15 de mar de 2019


[Resenha] Quando Ela Desaparecer - Victor Bonini

Ficha Técnica

Título: Quando Ela Desaparecer
Autor: Victor Bonini
ISBN: 978-85-9581-058-7
Páginas: 272
Ano: 2019
Editora: Faro Editorial
Uma garota de dezesseis anos desaparece durante uma excursão escolar. Mas não se trata de qualquer garota. Dois anos atrás, ela esteve à beira da morte, e quando foi encontrada, ninguém acreditou que sobreviveria. Agora, há dois meses desaparecida, não restam dúvidas de que esteja morta. Rastros de sangue e um colar arrancado são as únicas pistas. Pressionados, os policiais estão desesperados por respostas, mas ninguém na longa lista de suspeitos parece ter forte motivação para cometer um crime. Até que o caso vira de cabeça para baixo e segredos muito bem enterrados emergem para revelar o lado cruel de um lugar aparentemente tranquilo. No meio de tantos possíveis culpados, os inocentes é que estão mais aflitos… porque alguns deles começaram a morrer.

Resenha

Durante uma excursão de escola a jovem Kika desaparece sem ninguém perceber. Curiosamente, dois anos antes a mesma garota já esteve à beira da morte, e a polícia não tem certeza se os dois incidentes têm ou não relação entre si. Com pouquíssimas pistas no local do desaparecimento e com a investigação levando muito tempo, a morte de Kika é quase dada como certa. Até que eventos reveladores surgem…

A polícia investe pesadamente em um esquema para desvendar o passado das pessoas mais próximas de Kika, principalmente daquelas que conviviam com a menina dentro de sua escola. E é durante esse intenso pente fino, que mais uma vítima é atacada, deixando claro que a polícia está muito próxima de encontrar um culpado, mesmo que ainda não tenham notícias do paradeiro de Kika, ou de seu suposto corpo. Afinal, onde está Kika, e quem seria o responsável por destruir pela segunda vez a vida desta adolescente?
Ainda agora consigo sentir o arrepio que me lambeu a pele no sítio. É um efeito que não passa; anos e anos e ele sempre me revisita, armado de um poder que transcende o tempo. Basta fechar os olhos para me ver de volta, no escuro, explorando as matas do sítio ao lado dos meus amigos e o professor Celso, todos nós roxos de tanto gritar em vão pelo nome da Kika.
P. 29
“Quando Ela Desaparecer” é o mais novo projeto do querido Victor Bonini, autor dos excelentes Colega de Quarto e O Casamento. Aqui, Bonini traz novamente uma obra recheada de mistério, porém com uma estrutura narrativa diferente e um núcleo de personagens que não é centralizado em seu já famoso detetive Conrado Bardelli, que apesar de fazer uma ponta no livro, não é o detetive responsável pelo caso de Kika.

Não existe linearidade temporal em “Quando Ela Desaparecer”, e talvez este tenha sido o maior desafio do autor, que conseguiu amarrar uma história através de 3 momentos temporais e 2 narradores distintos. No início, tal artifício pode se mostrar um pouco confuso para o leitor, já que este não tem conhecimento de nenhum fato a não ser do desaparecimento da personagem principal. Dito isto, precisa de muita atenção para não se perder durante a narrativa, e o autor ajuda o leitor neste quesito, pois além de fornecer as datas dos eventos, permite que saibamos se tal acontecimento foi “antes” ou “depois” da segunda tragédia de Kika.
Apontei para as meias molhadas. Depois que eles me levaram, os pensamentos começaram a se encaixar. Eu quase disse: Meu Deus, tem um maníaco matando meninas no Cecap.
P. 131
O mistério da obra é muito bem construído e instigante, fazendo com que a leitura flua e o leitor fique ávido por continuá-la. Esse mérito obviamente é todo do Victor, que já provou ser expert nessa arte de surpreender. Suponho que para o autor, este tenha sido um trabalho muito pessoal, já que ele optou por transformar seu livro em um grande relato jornalístico, esta que é a sua profissão por formação. Tal artifício é perigoso, já que não temos contato algum com a narradora, logo também, não temos empatia por quem está nos contando os eventos, restando basicamente a boa escrita para prender o leitor. 

A edição da Faro está mais uma vez de parabéns. O projeto gráfico e diagramação do livro são muito bons, sem contar na qualidade da folha. Gosto também da capa, e do mistério que ela invoca, sem contar que o título do livro possui um alto relevo belíssimo. Minha única crítica ficaria mesmo a cargo de uma nota do autor A.J. Finn dentro de um selo imenso vermelho e uma escritura ao lado direito da capa, que ao meu ver só serviram para poluí-la.
Naquele momento mesmo guardava para si um segredo que não imaginou que viria à tona no dia seguinte. Um segredo que ele considerava tão vergonhoso para seu sobrenome que teria preferido permanecer preso a contar a verdade.
P. 179
No mais, “Quando Ela Desaparecer” é mais um bom trabalho do Victor Bonini, que se mostra um discípulo real da Rainha do Crime, através de suas obras surpreendentes e instigantes. Apesar de ter achado o final do livro corriqueiro e até mesmo um pouco previsível comparado aos trabalhos anteriores do Bonini, é inegável a sua capacidade de surpreender e tentar fugir do óbvio, além é claro, de se reinventar, já que optou em nos mostrar aqui uma nova forma de narrativa. Que nosso querido Conrado Bardelli nos traga em breve mais mistérios a serem desvendados através da mente talentosa de Victor Bonini. 

Compre na Amazon

P.S.: Se quiser adicionar esse livro na sua lista de leitura do Skoob basta clicar na capa que você será redirecionado para a página do livro no Skoob 😉
Comentários
1
Compartilhe

Um comentário:

  1. Mesmo sem conhecer o trabalho do autor, não há como negar que o nome dele é figurinha fácil nos sites de literatura, sempre com grandes elogios.
    Eu amo o gênero,por isso o livro já foi para a lista de desejados desde seu recente lançamento.
    Gostei de ler acima sobre essa forma linear com que o autor desenhou um antes e o depois de uma história repleta de mistérios e coisas ocultas.
    Lerei!
    Beijo

    ResponderExcluir

Seu comentário é sempre bem-vindo e lembre-se, todos são respondidos.
Portanto volte ao post para conferir ou clique na opção "Notifique-me" e receba por e-mail.
Obrigada!

 
imagem-logo
De Tudo um Pouquinho - Copyright © 2016 - Todos os direitos reservados.
Layout e Programação HR Criações