26 de jan de 2019


[Seriando um Pouquinho] You


Sinopse: Guinevere Beck (Elizabeth Lail) é uma aspirante a escritora, que vê sua vida mudar completamente ao entrar em uma livraria no East Village, onde conhece o charmoso gerente, Joe Goldberg (Penn Badgley). Assim que a conhece, Joe tem certeza de que ela é a garota dos seus sonhos, e fará de tudo para conquistá-la — usando a internet e as redes sociais para descobrir tudo sobre Beck. O que poderia ser visto como paixão se transforma em uma obsessão perigosa, uma vez que Joe não vai medir esforços para tirar de seu caminho tudo e todos que podem ameaçar seus objetivos.


A série You, atualmente distribuída no Brasil pela Netflix é uma produção original do canal Lifetime. Baseada no livro escrito por Caroline Kepnes, a trama acompanha Guinevere Beck, uma garota que sonha em ser escritora e que ao conhecer Joe Goldberg tem uma reviravolta. aí ela descobre o amor (ou não, era Cilada).

Basicamente a trama nos envolve por tratar , dentre outras coisas de um assunto muito presente na vida da gente: Redes Sociais. Atualmente todo mundo (ou quase) utiliza as redes sociais. Existem redes específicas para cada coisa, para leitores, para gamers, cinéfilos, para busca de empregos e por aí vai. Ser visto, poder ser facilmente encontrado nas redes sociais é uma coisa que a série nos põe pra pensar sobre até que ponto isso é bom.



Ao se apaixonar à primeira vista por Beck, Joe Goldberg, faz uma coisa que nós costumamos fazer, buscar essa pessoas nas redes sociais. Conhecer ela, pelo menos o que a pessoa que que conheçamos dela. Afinal, o que mostramos nas nossas redes sociais nem sempre é o espelho total da nossa realidade. Algumas vezes encontro memes na internet sobre a felicidade escancarada no instagram, nele, todo mundo é feliz o tempo todo, na nossa vida não funciona bem assim. Desta maneira a série toca num ponto que, quem acompanha séries já viu em Black Mirror. Como as tecnologias tem alterado nosso comportamento e como essa dinâmica altera as relações humanas também.

Mas vamos voltar pra história, nela, Joe consegue “ler” Beck através de suas postagens , seu comportamento, sua rede de amizade etc. E, por sua vez, é um indivíduo anacrônico, que vive fora dessa contemporaneidade, avesso às redes sociais, não que ele não as conheça, pelo contrário, ele as conhece muito bem, sabe exatamente para que serve cada uma e como as postagens podem surtir efeito desejado (se ele trabalhasse com mídias digitais seria um profissional de sucesso).


Pronto, encontramos um paradoxo entre o casal protagonista, enquanto Beck posta tudo, Joe não posta nada, assim ele conhece tudo (ou quase tudo) sobre ela e ela não sabe nada dele, apenas o que ele conta para ela.

Outro ponto delicado que a série toca é o feminismo. Algumas pessoas que conversei criticavam a personagem por conta do perfil dela. Joe é um fofo, lindo, faz tudo pra conquistar ela, mas ela continua a sair com outras pessoas, fazendo sexo casual, se auto estimulando sexualmente (se masturbando), e deixando o pobre Joe de escanteio, como um step. Na nossa sociedade os homens fazem exatamente essas coisas e não são criticados por isso, na verdade são garanhões por ter mais de uma mulher, ter virilidade para ter feito sexo e logo depois “bater uma”. Isso não faz de Beck uma santa, mas ouvi muitas críticas a ela por isso, uma jovem que tenta ser independente, trabalha, estuda, persegue seu sonho, é assediada no trabalho (sim ela é bonita e isso chama atenção).


Chama atenção inclusive de uma de suas “amigas”, sim, esse tema também é abordado. Tão atual quanto há 50 anos atrás. A filha bem sucedida de uma família tradicional vive no armário para manter as aparências. A gente percebe logo de cara que a preocupação de Peach (Shay Mitchell) é, na verdade, uma obsessão. E a gente sabe que essa coisas sempre acabam mal.



Quer mais tema polêmico? A série traz. Violência doméstica é um dos assuntos abordados. Como um bom psicopata, Joe é um exímio cidadão de bem, que tenta ajudar vizinho Paco (Luca Padovan) e sua mãe Cláudia (Victoria Cartagena) que vivem atormentados por um bêbado descontrolado namorado de Claudia. Como se dá essa ajuda? Tentando colocar Paco o mais distante possível dessa situação através dos livros, afinal Joe é gerente de uma livraria e qual melhor lugar para viajar, aprender e se desenvolver que não seja através da literatura?

E é através da literatura que vemos a trama se desenvolver, tanto Joe, quanto Beck, utilizam autores e textos, poemas, livros, para justificarem suas ações ou descobrir qual caminho trilhar. É uma série que vale muito a pena assistir, são só 10 episódios nessa primeira temporada e já temos uma segunda temporada confirmada. Melhor não falar muito do que esperar para essa nova temporada para não entregar spoilers da primeira.


Elenco
Penn Badgley como Joe Goldberg
Elizabeth Lail como Guinevere Beck
Shay Mitchell como Peach Salinger
Zach Cherry como Ethan
Luca Padovan como Paco
John Stamos como Dr. Nicky
Nicole Kang como Lynn Lieser
Kathryn Gallagher como Annika Attwater
Ambyr Childers como Candace Stone
Victoria Cartagena como Claudia
Michael Maize as Oficial Nico
Hari Nef como Blythe
Daniel Cosgrove como Ron


Comentários
3
Compartilhe

3 comentários:

  1. eu gostei mt da serie, mas vou te falar que essa mina e as amigas dela sao insuportaveis hahaha eu sou team Joe

    www.tofucolorido.com.br
    www.facebook.com/blogtofucolorido

    ResponderExcluir
  2. Miu!
    Não conhecia a série e confesso que talvez não a assistiswse se procurasse por conta própria, pois não é muito meu estilo, mas depois da sua análise, posso até dar uma chance.
    cheirinhos
    Rudy

    ResponderExcluir
  3. Vi esta série já tem um tempinho(bem antes do "buumm" acontecer e adorava pela ansiedade de ir vendo um capítulo por semana. rs
    Uma das grandes surpresas do último ano, sem sombra de dúvidas,por abordar tantos temas interessantes.
    Eu tive vontade matar Beck inúmeras vezes e em outras, colocar o garotinho no colo e o acalentar.
    Um misto de sentimentos!
    Super recomendo e agora é aguardar a segunda temporada!!!
    Beijo

    ResponderExcluir

Seu comentário é sempre bem-vindo e lembre-se, todos são respondidos.
Portanto volte ao post para conferir ou clique na opção "Notifique-me" e receba por e-mail.
Obrigada!

 
imagem-logo
De Tudo um Pouquinho - Copyright © 2016 - Todos os direitos reservados.
Layout e Programação HR Criações