12 de abr. de 2019


[Resenha] O Gosto da Tentação - Elizabeth Hoyt

Ficha Técnica 

Título: O Gosto da Tentação
Título Original: To Taste Temptation
Autor: Elizabeth Hoyt
ISBN: 978-85-01-11378-8
Páginas: 378
Ano: 2018
Tradutor: Silvia Caldiron Rezende
Editora: Record
Lady Emeline Gordon é um exemplo de sofisticação entre a elite da sociedade londrina, uma mulher sempre elegante e extremamente educada. Por isso, ela é a dama perfeita para acompanhar Rebecca, a irmã mais nova de um bem-sucedido homem de negócios de Boston e ex-soldado das colônias. Samuel Hartley pode até ser um homem bem-afortunado, mas seus modos são tão selvagens quanto os confins das colônias onde foi criado. Afinal, quem usaria mocassins em um baile de gala? Sua arrogância e seu desprezo pelo decoro deixam Emeline furiosa, ainda que, no fundo, ela ache aquela ousadia atraente. No entanto, apesar da aparência rebelde, o ex-soldado é assombrado por uma tragédia: o massacre do 28º regimento, no qual centenas de seus companheiros morreram ― inclusive o irmão de Emeline, Reynaud. E é por esse motivo que Samuel está em Londres: para obter respostas, e não para se apaixonar. Mas isso não significa, porém, que seja fácil para ele controlar o próprio coração. Para Emeline, se afastar daquele homem também não é uma tarefa fácil, principalmente quando descobre que ele está tentando desvendar o mistério por trás da morte de seu irmão. À medida que os dois passam cada vez mais tempo juntos, se render àquela paixão se torna impossível. Mas Emeline não pode se comprometer com o forasteiro... por vários motivos. Só que algumas coisas estão além do controle de uma dama...

Resenha


O Gosto da Tentação é o primeiro livro da série A Lenda dos Quatro Soldados da Elizabeth Hoyt que, assim como a Trilogia dos Príncipes, está sendo publicada pela Editora Record.

O prólogo desse livro nos apresenta a lenda dos quatro soldados, mas deixa claro que começará contando a história do soldado Coração de Ferro e é dessa maneira que inicia cada capítulo, apresentando a fábula antes da história propriamente dita.
Coração de Ferro ganhou esse nome devido a um fato muito estranho. Apesar de seus membros, sua face e, de fato, todo o restante de seu corpo serem exatamente iguais aos dos demais homens criados por Deus, esse não era o caso de seu coração. Ele era feito de ferro e batia em seu peito, forte, resoluto e inabalável...
- Coração de Ferro
P. 11
Samuel Hartley foi criado em uma cabana no meio da floresta em Boston, aprendendo com o pai a caçar e a sobreviver do que a natureza dispunha. Anos depois se tornou soldado, lutou na guerra e agora é um empresário bem-sucedido na cidade. Explicitamente por conta de negócios, ele vai para Londres e sua irmã Rebecca o acompanha nessa viagem. O que Rebecca e ninguém mais sabe é que Samuel tem certeza de que o seu regimento foi traído na guerra, o que provocou a morte de quase todos os soldados e sua viagem é também para seguir com essa investigação.

Samuel chama atenção por onde passa. O fato de ser da colônia, ter um jeito diferente de se portar diante dos outros e usar mocassins e perneiras causa estranhamento e curiosidade, o que lhe rende alguns convites e permite que ele conheça sua vizinha, Lady Emeline Gordon, uma viúva que é exemplo de sofisticação e elegância e atua como acompanhante de algumas jovens, que é o que Samuel busca para Rebecca – e para sua investigação.
Ele mantinha os braços cruzados, um ombro escorado na parede, e parecia estar interessado no que via. Como se as pessoas ali fossem as exóticas, não ele.
P. 13
A curiosidade de Emeline também é aguçada pelo estranho vizinho, mas ser abordada por ele para ser dama de companhia de sua irmã está longe do que ela imaginava, mas o fato do ex-soldado ter servido no mesmo regimento e ter sobrevivido ao massacre em que seu irmão morreu foi a razão para ela aceitar essa proposta – ainda que Rebecca não seja o tipo de jovem que ela costuma aceitar sob sua tutela.

