20 de jan. de 2020


[Resenha] As Dez-Vantagens de Morrer Depois de Você - Fernanda de Castro Lima

Ficha Técnica 

Título: As Dez-Vantagens de Morrer Depois de Você
Autor: Fernanda de Castro Lima
ISBN: 978-85-76867746
Páginas: 252
Ano: 2019
Editora: Verus
Coisas mágicas acontecem quando a gente se abre para o mundo. Gabriela Muniz tem dez desafios a cumprir, um mais desconcertante que o outro. Saltar de paraquedas é só o começo ― ela ainda vai ter que distribuir abraços a desconhecidos, aprender a dançar, cantar para uma multidão, entre outros itens da lista que sua amiga Júlia deixou para ela. A ideia surgiu em uma tarde em que as duas não tinham muito o que fazer: inventar dez coisas para a amiga cumprir caso a outra morresse. E que fossem coisas absurdas, já que, aos dezessete anos, a morte era algo muito, muito distante. Mas, quando Júlia sofre um terrível acidente, resta a Gabriela a memória de sua melhor amiga ― e a lista de desafios, que agora terão de ser cumpridos. Entre situações que tiram a pacata Gabriela completamente da zona de conforto ― é sério que a Júlia incluiu “Se apaixonar” na lista? ―, ela talvez aprenda que a vida pode ser mais leve quando vivida com alegria e intensidade, e que coisas mágicas acontecem quando a gente se abre para o mundo.

Resenha


Perder alguém que a gente ama é sempre uma experiência horrível e difícil de colocar em palavras. Ainda mais quando esse alguém era a pessoa mais importante do mundo e as coisas começam a não fazer mais sentido. As Dez-Vantagens de Morrer Depois de Você é uma história sobre perda e também sobre conexão, com a memória de quem se ama e com outros aspectos de si mesma. Júlia morreu num acidente de carro e deixou para sua amiga dez envelopes coloridos com desejos. Cada envelope contém algo que Júlia achava que faria sua amiga mais feliz. Conforme Gabriela vai realizando os desejos, ela se aproxima cada vez mais de uma versão de si mesma que lida melhor com o luto e se permite encontrar outras pessoas importantes além da amiga morta.

A amizade de Júlia e Gabriela sempre foi muito forte. Forte o bastante para que ninguém mais se aproximasse das duas e, quando a primeira morre, a segunda fica praticamente sozinha. Afinal, a única pessoa que poderia consolá-la está morta. E parte do processo de realizar os pedidos de Júlia envolve conhecer novas pessoas e "se jogar no mundo". Como se fosse uma forma de quebrar o luto e seguir adiante.

O livro possui uma escrita fluida, apesar de alguns dos diálogos (principalmente as mensagens de texto) não funcionarem muito bem. Além disso, Júlia é claramente uma mulher na geladeira, já que não possui nenhuma função na trama além de motivar a protagonista. Mas nada supera Fabinho, o único personagem gay da história, que é a encarnação do estereótipo negativo do "gay de estimação": irritante e sem propósito nenhum dentro da trama, ele só está ali pra cumprir cota e parece a interpretação que uma mulher heterossexual tem de um rapaz gay, ao invés de um personagem de verdade. E eu perdi a conta de quantas vezes a protagonista poderia estar morta, porque muitas das ações dela não funcionariam na vida real (entrar no carro de gente desconhecida é uma péssima ideia até na ficção).

Apesar disso, é reconfortante ver uma história centrada na amizade de duas meninas e em como elas se preocupam uma com a outra. As melhores partes do livro são as interações de Júlia e Gabriela e o retrato de uma amizade que não é perfeita e por isso mesmo parece real. As duas se apoiam, implicam uma com a outra, brigam e se resolvem, como amigas de verdade. É nesses momentos que a história parece mais honesta. As Dez-Vantagens de Morrer Depois de Você é um livro que vai funcionar muito melhor com o público jovem. Uma história sobre amizade recomendada para quem não se imagina sem a melhor amiga. E para quem gosta de um drama também.

Compre na Amazon

P.S.: Se quiser adicionar esse livro na sua lista de leitura do Skoob basta clicar na capa que você será redirecionado para a página do livro no Skoob. 😉
Comentários
1
Compartilhe

Um comentário:

  1. Sabe que eu amo estes enredos mais voltados para os jovens?? rs Sei lá, acredito que nunca tenha desejado envelhecer e ler e até ver filmes mais juvenis, me faz sentir mais menina!
    Ando namorando este livro desde seu recente lançamento e não vejo a hora de conferir.
    A amizade, a perda, os segredos e o recomeçar. Tudo ali, junto e misturado!
    Quero demais poder conferir!
    Beijo

    Angela Cunha Gabriel/Rubro Rosa/O Vazio na flor

    ResponderExcluir

Seu comentário é sempre bem-vindo e lembre-se, todos são respondidos. Portanto volte ao post para conferir ou clique na opção "Notifique-me" e receba por e-mail.
Obrigada!

 
imagem-logo
De Tudo um Pouquinho - Copyright © 2016 - Todos os direitos reservados.
Layout e Programação HR Criações