8 de abr. de 2020


[Opinando] Clássicos Intrínseca - Você conhece Auggie Pullman?


Se tem um livro que sempre está no topo das minhas indicações, esse livro é Extraordinário. Vocês conhecem? Já leram ou assistiram o filme?

O que mais me encantou nesta história foi a forma como Auggie enfrenta os problemas que surgem em seu caminho. São fáceis? Não. Ele sempre é forte? Não. Mas este o ponto. Nem sempre acertamos, mas precisamos seguir em frente e sempre haverão pessoas em nosso caminho que nos ajudarão a passar pelas dificuldades.

Auggie é incrível e depois que li o livro e os contos que a R. J. Palacio publicou devido ao sucesso de Extraordinário - 365 Dias Extraordinários: O Livro de Preceitos do Sr. Browne e Auggie & Eu - ficava imaginando como eu enfraria as situações se estivesse no lugar dele. Sinceramente? Não sei se seria tão corajosa.

Além dele, há outros personagens que merecem atenção: Olivia (irmã de Auggie), os pais dele, Summer, Jack, Justin, Miranda e o Sr. Browne, um dos professores da escola. Há capítulos na visão de alguns deles, o que ajuda a perceber como é estar do outro lado da vida de Auggie - o que também não é uma tarefa simples.

Falando nesses personagens, o livro Auggie & Eu traz três contos: O Capítulo do Julian, Plutão e Shingaling, histórias narradas por Julian, Christopher e Charlotte, respectivamente. Os contos foram publicados inicialmente em e-book, mas, a pedido dos fãs, se tornou um livro físico com todos juntos.

O outro livro lançado foi 365 Dias Extraordinários: O Livro de Preceitos do Sr. Browne. Em Extraordinário o professor Browne, em sua metodologia de ensino, apresenta para seus alunos um preceito novo todo mês. Os preceitos nada mais são que frases que inspiram as atitudes das pessoas. Mas, além de apresentar todo mês um novo preceito, quando os alunos saem de férias o professor sempre pede que eles enviem um cartão-postal para ele com algum preceito, criado por eles ou alguma frase que os inspirou. Assim surge 365 Dias Extraordinários: O Livro de Preceitos do Sr. Browne, da ideia do diretor da escola, Sr. Buzanfa, de reunir em um livro alguns preceitos recebidos pelo Sr. Browne ao longo dos anos.

A R. J. Palacio recebeu tantas respostas de leitores do mundo todo após a publicação de Extraordinário, que muitas delas estão neste livro. Alguns preceitos são:

📖 “Quando tiver que esscolher entre estar certo e ser gentil, escolha ser gentil.” Dr. Wayne W. Dyer
📖 “Seus feitos são seus monumentos.” Inscrição em tumba egípcia
📖 “Nenhum homem é uma ilha.” John Donne
📖 “É melhor saber algumas perguntas do que todas as respostas.” James Thurber
📖 “Palavras gentis não custam muito, e ainda assim conquistam muito.” Blaise Pascal
📖 “O que é belo é bom, e o que é bom em breve será belo.” Safo

Ótimos, concordam? Mas em  365 Dias Extraordinários: O Livro de Preceitos do Sr. Browne  são muitos para nos inspirar a sermos seres humanos melhores, a praticar a empatia.

 

 

 

 


Em tempos que precisamos relembrar a prática da empatia, nada melhor do que R. J. Palacio para nortear esse caminho, concordam?
Comentários
6
Compartilhe

6 comentários:

  1. Oi, Layane
    Eu amei tanto Auggie, sua família e seus amigos que tenho todos os livros. Só falta a agenda que não sei como ela é, imagino que seja tipo de livro interativo que podemos fazer anotações.
    O livro de preceitos do Sr. Browne estou lendo nesse ano, leio um por dia. Um livro lindo e inspirador.
    Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Luana!
      Eu também só não tenho a agenda, mas amo todos os outros. O livro de preceitos é incrível mesmo, tantas frases que nos fazem refletir, não é mesmo?

      Excluir
  2. Neste tempo de incertezas e medos, tão gostoso poder ler algo assim, doce, simples e sim, Auggie é uma criança linda. Um coração que não cabe no peito e o autor nos deixou lições que deveríamos sentir e viver todos os dias!
    Estou amando essa homenagem a este grande clássico da Editora!!
    Beijo

    Angela Cunha Gabriel/Rubro Rosa/O Vazio na Flor

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Verdade, Angela, esse é o tipo de leitura para esses dias de incertezas. Auggie dá um alento aos nossos corações <3.

      Excluir
  3. lAY!
    AUGGIE é uma das personagens mais lindas de toda literatura. Ele traz grandes ensinamentos, principalmente para as pessoas que tem preconceito e não gostam de diversidade.
    Todos deviam aprender com ele.
    cheirinhos
    Rudy

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Concordo, Rudy, deveriam mesmo, por isso sempre indico <3
      Bjs

      Excluir

Seu comentário é sempre bem-vindo e lembre-se, todos são respondidos. Portanto volte ao post para conferir ou clique na opção "Notifique-me" e receba por e-mail.
Obrigada!

 
imagem-logo
De Tudo um Pouquinho - Copyright © 2016 - Todos os direitos reservados.
Layout e Programação HR Criações