14 de mar. de 2020


[Resenha] Nunca Diga Abraços Para um Gringo - Gavin Roy

Ficha Técnica 

Título: Nunca Diga Abraços Para um Gringo
Autor: Gavin Roy
ISBN: 978-65-5500-000-9
Páginas: 168
Ano: 2020
Tradutor: Juliano Timbó Martins
Editora: Ciranda Cultural
Neste livro bilíngue em inglês e português, Gavin Roy conta sua trajetória de doutorando em Ciências Atmosféricas a criador do SmallAdvantages, canal do YouTube em que ele ensina inglês americano com alma brasileira para mais de 1,7 milhão de inscritos. Em capítulos curtos e dinâmicos, Gavin, que aprendeu português sozinho e chegou à fluência nesse idioma, dá dicas de como brasileiros podem conseguir o mesmo com o inglês.





Resenha


Quem me conhece sabe que sou apaixonada pela língua inglesa e, por isso, venho estudando há algum tempo. Fiz curso, aulas particulares, assisto vídeos, leio textos - embora ainda não tenha conseguido ler um livro - mas esse não é um caminho fácil. Tanto que há mais de um ano mal tenho estudado qualquer coisa. 

Então, eis que me deparei com esse livro e foi uma surpresa quando percebi que alguns dos conselhos do Gavin eram de fato o que eu estava precisando. Nunca Diga Abraços Para um Gringo é um livro bilíngue e foi escrito pelo Gavin Roy, criador do canal SmallAdvantages. Ao longo dos 19 capítulos, Gavin relata sua jornada enquanto estudante de português brasileiro, como criou o canal, dicas para quem está aprendendo inglês, outras que podem ser aplicadas em qualquer aprendizado além de particularidades culturais que se descobre quando mergulha-se no estudo de uma língua.
Aprender uma língua significa aprender uma cultura. As duas coisas são quase impossíveis de separar e, de fato, nem deveriam ser separadas
P. 29
Já nos primeiros capítulos percebi o que aconteceu para que eu não seguisse em frente com meus estudos da língua inglesa. Ainda que eu seja apaixonada pela língua e deseje muito aprendê-la, me vi presa em uma rut, como o Gavin chama, que em inglês é quando você se vê preso em um cenário repetitivo, no qual você se sente preso. Pois bem, depois de estudar bastante, percebi que não estava mais evoluindo no aprendizado, o que me fez diminuir minha carga de estudos e, é claro, só piorou a situação. Até que cheguei no momento atual: nem sei se ainda sei algo! A dica do Gavin é: mude tudo! E assim, voltei a assisitir vídeos, ouvir podcasts e irei retornar às aulas de conversão. Vamos lá!

Como mencionei antes, Gavin dá dicas culturais que vivenciou ao longo dos anos enquanto estudava. Algumas eu sabia e outras nem fazia ideia, além de que, simples gestos podem ser mal interpretados a depender do país em que se está. Uma delas é a que nomeia o livro: nunca diga "abraços" para um estadunidense, afinal, isso não é nem um pouco comum para eles, assim como o fato de se abraçar em si também não é - difícil até de imaginar, mas eu sou baiana e nós geralmente damos abraços e beijamos as pessoas nas duas bochechas e ao chegar em São Paulo já percebi a diferença: menos abraços e beijos e nem saí do país hahahaha.
O orgulho é difícil de desaprender, e, sabendo que você está prestes a experimentar uma longa série de falhas, é incrívelmente difícil preparar-se para isso.
Não tem como evitar: você ficará nervoso durante a sua primeira conversa. Você provavelmente ficará nervoso durante a segunda, a décima terceira e a quadragésima conversa também. Porém, como uma poça no deserto, o seu nervosismo, com o tempo, será dissipado e desaparecerá. Certamente, o pedágio mais difícil de pagar será o primeiro, e a conversa mais desgastante será a primeira.
P. 37
Além disso, Gavin também aborda curiosidades de seu canal, dicas para melhorar a retenção do público e afins, mas como a timidez ainda não me permite gravar vídeos como vários amigos já me perguntaram quando irei começar, deixarei essas dicas para os outros, certo?!

Aprender uma nova língua não é uma tarefa rápida e fácil, exige dedicação e tempo. O fato de Nunca Diga Abraços Para um Gringo ser bilíngue nos ajuda, afinal, podemos ler as páginas ímpares e ter acesso ao conteúdo em português e podemos nos desafiar lendo as páginas pares em inglês e digo, consegui entender muita coisa no texto original, uhuuuu.

Compre na Amazon

P.S.: Se quiser adicionar esse livro na sua lista de leitura do Skoob basta clicar na capa que você será redirecionado para a página do livro no Skoob e, para baixar um capítulo do livro, clique aqui😉

Ah, Gavin estará no Brasil na próxima semana divulgando o livro, então, aproveitem a oportunidade de encontrá-lo. 😉

 


Comentários
1
Compartilhe

Um comentário:

  1. Olha isso! Eu não conhecia o livro e confesso que só desejei aprender outra língua quando me apaixonei por música italiana.rs(tá, foi uma fase que passou),mas eu adoraria falar italiano e espanhol!
    Mas acredito que um livro assim, seja de mais proveito aos amantes mesmo de outras línguas!!!
    Beijo

    Angela Cunha Gabriel/Rubro Rosa/O Vazio na Flor

    ResponderExcluir

Seu comentário é sempre bem-vindo e lembre-se, todos são respondidos. Portanto volte ao post para conferir ou clique na opção "Notifique-me" e receba por e-mail.
Obrigada!

 
imagem-logo
De Tudo um Pouquinho - Copyright © 2016 - Todos os direitos reservados.
Layout e Programação HR Criações