14 de dez. de 2019


[Resenha] Sulwe - Lupita Nyong'o

Ficha Técnica 

Título: Sulwe
Título Original: Sulwe
Autor: Lupita Nyong'o
Ilustrações: Vashti Harrison
ISBN: 978-85-7087-011-7
Páginas: 48
Ano: 2019
Tradutor: Rane Souza
Editora: Rocco Pequenos Leitores
Sulwe significa estrela, daquelas que aparecem no céu da meia-noite. E quem não gostaria de ter um nome desses e de brilhar feito astro celeste? Mas o que Sulwe queria mesmo era se parecer com outro astro: o sol, radiante feito a luz do meio-dia. O que nossa pequena menina não imagina é que vai embarcar numa incrível viagem pelo espaço, onde todos têm a chance de irradiar sua beleza e seu brilho. Esse é o primeiro livro da consagrada atriz e produtora de cinema Lupita Nyong’o.


Resenha


Sabe aquele tipo de livro que todo mundo deveria ler? Sulwe certamente está nessa categoria. São poucas páginas, mas de uma profundidade sem tamanho.

Lupita nos apresenta a doce Sulwe, uma garotinha que nasceu da cor da meia-noite e sente-se diferente por isso. A mãe de Sulwe tem a cor da aurora, o pai a cor do crepúsculo e a irmã a cor do meio-dia.
"Querido Deus,
Por que eu tenho a cor da meia-noite se
minha mãe tem a cor da aurora? Por favor,
faça com que minha pele seja clara como
a pele dos meus pais. Quero ser bonita
de verdade. Não quero mais fingir que
sou bonita. Quero ter o brilho do
dia. Quero ter amigos.."
P. 12
Sulwe não gostava de se sentir diferente, se sentia magoada principalmente quando via os colegas na escola dando apelidos carinhosos para sua irmã e deixavam para ela apelidos como Neguinha, Escurinha e Noite. Ou seja, enquanto a irmã fazia muitos amigos, Sulwe se escondia e ficava cada vez mais sozinha.

Por isso Sulwe decide que não terá mais essa cor de pele e tenta diversas técnicas para que sua pele fique clara como a da irmã. Mas é claro que não é assim que as coisas funcionam. Nem mesmo orando, sua pele não fica mais clara, mas quando recebe uma visita, a vida de Sulwe muda completamente, pois lhe mostra que a beleza não está na cor da sua pele e sim em quem você é. 😍
— Bem, você é linda aos meus olhos. Mas não pode depender da sua aparência para que se sinta bonita, meu amor. A real beleza vem da sua mente e do seu coração. Começa pela forma como você vê a si mesma, não como os outros veem você.
P. 17
Além da história, as ilustrações criadas pela Vashti são incríveis e nos permite sentir ainda mais conexão com a pequena Sulwe. Cores intensas e traços fortes nos levam a ficar com a emoção a flor da pele.

Sulwe é um livro sobre aceitação e amor próprio, mas também mostra como o racismo e o bullying ferem as pessoas. Esse é um livro infantil e acredito que desde cedo de fato devemos abordar esses assuntos com as crianças, pois elas não nascem racistas, elas precisam entender que as pessoas são diferentes e que, quando chamamos um amiguinho de nomes feios, ele fica magoado.

 

Nosso papel como cidadãos adultos é formar a próxima geração e para que o mundo seja um lugar melhor para se viver, precisamos que desde cedo as crianças entendam esses conceitos. Em Sulwe basicamente trata-se da questão do negro, mas muitos outros tipos de preconceito existem e precisam ser abordados e extintos como sobre gênero, a cor da pele, condição social, estatura, peso, sexualidade, religião e tantos outros.

Como mulher negra, posso dizer que esse livro me tocou de uma forma como poucos. O fato de ter sido escrito e ilustrado por mulheres negras que têm conquistado cada vez mais espaço em seus ambientes de trabalho, a linda história e a lição que nos traz me deixaram com lágrimas nos olhos e tenho certeza de que vocês também sentirão tudo isso e muito mais quando tiverem a oportunidade de conhecer a história de Sulwe.

Compre na Amazon

P.S.: Se quiser adicionar esse livro na sua lista de leitura do Skoob basta clicar na capa que você será redirecionado para a página do livro no Skoob. 😉
Comentários
7
Compartilhe

7 comentários:

  1. Não vejo a hora de poder conferir este super lançamento!Se já admirava o trabalho da moça como atriz, agora sei que vou começar a apreciar também a Mulher que ela é.
    Da sua luta, das suas cicatrizes, mas também de sua inocência e de sua vontade em ser ela mesma!
    Realmente penso que é um livro que todos deveriam ler e eu pretendo fazer isso em breve!
    Beijo

    Angela Cunha Gabriel/Rubro Rosa/O Vazio na Flor

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Espero que tenha logo a oportunidade de ler esse livro, Angela! Ele é realmente incrível e sua mensagem toca a gente de uma maneira singular.

      Excluir
  2. Que livro lindo! Tão necessário, principalmente, para as crianças... elas, que nascem sem qualquer tipo de preconceito.
    Já admirava Lupita como atriz, e depois de ler esse livro, passei a admirá-la como escritora, por toda sua sensibilidade ao tratar de um assunto, infelizmente, muito presente na nossa sociedade.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ja, mais uma vez obrigada pela oportunidade de ler esse livro incrível. Espero que mais pessoas (crianças e adultos) tenham a chance de ler e debater sobre o assunto que ele traz.

      Excluir
  3. Lay!
    Pelos comentários que tenho lido desse livro, é um dos melhores do ano.
    Adoro essa questão da diversidade, dos questionamentos e ainda mais porque conta uma história real.
    E mesmo voltado para crianaças, acredito que todos devem ler.
    Dói demais uma angústia infantil e não ter como explicar corretamente para ela.
    Espero o dia de que todos os esteriótipos criados pela sociedade sejam extreminados e não causem sofrimento.
    Livros ilustrados são tão lindos e lúdicos.
    cheirinhos
    Rudy

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Verdade, Rudy!
      Ainda que seja voltado ao público infantil, o tema dele é de interesse de todos e quanto mais falarmos, melhor e maiores são as chances de que ele diminua até ser erradicado.

      Excluir

Seu comentário é sempre bem-vindo e lembre-se, todos são respondidos. Portanto volte ao post para conferir ou clique na opção "Notifique-me" e receba por e-mail.
Obrigada!

 
imagem-logo
De Tudo um Pouquinho - Copyright © 2016 - Todos os direitos reservados.
Layout e Programação HR Criações