23 de set. de 2019


[Resenha] Uma Paixão e Nada Mais - Mary Balogh

Ficha Técnica 

Título: Uma Paixão e Nada Mais
Título Original: Only enchanting
Autor: Mary Balogh
ISBN: 978-85-306-0010-5
Páginas: 288
Ano: 2019
Tradutor: Livia de Almeida
Editora: Arqueiro
Ao voltar para casa depois das Guerras Napoleônicas, Flavian, o visconde de Ponsonby, ficou arrasado ao ser abandonado pela noiva. Agora a mulher que partiu seu coração está de volta, e todos estão ansiosos para que eles reatem o noivado. Exceto Flavian, que, em pânico, corre para os braços de uma jovem sensível e encantadora. Apesar de ter sido casada por quase cinco anos, a viúva Agnes Keeping nunca se apaixonou, nem quer se apaixonar. Aos 26 anos, ela prefere manter o controle de suas emoções e de sua vida. Porém, ao conhecer o carismático Flavian, fica tão arrebatada que acaba aceitando seu impetuoso pedido de casamento. Quando descobre que Flavian pediu sua mão apenas para se vingar da antiga paixão, Agnes decide fugir. Mas Flavian não tem a menor intenção de deixar a esposa partir, principalmente após descobrir que, para sua própria surpresa, está completamente apaixonado por ela.

Resenha


No quarto livro da série Clube dos Sobreviventes, teremos a oportunidade de conhecer o misterioso Flavian Arnott, o visconde de Ponsonby, que desde o primeiro livro da série despertou minha curiosidade em entender as sequelas que a guerra tinha deixado nele, pois eu só percebia a gagueira e poucas vezes mencionaram que ele tinha acessos de fúria.

No início desse livro Flavian faz uma visita ao amigo Vincent Hunt, que dará um baile para comemorar seu casamento e de fato assumir seu lugar como o visconde de Darleigh e como senhor de Middlebury Park. Atendendo ao pedido de Sophia, esposa de Vincent, Flavian convida a Sra. Agnes Keeping para uma dança. E depois dança mais uma vez com ela por livre escolha.

O baile passa e, seis meses depois, Flavian e seus amigos estão de volta a Middlebury Park para a reunião anual do Clube dos Sobreviventes, que este ano não acontecerá em Penderris Hall em virtude do recente nascimento do filho de Vincent e Sophia. Flavian só não fazia ideia que tinha mexido tanto com a vida da jovem viúva com quem dançou meses atrás e de que isso também mudaria o rumo da sua vida.

Agnes tem apenas 26 anos, mas já é viúva há três anos e no último ano foi morar com a irmã mais velha, Dora, em Inglebrook. Como Dora era professora de música e tinha o visconde e a viscondessa como alunos, foi natural que Agnes conhecesse os dois e criou um vínculo forte de amizade com eles, principalmente depois de conhecer o talento de Sophia e indicou o trabalho dela para um primo de seu falecido marido, que trabalhava como editor.
Estar apaixonada não era nada agradável - a não ser, talvez, quando ela revivia certa valsa sem música e certo beijo que pareceu chocante e lascivo na ocasião, mas que provavelmente não deveria ser considerado assim por nenhum padrão vigente. No entanto, não era possível viver para sempre de lembranças e de sonhos. Não era possível ignorar para sempre o fato de que estava só e de que talvez fosse permanecer assim pelo resto da vida.
P. 76
Em seu primeiro casamento Agnes não teve paixão ou amor. Ela considerava que era um casamento seguro e isso era o que ela acreditava ser o melhor que poderia esperar da vida. Mas agora, anos depois do seu casamento ter chegado ao fim, a atenção que recebeu do visconde de Ponsonby desperta algo que ela nunca imaginou que poderia viver.

Ao conhecermos mais Flavian, vamos descobrir que com o ferimento que sofreu na guerra, sua memória ficou com lacunas que ele ainda hoje não conseguiu recuperar e que, além disso, sofreu uma traição de sua noiva praticamente na mesma época.

Ao retornar ao vilarejo de Inglebrook, dessa vez com todos os amigos reunidos, Flavian se mostra mais inquieto do que o comum e a razão é o "retorno" de sua ex-noiva ao seu círculo de amizades, afinal, ela voltará a ser sua vizinha em Cadlebury Abbey, residência oficial da família. Entretanto, para equilibrar essa aflição, Flavian descobrirá que os breves encontros com a Sra. Keeping lhe trazem uma paz que já não acreditava ser capaz de sentir.
— Acredito que o senhor conheceu muito bem a infelicidade, lorde Ponsonby, e que isso o tornou cínico. A infelicidade pessoal, sem relação com seus ferimentos. E agora persuadiu-se de que a paixão tem mais importância que a satisfação tranquila e o amor comprometido.
P. 91
Flavian é muito mais do que mostrou no decorrer da série, seu arquear de sobrancelhas e comentários ácidos demonstrando falta de interesse na maioria dos assuntos nada mais é do que uma máscara de proteção, da mesma forma que Agnes demonstra frieza quando o assunto é esperar viver um grande amor e construir uma família. O trauma sofrido na infância repercute ainda em seu comportamento.

Diferente de Uma Loucura e Nada Mais, quando mencionei  que a história focou mais em Samantha do que em Ben, o integrante do Clube dos Sobreviventes, aqui voltou a ser equilibrada, mostrando o passado  de Flavian e Agnes igualmente e nos mostrando as feriadas deles e sua busca para curá-las.

Compre na Amazon

P.S.: Se quiser adicionar esse livro na sua lista de leitura do Skoob basta clicar na capa que você será redirecionado para a página do livro no Skoob. 😉
Comentários
2
Compartilhe

2 comentários:

  1. ola
    PARABENS pela resenha
    AGORA É esperar uma boa promoçao para adquirir mais um romance dessa maravilhosa autora quem sabe na black friday

    ResponderExcluir
  2. Ainda não pude conferir esta série da autora, mas não vejo a hora de poder fazer isso. Mary é maravilhosa em suas letras e por tudo que li acima e nas resenhas anteriores, a autora mandou foi bem em trazer personagens tão marcados pelo passado, mas com uma esperança ali, de recomeçarem!
    Espero ler!
    Beijo

    ResponderExcluir

Seu comentário é sempre bem-vindo e lembre-se, todos são respondidos.
Portanto volte ao post para conferir ou clique na opção "Notifique-me" e receba por e-mail.
Obrigada!

 
imagem-logo
De Tudo um Pouquinho - Copyright © 2016 - Todos os direitos reservados.
Layout e Programação HR Criações