23 de mai. de 2020


[Resenha] VHS: Verdadeiras Histórias de Sangue - Cesar Bravo

Ficha Técnica 

Título: VHS: Verdadeiras Histórias de Sangue
Autores: Cesar Bravo
ISBN: 978-85-9454-190-1
Páginas: 288
Ano: 2019
Editora: DarkSide Books
Dizem que segredos não sobrevivem por muito tempo em cidades pequenas. Mas, em Três Rios, eles estão por toda parte há tempo demais. Sombrios, aterrorizantes e indecifráveis — um espelho da cidadezinha onde tudo aquilo que é estranho e profano sempre encontra um jeito de se manifestar na superfície. O encontro inevitável de Cesar Bravo com a DarkSide® Books veio das profundezas. Algo visceral, que era para ser, como todas as coisas assinadas com sangue. Ultra Carnem selou o pacto entre a editora mais sinistra do Brasil e a mente maldita de Bravo, povoando os pesadelos dos leitores, que pediram mais. Mais histórias. Mais mistérios. Uma nova experiência sobrenatural, quem sabe? Em VHS: Verdadeiras Histórias de Sangue, Bravo guia os leitores amaldiçoados até os cantos mais sombrios de nossas mentes. E a cidadezinha de Três Rios, localizada no noroeste paulista, é o palco principal — um ponto de encontro de todas as coisas estranhas que acontecem nas redondezas. O inferno corre por essas águas e lança suas sementes nessa terra. Um lugar vivo e pronto para devorar o próximo filho que renegar sua origem. VHS: Verdadeiras Histórias de Sangue se passa em um período especial e repleto de esquisitices, entre 1985 e 1995, e tem início em uma videolocadora peculiar capaz de alugar os sonhos e as vidas de seus clientes. Quem viveu nessa época vai ter para sempre suas lembranças com textura de VHS. Bravo constrói a narrativa de seu novo romance de horror fragmentado com base em registros orais, casos sinistros e uma porção de detalhes que rodeiam a vida dos moradores de Três Rios — mandingas macabras, crimes brutais, animais soturnos e inúmeros mapas, notícias de jornais e anúncios compõem o imaginário de um local esquecido pelo tempo.

Resenha

"O senhor precisa entender que muito sangue já foi derramado nessas terras, sangue que a terra foi obrigada a engolir. E uma coisa que se alimenta com sangue por tanto tempo, logo pega gosto pela coisa."

Um conceito que me fascina em terror é o da terra amaldiçoada. Lugares como o Cemitério e a mansão Rose Red, ambos do Stephen King, que se tornam foco do sobrenatural por causa da maldade que foi praticada ali. E toda vilania tem retorno em Três Rios.

A cidade fictícia de pouco mais de 300 mil habitantes fica em São Paulo e tem um terrível histórico de acidentes industriais e crimes. É nessa região que se desenrolam os casos de VHS, uma coletânea de contos de horror que varia entre o terror psicológico e o sobrenatural.

Três Rios já é conhecida pelo fãs de Cesar Bravo por ter sido palco de seu livro anterior, Ultra Carnem, também lançado pela DarkSide. O município parece um reduto do mal e estende seus tentáculos sinistros para as cidades ao redor. A maldade presente aqui é como uma resposta à crueldade das pessoas, como se toda ruindade sobrenatural tivesse, no fundo, origem humana.

É interessante imaginar cada história como uma gita VHS, um episódio de uma série antológica. Como Clube do Terror (Are you afraid of the dark?), que passava na tv nos anos 1990.

A edição é, como sempre, primorosa. Com destaque pras ilustrações lindas no começo de cada conto e os títulos das fitas na guarda (que fica atrás da capa).

Recomendado pra quem gosta de contos e horror (mesmo que você seja frouxa como eu e durma com a luz acesa). E também pra quem sente falta do terror nostálgico dos anos 1990.

Compre na Amazon

P.S.: Se quiser adicionar esse livro na sua lista de leitura do Skoob basta clicar na capa que você será redirecionado para a página do livro no Skoob 😉
Comentários
1
Compartilhe

Um comentário:

  1. Que livro espetacular!!!! Eu terminei de ler ele tem alguns dias e confesso que ainda me incomoda algumas coisas a respeito de Três Rios rs
    Não cheguei a dormir com a luz acesa, mas admito que me dá aquele arrepio na coluna quando olho o livro ali na estante.
    Super recomendo!!!!
    Beijo

    Angela Cunha Gabriel/Rubro Rosa/O Vazio na Flor

    ResponderExcluir

Seu comentário é sempre bem-vindo e lembre-se, todos são respondidos. Portanto volte ao post para conferir ou clique na opção "Notifique-me" e receba por e-mail.
Obrigada!

 
imagem-logo
De Tudo um Pouquinho - Copyright © 2016 - Todos os direitos reservados.
Layout e Programação HR Criações