23 de nov. de 2019


[Resenha] A Tumba do Tirano - Rick Riordan

Ficha Técnica 

Título: A Tumba do Tirano
Título Original: The tyrant's tomb
Autor: Rick Riordan
ISBN: 978-85-510-0534-7
Páginas: 368
Ano: 2019
Tradutor: Regiane Winarski e Giu Alonso
Editora: Intrínseca
Os tempos estão difíceis para ex-deidades que quase destruíram a humanidade, foram expulsas do Olimpo, perderam os poderes divinos e, de quebra, conquistaram a antipatia de imperadores sanguinários. Apolo, o deus mais glorioso e belo que já existiu, agora é Lester Papadopoulos, um adolescente desajeitado de 16 anos que, para reconquistar seu lugar, precisa libertar cinco oráculos que estão na mais completa escuridão.
Não é de hoje que Apolo tem passado por poucas e boas em sua temporada terrena. Nos três livros já publicados da série As Provações de Apolo, vimos o ex-deus enfrentar terríveis inimigos: um psicopata piromaníaco, um crush das antigas com sede de vingança e até um dos imperadores mais temidos da Antiguidade. Como se isso já não fosse o bastante, ele só pôde contar com sua inteligência e sagacidade humanas (bem reduzidas, como é de se esperar), já que seus poderes foram extintos por tempo indeterminado. A sorte é que nessa jornada ele teve a ajuda de amigos valiosos, como Percy Jackson, Leo Valdez e Meg McCaffrey.
Em A tumba do tirano, sua mais nova aventura, Apolo precisa correr até o Acampamento Júpiter, lar dos semideuses romanos, para ajudá-los a se defenderem da fúria do Triunvirato de imperadores, que fará de tudo para destruí-los. É hora de unir forças com Hazel, Reyna, Frank, Tyson, Ella e muitos outros nessa batalha que promete ser a mais difícil e dramática de suas vidas. Infelizmente, a chance de eles saírem vivos reside na tumba de um dos tiranos romanos mais odiados e ardilosos da história, conhecido pela soberba e pela crueldade. Se alguém achou que seria fácil voltar ao Olimpo, achou errado, é claro.

Resenha


Depois de mais de um ano, finalmente chegou a hora de ler A Tumba do Tirano, quarto livro da série As Provações de Apolo e aqui mora o problema de demorar tanto para ler a sequência de um livro, nem me lembrava que O Labirinto de Fogo tinha terminado dessa forma. 😱

Lester e Meg estão a caminho do Acampamento Júpiter com duas missões bastante complicas: uma delas é muito desagradável - que não posso contar porque é spoiler dos grandes -, a outra é com o objetivo de alertar o acampamento da invasão que Calígula e Cômodo estão planejando com o apoio de um antigo rei romano, um tirano conhecido por sua crueldade e também para encontrar os livros sibilinos e desvendar mais uma parte da profecia.

Como a gente sabe, Nero ficou em Nova Iorque e permanecerá desse jeito aqui, tanto que ele mal é citado. O foco é em Apolo e Meg que precisam descobrir quem é o tirano e onde fica essa tumba que faz parte da profecia maior, que o levará de volta ao Olimpo.

Na busca para encontrar a tumba do tirano, Apolo e Meg farão novos amigos no Acampamento Júpiter que mostrarão sua importância no decorrer da história. Nessa jornada também vamos descobrindo mais sobre o passado de Apolo e, como já vimos nos livros anteriores que ele tem evoluído como pessoa, ele fica abalado em lembrar de tudo que já fez e com o fato dos seus amigos terem conhecimento dessas histórias.
Eu prometi a você que me lembraria de como era ser humano. Mas por que a vergonha humana tinha que doer tanto? Por que não havia um botão de desligar?
P. 116
Quanto mais capítulos eu lia, mais percebia o quanto Apolo amadureceu ao longo desses quatro livros da série, muito mais do que os seus quatro mil anos de vida imortal e eu fiquei muito feliz em ler uma história assim: com ele assumindo os erros que cometeu ao longo dos milênios, assumindo os sentimentos pelas pessoas que lhe são próximas e também externalizando-os. Eu amei 😍.

Sendo uma série com uma longa jornada e muitas batalhas, diversas perdas são sentidas ao longo dos livros, mas senti muito mais intensamente em A Tumba do Tirano, alguns personagens nos cativam profundamente e nos despedir deles não é fácil.
Era triste dizer, mas nos meus mais de quatro mil anos, as vezes em que me senti mais em casa foram nos meses anteriores: no Acampamento Meio-Sangue, dividindo o chalé com meus filhos semideuses; na Estação Intermediária com Emma, Jo, Georgina, Leo e Calipso, todos nós sentados em volta da mesa de jantar cortando os legumes da horta para o jantar; na Cisterna de Palm Springs com Meg, Grover, Mellie, o treinador Hedge e uma variedade de dríades e cactos; e agora, no Acampamento Júpiter, onde os romanos tensos e abalados, apesar dos muitos problemas, apesar de eu levar infelicidade e desastre aonde quer que fosse, me receberam com respeito, um quarto no sótão do café e uns lençóis lindos para vestir.
P. 147-148
Quando cheguei ao final do livro, como já é comum quando leio os livros do Rick Riordan, fiquei querendo logo o próximo, para saber como ele prosseguirá essa história e ainda mais agora que será o último da série, mas a gente já sabe que precisaremos aguardar pelo menos mais um ano pela frente. Não sei o que o Rick nos reserva, mas eu sinceramente vi Apolo evoluir tanto como pessoa que não queria que ele voltasse a ser um deus, eu não sei se ele conseguiria manter a promessa de não se esquecer de como é ser um mortal, mesmo que ele queira.

Evento de lançamento do livro na Saraiva do Pátio Paulista
Ainda sobre esse livro, ele foi o responsável pelo primeiro evento que mediei aqui em São Paulo em parceria com a querida Rô do Livrólogos e Marina e Maíra do canal Monte Olimpo e foi uma experiência nova estar em outro estado mediando 😍. Obrigada pela parceria mais uma vez, meninas!

E aí, quem já leu o livro ou algum dos livros do Rick? O que acham de conhecer mais sobre as mitologias e ainda se divertir bastante com uma ficção?

Aproveitem e participem do sorteio que está acontecendo aqui no blog e concorram a um exemplar de A Tumba do Tirano.

Compre na Amazon

P.S.: Se quiser adicionar esse livro na sua lista de leitura do Skoob basta clicar na capa que você será redirecionado para a página do livro no Skoob 😉
Comentários
1
Compartilhe

Um comentário:

Seu comentário é sempre bem-vindo e lembre-se, todos são respondidos.
Portanto volte ao post para conferir ou clique na opção "Notifique-me" e receba por e-mail.
Obrigada!

 
imagem-logo
De Tudo um Pouquinho - Copyright © 2016 - Todos os direitos reservados.
Layout e Programação HR Criações