12 de out de 2019


[Proxima Parada] Fortaleza, Ceará


Olá amores, como vamos todos?

Na nossa Parada de hoje continuamos a explorar os destinos brasileiros. Dessa vez visitaremos juntos uma das minhas cidades favoritas no nordeste: Fortaleza.

Fortaleza, a capital do Ceará, é mais uma capital localizada na costa nordestina do Brasil. Sempre que falamos em Fortaleza logo lembramos das belíssimas praias e falésias que podem ser visitadas nesta cidade.

O estado do Ceará como um todo é muito famoso pelo povo acolhedor, comidas deliciosas, cachaça bem perfumada e comediantes de tirar o fôlego!

Durante a minha visita à Fortaleza, também tive a oportunidade de fazer o passeio para as praias que incluía Canoa Quebrada. Porém para a minha infelicidade eu carreguei a nuvem de chuva da Irlanda na bolsa e infelizmente pouco pude aproveitar no dia de visita à Canoa Quebrada. Ainda assim recomendo fortemente uma visita a esse paraíso Cearense.

Falésias de Canoa Quebrada

Na cidade de Fortaleza visitei a Catedral Metropolitana, que segue o estilo Gótico e tem uma extensão bem imponente. Muito me lembrou as igrejas de mesmo estilo nas bandas de cá da Irlanda e Reino Unido.

Catedral Metropolitana
 
Vista interna da Catedral Metropolitana
Logo ao lado é possível visitar o Mercado Central, cheio de produtos locais que variam desde bolsas, produtos em couro, cachaças, infinitos tipos de lembrancinhas, comida típica e caseira para você levar ou experimentar no local. Uma visita com tempo para explorar as lojas é muito válida. Dentre alguns produtos que comprei, recomendo a cachaça Meladinho para quem gosta dessa bebida legitimamente brasileira.

Mercado Central 

Saí dessa loja cheia de garrafinhas de cachaça para trazer de presente rs
Continuando o caminho, ao sair do Mercado podemos visitar o Centro de Arte e Cultura Dragão do Mar. Este centro cultural engloba biblioteca, observatório, cinemas, teatro e dois museus - Museu de Arte Contemporânea e Museu da Cultura Cearense. Estes por sua vez, com diversas exposições interessantíssimas de artistas cearenses e até internacionais.

Centro Cultural Dragão do Mar

Exposição no Museu de Arte Contemporânea
À noite e fins de semana, também é possível ver bastante movimentação de jovens nos bares e restaurantes e até na Praça do Dragão do Mar. Ali é possível experimentar o interessantíssimo e muito traiçoeiro chopp de vinho.  Essa bebida muito específica de um bar fortalezense é muito interessante, de cor escura e sabor adocicado, de fato lembra um híbrido de chopp com vinho, extraindo o melhor de cada.

Quarteirão do Centro Cultural Dragão do Mar

Experimentando o chopp de vinho
Partindo para as praias de Fortaleza, não poderia deixar de falar das duas famosíssimas, a Praia de Iracema e a Praia do Futuro. Com grande extensão de banco de areias, as praia são bem limpas e de um visual muito interessante, rodeadas de grandes prédios e hotéis de luxo à beira-mar. No aterro, na Praia de Iracema também é possível explorar uma feira ao ar livre, que tem uma boa extensão e muito nos remete ao Mercado Central. A grande diferença é a oportunidade de barganha com os comerciantes.

Feira na Praia de Iracema
Ao falar de Fortaleza não podemos deixar de falar e muito menos perder a oportunidade de provar um Baião de dois e um belo caranguejo. Estes dois pratos muito típicos de lá são de fato imperdíveis! No mercado do peixe é inclusive possível desfrutar de frutos do mar frescos que podem ser preparados na hora após a compra.

Durante essa visita infelizmente não tive a oportunidade de assistir a uma apresentação dos comediantes cearenses, muito famosos em todo o Brasil. Sem dúvidas, numa próxima oportunidade, essa experiência estará no topo da minha lista!

E quanto a vocês? Já visitaram  essa belíssima capital nordestina? Compartilha aqui comigo o que você achou de Fortaleza! Nos vemos em breve para explorarmos juntinhos algum novo destino. Em breve estaremos de volta aos destinos Europeus. Um grannnnde beijo e até lá!
Comentários
2
Compartilhe

2 comentários:

  1. que delícia ver esse post! eu tbm estive no Nordeste, mas no Ceara acabei ficando mais em Jeri, mas já quero voltar pra conhecer Fortaleza melhor

    www.tofucolorido.com.br
    www.facebook.com/blogtofucolorido

    ResponderExcluir
  2. Tai não deu tempo de ir a Jeri ainda hahaha mas tá na lista! Fortaleza é li da demais se puder, volte e aproveite muito essa cidade!
    Grande beijo!

    ResponderExcluir

Seu comentário é sempre bem-vindo e lembre-se, todos são respondidos.
Portanto volte ao post para conferir ou clique na opção "Notifique-me" e receba por e-mail.
Obrigada!

 
imagem-logo
De Tudo um Pouquinho - Copyright © 2016 - Todos os direitos reservados.
Layout e Programação HR Criações