21 de set. de 2019


[Curiosidades] Romances de Época - Títulos de Nobreza


Seguindo com a série de posts de curiosidades sobre Romances de Época, onde tivemos vídeos da Silvia Spadoni e da Lucy Vargas, falando rapidamente sobre o motivo de escreverem romances de época, post sobre o vestuário da época em que se passam a maioria dos romances de época, a definição e diferenças nos romances de época e mais outros vídeos de autoras nacionais, que tal saber um pouco mais sobre os títulos de nobreza? Afinal, quem já não se pegou confuso sem saber qual título tem mais poder e influência que o outro?

DUQUE
É o mais elevado título de nobreza nas principais monarquias, abaixo apenas dos príncipes e reis, é claro. Tem origem no Império Romano, cujos comandantes militares recebiam o nome de dux, palavra latina que significa "aquele que conduz". O primeiro duque de que se tem notícia foi o de Castellanos, no século XII. Cada país foi criando suas regras para titular os nobres: Na Espanha o título era concedido aos mais importantes generais da Coroa, em Portugal apenas os filhos do rei ou parentes bem próximos recebiam o título e na Itália os duques era os responsáveis pela administração de cidades e províncias.

MARQUÊS
Esse título vem logo abaixo do duque. O nome Marchensis vem do provençal, um dialeto falado no sul da França e significa "o que fiscaliza as marcas". Nessa região, marcas eram distritos localizados em fronteiras. Ou seja, o marquês era o senhor de terras fronteiriças, com amplos poderes e respondia pela administração civil e pela defesa militar.

CONDE
Logo abaixo na hierarquia vem o conde, cujo nome vem do vocábulo latino comitis, que significa "aquele que acompanha", e, na Roma Antiga, se referia àqueles que viviam na órbita direta do imperador, seus assessores e oficiais palacianos. Os condes compunham o conselho particular do monarca, assessorando em diversos assuntos, recolhimento de impostos para combates militares e administravam os condados, áreas menores que os marquesados.

VISCONDE
O mesmo que vice-conde, o nome vem do latim vice comitis, ou seja, o substituto do conde, designado para assumir as funções quando ele estivesse ausente ou impedido. Esse título surgiu bem depois dos demais e, a partir do século X passou a ser outorgado também aos filhos dos condes e esses nobres passaram a administrar pequenos territórios, do tamanho de vilas.

BARÃO
Logo abaixo do visconde, a origem da palavra vem o germânico baro, que significa "homem livre". O título era concedido às pessoas de destaque na comunidade pelo seu bem-sucedido desempenho profissional. As terras governadas pelos barões eram ainda menores, do tamanho de fazendas ou sítios.

E então, agora ficou mais fácil de entender a hierarquia? Lembrando que abaixo do barão ainda temos os cavalheiros, que levam o título de Sir na frente dos nomes quando lemos nossos amados romances de época.

Mas me contem, tem algum outro tema dentro dos romances de época ou de outro assunto que vocês tenham curiosidade de saber mais? Vamos descobrir juntos.

Fontes: Mundo VestibularSuper InteressanteWikipédia

Comentários
2
Compartilhe

2 comentários:

  1. ola
    amo romances de epóca
    mas para mim que comeceo a ler esses livros quando eram chamados romances historicos da extinta NOVA CULTURAL vai ser sempre romances historicos
    GOSTARIA DE saber o que as autoras não podem incluir nos romances de epoca para que esses não pareçam romances historicos
    E quem escreve romances historicos hoje? em todos os blogs que visito só vejo resenhas de romances de epoca
    POR QUE?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Eliane, tudo bem?
      Fiz um post sobre as diferenças entre Romance Histórico e Romance de Época, incluindo alguns autores que escrevem no gênero, não sei se você viu.
      Hoje são publicados sim romances históricos, mas a grande maioria é sim os romances de época. Acredito que isso se deve ao fato dos leitores procurar mais por esse subgênero (mas é só minha opinião, não tenho nenhum embasamento para isso kkk)

      Romances de Época - Definições e Diferenças

      Beijão

      Excluir

Seu comentário é sempre bem-vindo e lembre-se, todos são respondidos.
Portanto volte ao post para conferir ou clique na opção "Notifique-me" e receba por e-mail.
Obrigada!

 
imagem-logo
De Tudo um Pouquinho - Copyright © 2016 - Todos os direitos reservados.
Layout e Programação HR Criações