Emiline é filha e irmã de condes, ou seja, foi criada dentro de uma família tradicional, mas agora se vê em uma situação que nunca imaginou: senhora de sua família. Primeiro Reynaud (o irmão) morreu na guerra, deixando o título para um primo; em seguida seu marido faleceu; e pouco tempo depois o pai. Agora ela cuida do filho e da tia e de seu patrimônio.

A aproximação por conta de Rebecca permite que Samuel e Emeline convivam mais e a atração entre eles fica cada vez mais evidente para eles, mas para ela é impossível sequer cogitar ter qualquer envolvimento com ele por conta da diferença social entre eles e pelo fato dela estar noiva de Jasper Renshaw, o visconde Vale, que também esteve na guerra, no mesmo regimento que Samuel e Reynaud.
Ele jamais se adaptaria à sociedade inglesa, e, na verdade, nem queria. Aquela era a vida que Emeline levava. Casas bonitas, conhaque francês legítimo, bailes que acabavam muito depois da meia-noite. O oceano que separava o mundo dela do seu - tanto metafórica quanto fisicamente - era imenso. Sam sabia de tudo isso, já pensara a respeito inúmeras vezes.
E não fazia diferença.
P. 272-273
Ao contrário de muitos romances de época que já li, esse traz uma protagonista viúva, ou seja, sem aquela inocência que estamos acostumadas, das protagonistas virginais. Samuel também difere bastante como personagem: ele foi criado na floresta, estudou num internato, depois foi para a guerra, vive em Boston – onde é um empresário respeitado – e mesmo estando em outro país, onde sua cultura e dinheiro não são tão bem vistos, não abaixa a cabeça. Também adorei Rebecca e espero que ela seja protagonista em um dos livros, o fato dela querer um relacionamento com o irmão, de entende-lo é lindo e mostra como a diferença entre eles é grande, mas nem por isso ela desiste dele. Jasper é um amor, meio destrambelhado – é verdade – mas não tem como não gostar dele e será o protagonista no próximo livro, O Sabor do Pecado. Ahh e O’Hare também 😍, quero livro dele também, um personagem secundário que apareceu pouquíssimo, mas agregou muito em suas cenas.
Não fazia sentido desejar uma mulher que não o queria. Em Boston, Sam era uma pessoa respeitada, um líder da área comercial graças aos negócios do tio e à fortuna que ele havia acumulado desde que herdara tudo.
(...)
E, agora, sentia um desejo idiota e desesperado por uma mulher que jamais poderia ser sua. Uma mulher que queria um homem civilizado. Por que ela? Por que aquela aristocrata afetada que nem gostava dele?
P. 133
Eu gostei bastante da história que a Elizabeth desenvolveu em O Gosto da Tentação e espero que os próximos livros não demorem a ser publicados, afinal, além das histórias, teremos o restante da fábula dos quatro soldados.

Compre na Amazon

P.S.: Se quiser adicionar esse livro na sua lista de leitura do Skoob basta clicar na capa que você será redirecionado para a página do livro no Skoob 😉
Comentários
3
Compartilhe

3 comentários:

  1. Lay!
    Gosto demais de livros de época também e tenho lido muitos, porém, nunca li nenhum onde as viúvas são as protagonistas.
    A autora traz um enredo genuíno e deve ser uma delícia acompanhar.
    cheirinhos
    Rudy

    ResponderExcluir
  2. A capa deste livro é maravilhosa!!! E como sou fã demais do gênero, ele está na minha lista de desejados já tem um tempinho.
    Ainda não conheço as letras da autora, mas pelo que li acima, ela criou não só um cenário único, mas também trouxe personagens bem diferentes entre si. Na dureza do coração até a não fragilidade de mocinha, que aliás, corrigindo, mulherão! rs
    Com certeza, espero muito conferir!
    Beijo

    ResponderExcluir
  3. Oi, Lay!

    Menina, acredita que comprei e ainda está lacrado?... Sabe um pouco da minha correria, mas... Comprei tantos Romances de época (e não apenas desse gênero...) que quero ler mas os 3 turnos e outras demandas estão "atrapalhando" Rsrs...
    Espero gostar da leitura como você! :*

    ResponderExcluir

Seu comentário é sempre bem-vindo e lembre-se, todos são respondidos.
Portanto volte ao post para conferir ou clique na opção "Notifique-me" e receba por e-mail.
Obrigada!

 
imagem-logo
De Tudo um Pouquinho - Copyright © 2016 - Todos os direitos reservados.
Layout e Programação HR Criações