é o correto, ainda que isso não esteja descrito em seu contrato de trabalho e Fernanda, que há muito tempo não tem um relacionamento amoroso, não pode se dar ao luxo de um sexo casual, por não saber lidar com esse tipo de situação e não pode dar esperanças de um relacionamento quando não tem tempo para isso.
Minha Nossa Senhora, além de tudo é nerd? Minha perplexidade é tanta que dou na cara.
— O que foi? — pergunta ele, de testa franzida.
— Sério que está lendo Star Wars? — sorrio. — Nunca viu os filmes, não?
João Marcelo não gosta do que ouve. A expressão vazia de seu rosto diz tudo.
— Só umas quinhentas vezes. Mas isso não me impede de ler a história e comparar para ver qual é melhor: cinema ou livro?
Posição 62%
João Marcelo e Fernanda são ótimos juntos, eles têm química e é diferente perceber que ela é quem foge do que está sentindo. João sabe o que sente e quer mais, mas será que Fernanda conseguirá um tempo em sua agenda para si mesma?

Sendo um conto, a história é bem curtinha e como eu adorei Fernanda e João Marcelo, fiquei querendo mais e mais desses dois e de Astrid. Quem sabe a Marina não faz um conto para ela e outro para continuar a história de João e Fernanda, não é mesmo?

Sexy, romântico, cativante. Mais uma vez a Marina me conquistou com uma história, mas quem tinha dúvidas quanto a isso, não é mesmo?

Compre na Amazon

P.S.: Se quiser adicionar esse livro na sua lista de leitura do Skoob basta clicar na capa que você será redirecionado para a página do livro no Skoob 😉
Comentários
2
Compartilhe

2 comentários:

  1. Literatura nacional de qualidade!Amo muito tudo isso!
    E mesmo sem conhecer o trabalho da autora, já gostei e muito de tudo que li acima. Gosto deste amor construído com personagens bem diferentes, mas ao mesmo, que são tão iguais.
    E quando há esta química, melhor ainda!
    Com certeza se tiver oportunidade, quero conferir!!!E suspirar..rs
    Beijo

    ResponderExcluir
  2. Lay!
    O bom dos contos é que são curtos e trazem uma carga emocional forte, porque tudo é rápido.
    Gostei da sua análise.
    cheirinhos
    Rudy

    ResponderExcluir

Seu comentário é sempre bem-vindo e lembre-se, todos são respondidos.
Portanto volte ao post para conferir ou clique na opção "Notifique-me" e receba por e-mail.
Obrigada!

 
imagem-logo
De Tudo um Pouquinho - Copyright © 2016 - Todos os direitos reservados.
Layout e Programação HR Criações